O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Essa adaptação tática pode ser o que fará você continuar a ganhar dinheiro em 2020, mesmo quando o mercado cair.
Se você ganhou dinheiro ano passado e está se sentindo um gênio dos mercados, preciso lhe dar um alerta: quase tudo na bolsa subiu em 2019 e ganhar no bull market é ficar na média.
Quem ganhou perto de 30% com ações, empatou com o Ibovespa. Quem levou 20% para casa foi mal... Até um macaco atirador de dardos teria ganhado dinheiro com alguma facilidade em 2019.
Eu acredito que há diversas oportunidades para continuar a lucrar em 2020. Mas há algumas diferenças em relação ao que vivemos em 2019. Não será assim tão fácil, nem para qualquer um.
Creio que haverá uma diferenciação maior no desempenho dos ativos. Seletividade e capacidade de adaptação tática podem ser o grande nome do jogo.
Ainda que eu esteja convencido das grandes oportunidades nos ativos de riscos brasileiros (ações e fundos imobiliários, por exemplo), percebi que a combinação risco-retorno havia piorado no início do ano.
Logo que eu vi isso, imediatamente fiz um ajuste para proteger os leitores que seguem minhas recomendações na Carteira Empiricus.
Na sexta-feira (3), porém, indicamos uma posição short (vendida) da ordem de 10% do portfólio em ETFs de ações brasileiras para a Carteira Empiricus.
Esse é o tipo de ajuste estratégico muito bem pensando. Macacos jogadores de dardo não fazem isso.
Essa adaptação tática pode ser o que fará você continuar a ganhar dinheiro em 2020, mesmo quando o mercado cair. A Carteira Empiricus sobe 1,5% no mês (até a última quarta-feira), mesmo após sucessivas quedas na bolsa.