À procura de um porto seguro para seu dinheiro em tempos turbulentos no Brasil? Veja onde investir
Se “mar calmo nunca fez bom marinheiro”, o que aprendi nesses meus 25 anos de mercado financeiro é que em momentos de ruídos e turbulências precisamos ser ainda mais persistentes e consistentes em nossos investimentos.

É com muito prazer, amigo leitor, que estreio hoje a minha coluna aqui no Seu Dinheiro. Para quem não me conhece, eu sou o George Wachsmann, mais conhecido como "Jojo", sócio-fundador e CIO da Vitreo.
A Vitreo nasceu em outubro de 2018 e já é uma das corretoras que mais cresce no Brasil. Chegamos com a proposta de acabar com os conflitos de interesse da indústria, oferecer taxas justas ao investidor e soluções de investimento mais atrativas.
Hoje a Vitreo tem mais de 85 mil clientes e mais de R$ 9 bilhões sob gestão. A plataforma da Vitreo oferece fundos de terceiros e também de sua própria gestora. Alguns deles são inspirados em carteiras recomendadas pelos analistas da Empiricus, empresa controladora do site Seu Dinheiro.
A Empiricus e a Vitreo são parceiras comerciais, mas manifestaram no ano passado sua intenção de agrupar seus negócios em uma única holding, a Universa. Ainda dependemos da aprovação do Banco Central para concretizar esse sonho. E, se tudo der certo, o Seu Dinheiro também fará parte desse projeto.
Espero poder contribuir neste espaço com reflexões que lhe ajudem a ter insights de investimentos e a alavancar sua vida financeira. Nesta coluna de estreia, falo sobre o cenário econômico atual, abalado por uma tempestade que vem de Brasília.
Cenário nebuloso no Brasil e nos mercados
Após ventos fortes e ensurdecedores, ondas grandes e muita neblina, comecei a enxergar uma luz vindo de um farol distante que poderia nos direcionar para ancorarmos em um porto seguro e mais tranquilo.
Leia Também
Bolsa hoje?: Unidos do Aperto Monetário... Nota... Dez!
Porém, confesso que fui tomado pelo sentimento de otimismo, muito por conta da emoção em saber que meus pais seriam vacinados – e finalmente eles o foram – entretanto, fui “surpreendido” com a tempestade chamada Brasil.
Me entristece demais ver o aumento gritante do número de infectados, as UTIs superlotadas por todo o país e, após um ano da pandemia, teremos que voltar a um lockdown mais severo.
Se não bastasse tudo isso, o nosso governo flerta diariamente com uma política ora populista, ora reformista. Numa sexta-feira o presidente da Petrobras é demitido e, na segunda-feira seguinte, o governo fala da privatização da Eletrobrás, respaldando o ministro Paulo Guedes e indo em direção a mais reformas no congresso.
Estamos em alto-mar, no meio de uma tempestade, e a nossa bússola está totalmente biruta e sem saber para qual direção é o Norte.
Se “mar calmo nunca fez bom marinheiro”, o que aprendi nesses meus 25 anos de mercado financeiro é que em momentos de ruídos e turbulências precisamos ser ainda mais persistentes e consistentes em nossos investimentos.
É certo, uma hora essa tempestade irá passar e teremos que estar prontos para quando este momento chegar. Pois, mesmo que o Brasil ainda esteja muito atrás em relação a Israel, Europa e EUA no processo de vacinação de sua população, sinto que, pouco a pouco, cumpriremos essa missão e dias melhores virão para todos nós.
Aliás, se olharmos para o Reino Unido e os Estados Unidos, por exemplo, teremos um panorama do que provavelmente ocorrerá por aqui após a vacinação da população, e isso me enche de boas energias e esperanças.
Realmente espero que dentro de um curto espaço de tempo todos os brasileiros também possam ser vacinados – essa será uma grande vitória da ciência, da informação de qualidade e da população, que espera pacientemente sua vez na fila de vacinação.
Em contraponto ao otimismo da imunização, estamos navegando em mares revoltos do Ibovespa em 2021, que registrou uma queda acumulada de 6,92% até a data em que escrevo (03).
E não foi apenas isso, o dólar disparou para a casa dos R$ 5,70 e o real segue com uma das moedas mais desvalorizadas do mundo, nos últimos tempos.
