Menu
Nicholas Sacchi
Crypto News
Nicholas Sacchi
2020-01-08T18:10:43-03:00
Crypto News

2020: o ano crítico para as criptomoedas

Entre os eventos que podem impactar os preços das criptomoedas está o halving do bitcoin, marcado para maio

9 de janeiro de 2020
5:10 - atualizado às 18:10
Imagem: arte bitcoin
Imagem: Shutterstock

Se tem uma coisa que eu adoro nessa vida é a cultura geek. Computadores, tecnologia, games, RPG, ficção científica e uma boa fantasia medieval ou narrativa épica fazem o meu dia mais feliz.

Basta olhar com calma para o mercado que cubro e perceberá que isso faz todo o sentido (eu ser parte desse mundo, quero dizer).

Na linha das referências nerds que poucas pessoas compreendem, há o ano de vinte-vinte (2020). Por ironia do destino (e pela sorte de Tymora), tenho um sogro que segue a mesma linha cultural que eu, com a diferença de ele ter caminhado alguns anos a mais nesse terreno de fantasia.

Para se ter uma ideia, ele fez parte da equipe que traduziu os primeiros livros de RPG do país. Caso você não conheça, nesse tipo de jogo, narra-se uma aventura, onde cada um dos participantes incorpora um personagem diferente, podendo ser um mago, um caçador, um guerreiro ou qualquer coisa que o valha.

Os jogadores podem, inclusive, vestir-se como os personagens que representam se assim o quiserem. No geral, isso tende a tornar a experiência mais vívida e interessante.

Ao longo da aventura, os jogadores se deparam com inimigos que devem ser derrotados. A batalha toda é feita com a utilização de dados de diferentes tamanhos. Um deles é o dado de vinte faces, também chamado de d20.

Ocorre que, se um dos jogadores rola um d20 e é agraciado com a face que apresenta o número 20, ele desfere um golpe crítico, isto é, inflige duas vezes mais dano ao inimigo do que inicialmente estava previsto. Na realidade, há quem diga que um 20 num dado de 20 faces te dá livre acesso a qualquer coisa, inclusive a seduzir e casar-se com a criatura mais sinistra do jogo.

Justamente por isso, do ano de vinte-vinte surge uma piada pronta. Para nós, entusiastas de RPG, ele será o ano crítico. E o mais impressionante é que, por mais que não passe de uma brincadeira, 2020 já iniciou com acontecimentos tensos sendo destaque na mídia, como os incêndios devastadores que tomaram conta da Austrália e os conflitos militares entre Estados Unidos e Irã.

Apesar de me preocupar verdadeiramente com a devastação que vem sendo causada na Austrália pelas chamas, o meu foco atualmente tem sido tentar compreender minimamente os conflitos no Oriente Médio.

Afinal, enquanto estrategista de criptoativos, devo estar atento a qualquer evento que possa gerar a fuga do dinheiro para ativos tidos como proteção contra o caos, uma vez que acredito que o bitcoin se enquadra justamente nessa categoria.

Enfatizo que a minha intenção não é parecer um especialista em Oriente Médio ou qualquer coisa do gênero. Seria muita prepotência da minha parte supor que em algumas poucas semanas de estudo eu estaria qualificado a opinar sobre o tema.

Ainda assim, acompanho as cotações do bitcoin todos os dias e, simultaneamente, procuro entender o que está acontecendo no contexto macro, em termos políticos e econômicos, que possam justificar os movimentos nos preços.

Coincidência ou não, no dia em que os EUA informaram que haviam assassinado o general iraniano Qassem Soleimani, tido como herói por parte da população do seu país, os preços do bitcoin saíram de uma zona de congestão que vinha desde o final de novembro de 2019.

Conforme as tensões na região aumentaram, com a promessa de retaliação por parte do governo do Irã, o movimento de alta foi intensificado e continuou seguindo esse padrão após o ataque assumido pelo governo iraniano a duas bases americanas no Iraque.

Se o quadro se agravar, acredito que a demanda pelo bitcoin tende a crescer ainda mais, pressionando novamente os preços para cima.

Ainda na linha dos eventos que podem impactar os preços do criptoativo, neste ano teremos o halving do bitcoin, quando a remuneração pelo registro das transações cairá pela metade. O evento está previsto para o dia 24 de maio e, caso se repita o comportamento registrado nos últimos dois eventos semelhantes, podemos ver uma nova disparada nos preços.

Só o tempo poderá dizer qual será o desenrolar de cada um desses acontecimentos, mas uma coisa é certa: vinte-vinte é um ano crítico.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

MAIS LIDAS DO SEU DINHEIRO

MAIS LIDAS: O sonho da aposentadoria rápida

Caro leitor, O que te assusta mais: o coronavírus ou a fila do INSS? Não tenho dúvidas de que a nova doença foi o assunto da semana no mundo todo, mas o desejo de se aposentar rápido – e sem depender do governo – foi o que bombou aqui no Seu Dinheiro.  O projeto Aposente-se aos […]

DE OLHO NA TECNOLOGIA

Toyota investe US$ 394 milhões em companhia de táxi aéreo elétrico, Joby Aviation

Parecida a um drone, a aeronave tem capacidade para quatro passageiros mais o piloto, possui seis hélices, um alcance de 150 milhas (aproximadamente 240 km) e pode voar até 200 milhas por hora (cerca de 320 km/h)

POLÍTICA

Em Davos, Doria se ‘afasta’ de Bolsonaro

Nesses 12 meses de intervalo, o clima entre os dois não apenas esfriou como houve troca de farpas tendo como pano de fundo o cenário político de 2022

EMPREGO

Em 1º ano, Bolsonaro gera mais vagas que Temer, mas fica atrás de Lula e Dilma

Com a economia ganhando tração a partir do segundo semestre do ano passado, o Caged registrou saldo positivo de 644.079 vagas com carteira assinada em 2019

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Ter um emprego versus empreender

Veja como avaliar se é melhor ter um próprio negócio, ser autônomo ou arrumar um emprego.

EMPREGOS

Para gerar 1 milhão de empregos, economia tem de crescer 3%, diz secretário

O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, evitou nesta sexta-feira, 24, fazer uma previsão oficial para a geração de empregos com carteira assinada em 2020, mas disse acreditar em até 1 milhão de novos postos de trabalho neste ano, caso o Produto Interno Bruto (PIB) tenha uma alta próxima de 3% até […]

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

O que será que será da Selic?

A taxa básica de juros (Selic) vai continuar em queda? Quando fiz essa pergunta recentemente a um gestor de fundos, ele me devolveu com outra pergunta: – Você quer que eu responda o que o Banco Central deveria fazer ou o que ele vai fazer? Pode parecer uma diferença sutil, mas o mercado encontra-se atualmente […]

Dólar teve alta

Tensão com o coronavírus freia os mercados e faz o Ibovespa ficar no zero a zero na semana

O coronavírus trouxe cautela aos mercados, mas não desencadeou uma onda de pessimismo. Como resultado, o Ibovespa ficou praticamente zerado na semana — a nova doença neutralizou o otimismo estrutural visto na bolsa nos últimos dias

OUÇA O QUE BOMBOU NA SEMANA

Podcast Touros e Ursos: Já pensou em conquistar sua independência financeira?

Repórteres do Seu Dinheiro trazem em podcast semanal um panorama sobre tudo o que movimentou os seus investimentos nesta semana

de olho na inflação

BC está confortável com inflação após choque de proteína, diz Campos Neto

“Há um gap de política monetária que a gente tenta comunicar. É importante, porque parte do que foi feito não está totalmente dissipado”, afirmou em seguida

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements