Menu
2021-02-16T18:54:11-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Fechamento

Bolsas globais têm dia com realização de lucros, mas Dow Jones renova recorde de fechamento

ETF EWZ, que representa empresas brasileiras, fechou em alta de 0,56% em Nova York, apontando para abertura positiva do Ibovespa amanhã

16 de fevereiro de 2021
12:05 - atualizado às 18:54
A primeira onda de valorização da bolsa já passou, mas ainda dá tempo de surfar na segunda
Imagem: Shutterstock

A bolsa brasileira continua fechada nesta terça-feira de Carnaval (16), mas as principais bolsas globais, com exceção das de Xangai e Taiwan, funcionam normalmente.

As bolsas americanas abriram hoje em alta após terem permanecido fechadas ontem, em razão do feriado do Dia do Presidente. Elas chegaram a renovar as máximas intraday no início do pregão, mas passaram a operar com sinais mistos na parte da tarde, com um movimento de realização de lucros.

O Dow Jones atingiu sua máxima de fechamento, terminando o pregão em alta de 0,20%, aos 31.520 pontos. Já o S&P 500 fechou em leve queda de 0,06% e o Nasdaq recuou 0,34%.

O ETF EWZ, fundo que replica o índice MSCI Brazil de empresas brasileiras, fechou em alta de 0,56% em Nova York, apontando para uma abertura positiva da bolsa brasileira amanhã.

O índice Empire State de atividade industrial na região de Nova York, divulgado mais cedo, apontou alta de 3,5 em janeiro para 12,1 em fevereiro, atingindo o seu maior nível desde julho do ano passado.

O indicador divulgado pela distrital do Federal Reserve de Nova York veio bem acima das expectativas dos analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta a 5,9 neste mês.

Já as principais bolsas europeias fecharam majoritariamente em queda, após terem fechado em alta ontem. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve leve recuo de 0,06%, mas fechou em alta de 1,32% na última segunda-feira.

Mais cedo, porém, os mercados europeus chegaram a ser impulsionados por indicadores econômicos locais que vieram melhores que o esperado.

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro encolheu 0,6% no quarto trimestre de 2020 ante o terceiro, um pouco abaixo da expectativa de mercado, de 0,7%.

Já o índice alemão ZEW de expectativas econômicas teve uma inesperada alta em fevereiro, de 61,8 para 71,2. A expectativa dos analistas consultados pelo jornal The Wall Street Journal era de 59,8.

As bolsas asiáticas, por sua vez, fecharam majoritariamente em alta ontem e hoje. Ontem, as bolsas de Xangai, Taiwan e Hong Kong estavam fechadas em razão do feriado do Ano Novo Lunar, que ainda mantém as bolsas chinesa e taiwanesa sem funcionar nesta terça.

O clima global é de otimismo com relação ao ritmo de vacinação contra a covid-19 no mundo e a recuperação econômica, que os investidores acreditam que possa ser mais rápida que o inicialmente esperado.

Ontem, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Tedros Adhanom, disse que o número de novos casos de covid-19 relatados mundialmente caiu pela quinta semana consecutiva na última semana, atingindo o menor patamar desde outubro.

Os investidores também continuam acompanhando as negociações do governo americano com o Congresso para aprovar um pacote de estímulos de US$ 1,9 trilhão, que pode adicionar ainda mais liquidez ao mercado global.

Já o dólar avança globalmente nesta terça ante seus pares internacionais. O índice DXY, que compara a moeda americana a uma cesta de moedas fortes, avançava, há pouco, 0,10%.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

MERCADOS HOJE

De olho no Copom e na Eletrobras, Ibovespa abre o dia em queda; dólar sobe

Na sessão passada, o otimismo com a perspectiva de mais vacinas disponíveis e a aceleração do calendário de vacinação levaram o Ibovespa a fechar em alta

Em clima de disputa

Dez empresas brigam por usinas da EDP Brasil

Segundo analistas, faz sentido a EDP Brasil vender suas hidrelétricas, uma vez que sua prioridade no País será a geração distribuída e a transmissão de energia

O melhor do seu dinheiro

Freud, Itaú e o ETF dos millennials, o que esperar da Super Quarta, o preço da passagem espacial e outros destaques

Freud dedicou parte de seus estudos a tentar desvendar a tal “alma feminina”. Até que um dia jogou a toalha e reconheceu estar longe de responder o que, afinal, querem as mulheres. Se o pai da psicanálise vivesse hoje, imagino que o objeto de curiosidade talvez fosse outro: os chamados millennials. A expressão surgiu para […]

O tempo fechou

Crise hídrica piora clima da votação sobre privatização da Eletrobras

Na semana passada, líderes do Senado aumentaram a reação à MP e ameaçaram derrubar a proposta, pedindo até que o texto não fosse pautado

Esquenta dos Mercados

Indicadores econômicos dos EUA devem movimentar o dia, com aumento da cautela antes da ‘Super Quarta’

Depois de um pregão ignorando a Super Quarta, Ibovespa deve sentir o peso da cautela antes da decisão de política monetária no Brasil e nos EUA

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies