Menu
2020-06-03T17:41:43-03:00
tombo histórico

Abinee reporta queda de 30,3% na produção do setor eletroeletrônico em abril

Essa foi a maior queda verificada na série histórica iniciada no início de 2002, segundo o presidente da entidade, Humberto Barbato

3 de junho de 2020
17:41
serviços celular
Imagem: Shutterstock

No mesmo dia em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou uma queda de 18,8% da produção da indústria da transformação em abril comparativamente a março, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) reporta uma queda de 30,3% na sua produção de produtos e equipamentos elétricos e eletrônicos.

Essa foi a maior queda verificada na série histórica iniciada no início de 2002, segundo o presidente da entidade, Humberto Barbato.

Esse resultado, segundo ele, reflete os efeitos do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, que chegou no Brasil em março deste ano. Essa foi a terceira queda consecutiva na produção do setor.

A Abinee lembra que em fevereiro a produção de bens eletrônicos estava sendo prejudicada pelos problemas no recebimento de materiais, componentes e insumos da China.

As medidas de isolamento social devido à chegada do coronavírus no Brasil impactaram a produção industrial a partir da última semana do mês de março, afetando o mês inteiro de abril. Com isso, a produção do setor recuou 43,7% em abril de 2020 comparado ao igual mês do ano passado, com fortes quedas na área elétrica, de 43,6%, e na eletrônica, com recuo de 43,8%.

"É importante ressaltar que caiu a produção de todos os segmentos do setor, tanto da indústria elétrica quanto da eletrônica", ressalta Barbato.

Na área elétrica, destacou-se a retração de 70,4% na produção de eletrodomésticos. Foram observadas também quedas na produção de lâmpadas, 48,1%; de pilhas e baterias, 42,1%; geradores, transformadores e motores elétricos,30,3%; equipamentos para distribuição e controle de energia elétrica,20,5% e de outros equipamentos elétricos não especificados anteriormente, de 17,1% - onde estão classificados os aparelhos elétricos de alarme para proteção contra roubo ou incêndio e eletrodos, escovas e outros artigos de carvão ou grafita para usos elétricos.

Na área eletrônica, destacou-se a redução de 49,4% na produção de aparelhos de áudio e vídeo, seguida por equipamentos de comunicação, com queda de 45,6% e bens de informática, com recuo de 40,3%. Caiu também a produção de instrumentos de medida, em 30,6%, e de componentes eletrônicos, 28,8%.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

seu dinheiro na sua noite

100 mil é o limite?

No ápice do pânico nos mercados provocado pelo coronavírus, ninguém era capaz de dizer quando (ou quanto) seria o fundo do poço da bolsa. Hoje a grande dúvida dos investidores é saber se chegamos ao teto ou o Ibovespa pode subir ainda mais. O que mais me impressiona não foi nem a mudança da pauta nos mercados, […]

Risco elevado

Preços de ativos têm motivos para subir, mas é hora de pensar em comprar guarda-chuva em dia de sol, diz SPX

Gestora considera que riscos ainda estão elevados e manifestou dúvidas em relação à sustentabilidade do atual nível de estímulo e endividamento global

Bolsa em alta

Petrobras e Vale têm ganhos firmes e puxam a recuperação do Ibovespa; dólar cai

Dados mais fortes na China deram forças ao setor de commodities, impulsionando as ações da Vale e da Petrobras e ajudando o Ibovespa como um todo

Presidente da Câmara

Câmara deve retomar debate sobre reforma tributária na 4ª, diz Maia

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aguardava a retomada da comissão mista, que reúne deputados e senadores, mas não foi possível, por isso, dará continuidade apenas na Câmara

Lael Brainard

Para diretora do Fed, é excepcionalmente importante admitir que ventos contrários vão durar

Nesse contexto, a diretora Lael Brainard defendeu os apoios fiscal e monetário como cruciais para sustentar o quadro econômico, no contexto atual da pandemia

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements