A XP Investimentos anunciou nesta quinta-feira (10) a criação de um fundo de investimentos com foco em empresas que tenham a presença de mulheres em cargos de liderança, de acordo com nota distribuída à imprensa.
O produto, que começa a ser distribuído na sexta, será ofertado pelas plataformas da XP e da Rico.
O fundo, chamado Trend Lideranças Femininas, irá reproduzir o desempenho do ETF (Exchange-traded fund, fundo de índice, na tradução do inglês, que acompanham índices de renda fixa ou variável) denominado SHE, criado nos EUA pela gestora State Street Global Advisors.
O produto oferecerá proteção cambial e a aplicação mínima será de R$ 100, com prazo de resgate de 6 dias úteis após a solicitação pelo investidor.
A iniciativa possibilita investimentos em um portfólio que avalia as 1000 maiores empresas americanas quanto à proporção de mulheres no conselho administrativo e em cargos executivos — isto é, as posições de vice-presidente sênior ou superior.
As companhias componentes provêm de diversos setores, como tecnologia, saúde, indústria, mercado financeiro e energia.
O fundo "estimula mulheres a investirem em companhias que as representam", disse Marta Pinheiro, sócia e diretora de ESG da XP, na nota, citando ainda o fato de mulheres serem minorias em posições de alto nível.
Segundo a corretora, parte do lucro captado pelo fundo será destinado ao Instituto As Valquírias, que tem o objetivo de oferecer oportunidades a mulheres, crianças e jovens em situação de extrema pobreza pela educação.