A moeda americana atingiu, nesta quarta, uma nova máxima: nada menos do que R$ 4,35. Quem tem alguma coisa investida em dólar pode não ter se incomodado e até ter ficado feliz, mas quem está com viagem marcada ou querendo comprar umas bugigangas do exterior deve estar inquieto.
A escalada recente do dólar tem muitos motivos. As razões internas são aquilo que eu chamo de “problema bom de resolver”, porque têm a ver com o nosso juro baixo inédito. Já as externas fogem ao nosso controle, como é o caso do surto de coronavírus na China, que aumentou a aversão a risco no mundo, levando os investidores a se protegerem nas moedas fortes.
Só que a alta desta quarta-feira tem uma razão doméstica, e não é um problema bom, é um problema ruim mesmo. O IBGE divulgou hoje os números do varejo em dezembro e no acumulado de 2019. Apesar do resultado positivo no ano, os dados foram decepcionantes e ficaram abaixo das expectativas do mercado.
Resultado: o real andou na contramão das outras moedas do mundo. Apesar disso, na bolsa, o dia foi de otimismo, tanto aqui quanto lá fora, com uma alta de mais de 1% no Ibovespa. O Victor Aguiar acompanhou as negociações e traz os detalhes do pregão de hoje.
Bitcoin na mesa dos adultos
O bitcoin saltou mais de 7% em reais e 6,9% em dólares desde ontem de manhã. Uma fala do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, parece ter animado o mercado. Quando uma autoridade da envergadura do presidente do banco central americano dá importância às moedas digitais ou fala delas de maneira construtiva, a expectativa em torno da transformação desse mercado em “coisa de gente grande” aumenta. Saiba mais sobre a fala de Powell no Seu Dinheiro.
Touros contra ursos
A batalha entre investidores comprados e vendidos nas ações do IRB continua. Agora foi a vez do Itaú, um dos acionistas da resseguradora, sair em defesa da companhia. O presidente do banco, Candido Bracher, disse não ter “nenhum desconforto” com as demonstrações contábeis do IRB, questionadas pela gestora Squadra. Saiba mais sobre a fala do presidente do Itaú na matéria do Vinícius Pinheiro.
Tesouro na fintech
A Pi Investimentos, fintech do Santander, começou a oferecer Tesouro Direto na sua plataforma. Pois é, a empresa ainda não tinha a opção de investimento em títulos públicos. O Felipe Saturnino conta os detalhes.
Atuação independente
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que o governo irá enviar ao Congresso uma proposta própria para a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) dual nas próximas duas semanas. A novidade vai contra um acordo feito junto aos Estados para um projeto conjunto. Já no Parlamento, o relator deu um prazo otimista para votar a reforma tributária.
Já virou rotina
O governo Bolsonaro parece não passar uma semana sem promover uma dança das cadeiras na Esplanada dos Ministérios. O alvo dessa vez foi a Casa Civil: sai Onyx Lorenzoni, entra o general Walter Braga Neto. Saiba mais sobre o novo ministro e as polêmicas em torno de sua nomeação no Seu Dinheiro.