Menu
2020-03-17T17:29:46-03:00
Estadão Conteúdo
SETOR AÉREO

Setor aéreo enfrenta grave crise de liquidez, diz diretor da Iata

“Pedimos aos governos por medidas extraordinárias. Muitos estão respondendo positivamente. Devemos ter decisões positivas sobre a questão dos slots”, afirmou Juniac, durante conferência com jornalistas

17 de março de 2020
17:29
Avião
Imagem: Shutterstock

O diretor geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), Alexandre de Juniac, defendeu que o setor está passando por uma grave crise de liquidez por causa do coronavírus e pediu apoio dos governos no mundo. "Enfrentamos grave crise de liquidez. Os governos precisam agir urgentemente e com medidas profundas", afirmou Juniac.

Apesar do pedido, Juniac apontou que o setor tem conquistado vitórias importantes nos últimos dias. "Pedimos aos governos por medidas extraordinárias. Muitos estão respondendo positivamente. Devemos ter decisões positivas sobre a questão dos slots", afirmou, durante conferência com jornalistas, na manhã desta terça-feira, 17.

Recentemente, a Comissão Europeia (EU) garantiu a suspensão temporária da obrigatoriedade do uso dos slots nos aeroportos até junho. A Iata já afirmou que o prazo seria curto e demandou que o período fosse prorrogado até outubro.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também adotou medida (waiver) que abona o cancelamento de slots do cálculo do índice de regularidade para a obtenção de direitos históricos pelas companhias aéreas.

No caso da Anac, o waiver é válido até o final da temporada Verão 2020 (S20), ou seja, 24 de outubro de 2020.

A regularidade dos voos é um dos pontos centrais para que empresas não percam o direito de usar o slot. Com a pandemia, muitos voos tendem a ser cancelados, o que colocaria em xeque o direito das aéreas sem a revisão.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Boletim médico

Covid-19: mortes ultrapassam 264 mil e casos chegam a quase 11 milhões

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste sábado (6)

ESTRADA DO FUTURO

A mentira envolvendo o Clubhouse e o Tinder que rendeu 400% de valorização

Os mercados estão longe de serem perfeitos, e hoje vou te contar uma história real que envolve duas das empresas mais quentes no setor de mídias sociais: o “Clubhouse” e o “Tinder”.

reta final de negociações

Senado americano aprova “pacote Biden” de US$ 1,9 trilhão

Agora, o pacote voltará para a Câmara dos Representantes, que analisará as alterações feitas no texto pelos senadores. Se for aprovado, o projeto será enviado à Casa Branca para a sanção do presidente

entrevista

‘Episódio Petrobras deu um susto grande nos investidores’, diz economista do Itaú

O economista-chefe do Itaú Unibanco, Mario Mesquita, diz também estar preocupado com as incertezas políticas, que ameaçam o crescimento do PIB

Dificuldades À vista?

Deputados falam em reduzir medidas de ajuste fiscal do texto da PEC do auxílio

Embora defenda celeridade na análise da proposta, Albuquerque admite que o texto pode ser enxugado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies