Menu
Felipe Miranda
Felipe Miranda
Sócio-fundador e Chief Investment Officer (CIO) da Empiricus, é ex-professor da FGV e autor da newsletter Day One, atualmente recebida por mais de 2 milhões de leitores.
CONTEÚDO PATROCINADO POR Empiricus

Até um macaco ganharia dinheiro em 2019. Para 2020 você precisará de uma boa estratégia

Essa adaptação tática pode ser o que fará você continuar a ganhar dinheiro em 2020, mesmo quando o mercado cair.

10 de janeiro de 2020
15:11 - atualizado às 16:31
macaco
macaco - Imagem: Shutterstock

Se você ganhou dinheiro ano passado e está se sentindo um gênio dos mercados, preciso lhe dar um alerta: quase tudo na bolsa subiu em 2019 e ganhar no bull market é ficar na média.

Quem ganhou perto de 30% com ações, empatou com o Ibovespa. Quem levou 20% para casa foi mal... Até um macaco atirador de dardos teria ganhado dinheiro com alguma facilidade em 2019.

Eu acredito que há diversas oportunidades para continuar a lucrar em 2020. Mas há algumas diferenças em relação ao que vivemos em 2019. Não será assim tão fácil, nem para qualquer um.

O jogo muda em 2020

Creio que haverá uma diferenciação maior no desempenho dos ativos. Seletividade e capacidade de adaptação tática podem ser o grande nome do jogo.

Ainda que eu esteja convencido das grandes oportunidades nos ativos de riscos brasileiros (ações e fundos imobiliários, por exemplo), percebi que a combinação risco-retorno havia piorado no início do ano.

Logo que eu vi isso, imediatamente fiz um ajuste para proteger os leitores que seguem minhas recomendações na Carteira Empiricus.

Na sexta-feira (3), porém, indicamos uma posição short (vendida) da ordem de 10% do portfólio em ETFs de ações brasileiras para a Carteira Empiricus.

Esse é o tipo de ajuste estratégico muito bem pensando. Macacos jogadores de dardo não fazem isso.

Essa adaptação tática pode ser o que fará você continuar a ganhar dinheiro em 2020, mesmo quando o mercado cair. A Carteira Empiricus sobe 1,5% no mês (até a última quarta-feira), mesmo após sucessivas quedas na bolsa.

Clique aqui para conhecer a estratégia da Carteira Empiricus

Fechar
Menu