O volume de vendas no varejo subiu 3,4% em agosto, na comparação com julho, na série com ajuste sazonal, segundo informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em julho, a alta foi de 5%
Frente a agosto de 2019, na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu 6,1%. No acumulado nos últimos 12 meses, o volume de vendas teve avanço de 0,5%.
“O volume de vendas no varejo, em agosto de 2020, continuou registrando trajetória positiva, movimento iniciado em maio de 2020, após recordes de queda em março e abril, sobretudo na comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal”, diz trecho do comunicado do Instituto.
O IBGE destacou que o acumulado do ano continua negativo (-0,9%), mas a intensidade da queda foi menor que nos meses anteriores.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas cresceu 4,6% em relação a julho. Na comparação anual, o varejo ampliado cresceu 3,9%, segunda taxa positiva consecutiva.
Setores
Na comparação mensal, o IBGE constatou que cinco das oito atividades do comércio varejista tiveram alta:
- Tecidos, vestuário e calçados (30,5%);
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%);
- Móveis e eletrodomésticos (4,6%);
- Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%) e;
- Combustíveis e lubrificantes (1,3%).