🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

O que move o mercado são fatos ou expectativas?

Se voltarmos em março deste ano, foi um erro muito grande aqueles que optaram pelo pânico e preferiram sair do mercado, abandonaram as posições

22 de julho de 2020
10:56
urso de bronze em praça pública
O Ibovespa futuro abriu em queda nesta sexta-feira e deve apontar para mais um pregão de perdas, o quinto da semana - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Neste momento, vemos a bolsa já superado os 100 mil pontos e se aproximando dos 110 mil. Nos EUA, a gente olha para o Nasdaq e vê rompimentos de recordes históricos, assim como no S&P.

O que nos perguntamos é: o quanto ali existe de realidade e o quanto tem de expectativa? A verdade é que uma combinação dos dois, e muito dificilmente você vai conseguir diferenciar um do outro.

Neste momento, temos uma dose de expectativa turbinada por sinais de que uma recuperação em V pode estar acontecendo.

Também vemos sinais positivos de que, se por um lado a epidemia segue em alta, também se mostra – de uma certa forma – em níveis controláveis, que permitem uma reabertura ou pelo menos atuações focadas. Vemos também um excesso de liquidez.

Neste sentido, a combinação de expectativas e fatos é o que realmente move os mercados. Inclusive, existe um ditado muito famoso: “a bolsa sobe no boato e cai no fato”.

De uma certa maneira, isso acontece porque o mercado se antecipa, buscando embutir aos preços de hoje o que projeta, o que está imaginando para o futuro.

E hoje, o que a gente vê é um grande otimismo nos mercados.

Antecipando os fatos

O que nós sempre temos que tomar cuidado é: se por um lado, é quase impossível distinguir expectativa de realidade, ou antecipar o que o mercado vai entregar de fato no futuro, se corresponderá às expectativas.

Por outro lado, o que nos cabe é adotar posturas que nos dispensem de duas alternativas: ou ter que adivinhar o futuro ou ficar comprando expectativas de forma exagerada.

É bastante difícil porque, aqui, cabe uma dose do famoso FOMO (Fear Of Missing Out). Como você vai em um momento de euforia manter caixa – por exemplo – enquanto todos estão batendo recordes de rentabilidade e de ganhos?

Contudo, esta disciplina precisa ser desenvolvida. Então, aqui fica minha mensagem: mesmo nos momentos de alta euforia, nos quais as expectativas estão demasiadamente positivas, não podemos deixar a segurança e a gestão de risco de lado.

Devemos adotar uma maneira mais cautelosa de também surfar esta alta, porém tendo ciência do componente “expectativa”

Este componente é indefinido por natureza, possui difícil quantificação e, quando materializa-se de fato, pode ocorrer uma surpresa, caso o mercado já tenha precificado tal “expectativa”.

Lembrando da máxima, o mercado sobe no boato, na expectativa. Quando vem o fato, já está precificado e, o que acontece, é que boa parte dos investidores começam a realizar ganhos que foram antecipados.

Expectativas irreais, ganhos (ou prejuízos) reais

Em suma, a mensagem de hoje é muito simples: fiquem sempre atentos. Isso vale tanto para os momentos de alta, como o de agora, como para os de baixa.

Mais do que a atenção contínua, a principal conclusão é que não existem somente fatos concretos no preço.

Uma boa parte do que está ali na tela (e nas valorizações ou quedas da bolsa) é explicada por expectativas.

Quanto mais infladas elas tiverem para o negativo ou para o positivo, maiores podem ser as chances de surpresa na direção contrária culminarem em realizações do mercado.

A única coisa que podemos fazer é: não baixar a guarda na nossa cautela, nem tampouco abandonar o barco.

Se voltarmos em março deste ano, foi um erro muito grande aqueles que optaram pelo pânico e preferiram sair do mercado, abandonaram as posições.

Ali, era um carrego de expectativas negativas muito elevado. O que aconteceu foi: quem saiu antes da hora, ficou com o prejuízo como único fato real da sua carteira.

Aproveito para indicar este link, onde explico melhor como investir em ações comigo é muito fácil. Veja aqui como entrar no meu método simplificado de ações.

Compartilhe

Inimigos do Investidor

Por que os seus erros importam mais do que os acertos

8 de julho de 2020 - 11:02

O desafio não é você ter uma caminhada sem erros, algo que não existe. O desafio é que seus erros tenham um custo muito menor do que os ganhos que você vai incorrer.

Inimigos do investidor

Coloque as métricas para dormir e foque na estratégia

24 de junho de 2020 - 16:03

André Barros vai te mostrar o quão importante é saber se as decisões tomadas tiveram como base uma estratégia envolvida.

BUY AND HOLD

Estratégia de comprar e manter ações é válida, mas para sempre? Se o relacionamento estiver ruim, separe-se.

10 de junho de 2020 - 11:07

Não case com suas ações. André Barros explica o momento certo de se desfazer delas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar