Caro leitor,
A preocupação com os efeitos do coronavírus só aumenta. O mundo está parando bruscamente e a economia vai sentir.
A semana foi marcada por notícias de fechamento de lojas, fronteiras, cancelamento de voos e uma sequência de anúncios de medidas de governos e bancos centrais do mundo todo para tentar conter os efeitos sanitários e econômicos da pandemia.
Recorro ao título do filme estrelado por Michael Douglas para falar deste momento nos mercados: o dinheiro nunca dorme.
Enquanto o mundo está parando, as bolsas de valores vivem dias de fortes emoções. O circuit breaker, uma parada técnica do pregão em dias de pânico, é um evento raro nos mercados. Mas nas últimas duas semanas ele foi tão frequente que virou algo "normal".
A audiência do Seu Dinheiro disparou nesse período. Os brasileiros querem entender o que está acontecendo, quais as consequências para as suas finanças e o que fazer com o seu dinheiro.
A reportagem mais lida da semana mostra outro pânico: o de não conseguir mexer o seu dinheiro. É que com o aumento do volume de negociações o sistema de algumas corretoras foi testado ao limite. A CVM recomenda um plano de contingência.
Os leitores também se interessaram nesta semana por reportagens que falam dos impactos do coronavírus no mercado de fundos imobiliários, ações e ouro.
Antes de ler as mais lidas da semana, gostaria de deixar outras duas sugestões de conteúdo em áudio, vídeo e texto.
- O Seu Dinheiro preparou um ebook gratuito sobre como investir em dólar e ouro, ativos considerados de proteção em cenários de crise como o atual. Você pode baixar para ler de graça neste link.
- Sugiro também que você ouça o Podcast Touros e Ursos. O Victor Aguiar e o Vinícius Pinheiro comentam os principais acontecimentos da semana para os mercados.
- Eu e o colunista Rodolfo Amstalden fizemos uma transmissão ao vivo na última quinta-feira para tirar dúvidas de leitores sobre o que fazer com seus investimentos. Se você perdeu, pode assistir neste link.
Veja as 5 notícias mais lidas da semana:
1 -CVM alerta para capacidade das corretoras e recomenda plano de contingência
2 - Crise é ‘grave’ e ‘não tem precedentes nos últimos 100 anos’, diz presidente do Itaú
4 -O ouro não brilha tanto assim – há opção melhor para proteger a sua carteira
5 -Os segredos da bolsa: em meio ao caos, saiba quais ações merecem atenção especial
Um grande abraço e força neste momento difícil!