Somado a isso tudo, o mercado não viu com bons olhos mais uma troca de presidente da Petrobras e, por sinal, essa foi a sétima mudança na presidência da empresa nos últimos 10 anos.
Entra governo e sai governo e o que sempre vemos são “soluções” populistas a fim de garantir seus votos na próxima eleição, em vez de discutirmos seriamente o que a Petrobras representa para o País.
O governo precisa escolher entre dois caminhos:
- Repetir os erros dos seus antecessores no controle de preços; ou
- Propor, de fato, uma política ampla de energia.
Inclusive, tivemos em nosso episódio 04, do podcast RadioCash, a honra de conversar sobre este assunto com o especialista em energia, Adriano Pires – sócio fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura.
Convido você a ouvir este episódio. É só dar o "play" abaixo ou em sua plataforma de streaming preferida.
Em um bate-papo de quase uma hora, conversamos sobre alguns pontos que preocupam os investidores, como é o caso da intervenção do governo na Petrobras e a nova MP da Eletrobras.
Onde investir, afinal?
Em resumo, em momentos de alta volatilidade e incertezas nos mercados como este, costumo recomendar que você se posicione de maneira diversificada, pois antes do lucro, precisamos é nos manter vivos.
Para isso, estamos sempre pensando nas melhores opções para você diversificar seu portfólio em diferentes classes de ativos, aqui na Vitreo.
Alguns dos nossos fundos que se destacaram no mês de fevereiro são uma boa opção para quem quer investir de forma responsável e assimétrica.
Colocando um pequeno percentual do seu patrimônio nesses fundos, mesmo que sem garantias de resultados, você poderia ter aproveitado as incríveis marcas do CriptoMoedas, que subiu 16,64% em fevereiro; seguido de perto pelo Canabidiol, com 15,24% de alta no mesmo mês.
Estes resultados só não foram maiores por conta do final do mês de fevereiro. Veja só:
- A rentabilidade acumulada do fundo Vitreo CriptoMoedas entre o período de 28/02/2020 até 02/03/2021 é de 442,45%;
- enquanto o Vitreo Canabidiol entregou um retorno de 127,76%, dentro do período de 25/10/2019 até 02/03/2021.
Não custa lembrar que todas essas rentabilidades apresentadas não são líquidas de impostos. E como você está cansado de saber: rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.
Porém, dependendo do seu perfil de investidor, essas opções são excelentes para diversificação de portfólio.
Bom, aqui me despeço, entre ventos fortes e trovoadas, mas seguindo uma luz distante do farol chamado Esperança, luz essa que guia o meu coração rumo a novas soluções para que nossos clientes se sintam protegidos com seus investimentos. Pode contar comigo e com a Vitreo, sempre.
- Para saber mais sobre o Vitreo Canabidiol, aqui estão mais informações;
- Para conhecer melhor o Vitreo Criptomoedas, acesse este link.
Bolsa hoje: parem o mundo que o Brasil quer descer
Apesar de haver espaço para uma recuperação depois de tanta queda (rebound), em um tradicional movimento de caça às barganhas, é difícil que haja ânimo para tal, uma vez que flertamos com a possibilidade de dominância fiscal
Bolsa hoje: licença para gastar
Hoje, a UE deve divulgar as proporções da dívida sobre PIB dos membros para 2020 – os valores deverão ser volumosos, repercutindo a pandemia, que mudou a relação da atuação dos governos na economia
Bolsa hoje: estaria o governo querendo furar o teto?
Ignorando o bom humor internacional de ontem, nós brasileiros vivemos nossa própria realidade, muito afetados com o vaivém de Brasília, que prejudicou bastante os mercados e que promete prejudicar ainda mais nos próximos dias
Bolsa hoje: viagem de avião em um céu de incertezas fiscais e ETFs de cripto
O destaque dos negócios hoje pode ser o bitcoin, que está prestes a obter seu próprio fundo negociado em Bolsa nos EUA e poderia ganhar uma notoriedade ainda mais ampla por meio da estrutura de ETF
Bolsa hoje: paracundê da atividade econômica brasileira
Lá fora, os mercados asiáticos sobem com entusiasmo derivado da possibilidade de fusão no mercado de semicondutores. A Europa acompanha o bom humor, depois de já ter entregado bons resultados ontem (14) com o otimismo global. O mesmo pode ser dito dos futuros americanos, que também sobem nesta manhã
Bolsa hoje: Será que a gasosa ficará mais barata?
Nesta quinta-feira (14), os mercados asiáticos tiveram um bom pregão, com exceção da Bolsa de Xangai, que caiu diante do temor de estagflação em que o país pode entrar, na Europa, as Bolsas abrem em alta, acompanhando o humor ocidental, que também proporciona elevação dos futuros americanos nesta manhã
Bolsa hoje: a esta altura, toda temporada de resultados é perigosa
Lá fora, em dia com menor liquidez por conta do feriado em Hong Kong, as ações asiáticas tiveram um quarta-feira mista, depois de uma terça-feira (12) de altos e baixos em Wall Street
Bolsa hoje: Quem vai ouvir Roberto Carlos no feriado de amanhã?
Feriado tende a drenar liquidez no início de uma semana para a qual está previsto o começo da temporada de balanços nos EUA
Bolsa hoje: Não quero inflação, só quero amar
Hoje (8), os investidores locais devem prestar atenção no dado de inflação marcado para ser entregue nesta manhã. De acordo com as projeções do mercado, o IPCA, controlado pelo IBGE, pode ter uma alta de 1,25%, fazendo com que tenhamos a maior inflação para o mês de setembro desde 1994
Bolsa hoje: a chegada de um outubro difícil
Por aqui, em dia de agenda mais esvaziada, investidores digerem o IPC-S dessa manhã, depois de uma deflação maior do que esperada para o IGP-M no início da semana; confira o principais destaques do mercado
Bolsa hoje: acredite, há motivos para algum otimismo no quarto trimestre
Por aqui, teremos a reunião do Conselho Monetário e a divulgação pelo IBGE dos dados de desemprego do último trimestre. Além disso, o Banco Central publica o Relatório Trimestral de Inflação
Bolsa hoje: o que fazer depois do tombo? Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima
Como não houve mudanças dramáticas nos fundamentos econômicos na terça-feira, a volatilidade do mercado parece ter se dado por um movimento técnico relevante no ajuste de posições
Bolsa hoje: ata do Copom e o debate sobre orçamento dos EUA movimentam o dia
Falas de autoridades monetárias, com vários banqueiros centrais lotando a agenda hoje; Lá fora, nos EUA, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, fará o discurso principal na 63ª reunião anual da National Association for Business Economics
Bolsa hoje: da Alemanha ao Brasil, mas sem 7×1 desta vez
Por aqui, podemos avaliar o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), relator do projeto de lei que trata da reforma do Imposto de Renda, se reunindo com o ministro da Economia, Paulo Guedes; Lá fora, haverá pronunciamento de membros do BCE e do Fed
Bolsa hoje: ‘Evergrande enquanto dure’ e foco na prévia da inflação; veja os destaques do dia
Falas de autoridades monetárias enchem a agenda internacional, enquanto por aqui atenção é para os dados do IBGE; confira os destaques dos mercados
Bolsa hoje: as idas e vindas da taxa de juros
Confira os principais destaques que movimentam os mercados no Brasil e no exterior
Bolsa hoje: A boa e velha Super Quarta está de volta
Conclusão da reunião do Fed nos EUA, decisão de política monetária no Brasil, desdobramento dos precatórios e mais; confira todos os destaques que movimenta os mercados
Bolsa hoje: o que esperar da briga entre governo chinês e a crise de crédito da Evergrande
reunião do Copom no radar, discurso do Bolsonaro na ONU e mais. Confira os destaques que mexem com os mercados no Brasil e no mundo
Bolsa hoje: Evergrande, Copom e Fed — apertem os cintos, esta semana promete!
Temos decisão de política monetária dos BCs da China, Inglaterra, Japão e Turquia
Bolsa hoje: dia de bruxaria nos mercados e um novo IOF para chamar de seu
Novo decreto presidencial aumentou as alíquotas do IOF sobre as operações de crédito para as pessoas físicas e jurídicas de 20 de setembro até 31 de dezembro. Se esta notícia é negativa e pode cair mal na bolsa nacional hoje, temos também a digestão da aprovação da PEC dos Precatórios