Menu
Andre Barros
Inimigos do investidor
Andre Barros
Dados da Bolsa por TradingView
2020-06-24T16:04:22-03:00
Inimigos do investidor

Coloque as métricas para dormir e foque na estratégia

André Barros vai te mostrar o quão importante é saber se as decisões tomadas tiveram como base uma estratégia envolvida.

24 de junho de 2020
16:03 - atualizado às 16:04
shutterstock_1427499965
Fonte: Shutterstock -

Aqui é o André Barros, o Money Maker. Na nossa conversa de hoje do Inimigos do Investidor eu queria propor uma maneira diferente de você avaliar os seus movimentos na bolsa, seus investimentos em ações.

É muito comum, e segue válido: os traders fecham o seu dia avaliando o quanto ganharam e o quanto perderam nas operações do dia.

Claro que isso é importante. Mesmo se você não for um trader, muitas pessoas têm por hábito atualizar suas planilhas e cotações para saber o quanto seu portfólio evoluiu.

Alguns utilizam como benchmark o Ibovespa, outros utilizam alguns fundos do mercado como referência. Essa maneira de fazer o acompanhamento de sua performance segue sendo válida.

De uma forma lógica, o quanto a gente ganha ou perde em termos financeiros é o que premia a sua performance.

O que eu queria propor é que você pense de uma outra maneira também. O que eu gosto de fazer sempre que eu termino um dia que eu operei no mercado (nem todos os dias a gente opera, que fique claro) é me perguntar o seguinte:

“As decisões que eu fiz estão de acordo com a estratégia que eu escolhi?”

Isso é muito importante para mim, por vários motivos. O primeiro, é que você dorme muito mais tranquilo quando você está consciente do porquê fez uma compra ou venda.

Se o mercado demorar para seguir na direção que você espera, é muito mais fácil tomar uma decisão no sentido contrário ou se manter na decisão escolhida.

Também é muito importante você correlacionar a performance obtida com seu critério por isso te obrigar ao longo do tempo ser disciplinado.

Existem duas palavras fundamentais no mundo dos investimentos: paciência e disciplina. E isso se aplica quando estamos seguindo a estratégia.

Essa estratégia deve estar no caminho que você escolheu, seja qual for.

Meu convite é que você não abandone suas métricas de performance financeira, mas inclua a percepção de saber se as decisões que você tomou estão de acordo com a estratégia traçada.

Isso vai te ajudar a dormir melhor, a tomar melhor suas decisões e, acima de tudo, a evoluir sua disciplina.

Uma última coisa: quando falamos de bolsa, não é somente comprar ou vender.

São, na verdade, quatro decisões envolvidas: comprar, vender, manter ou esperar.

Aproveito para indicar este link onde indico 3 regras para fazer trades rápidos com ações Alpha.

Espero que essa dica tenha ajudado você.

Vamos juntos?

Um abraço,

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Trilhas de Carreira

O que os cursos sobre liderança profissional não contam para você

Já vi e participei de muitas capacitações, mas poucas me transformaram genuinamente. Isso me faz refletir bastante sobre a essência dos líderes, e observo que há um padrão bem recorrente

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Reserva de emergência é para todo mundo? Não segundo este planejador financeiro; entenda

Separar uma quantia para imprevistos não importa a sua situação é uma recomendação quase unânime entre os planejadores financeiros, mas esse profissional acredita no contrário

EMISSÃO DE AÇÕES

Marisa (AMAR3) vai aumentar o capital social — o que isso significa para os acionistas?

A varejista de moda emitirá até 81 milhões ações a R$ 3,08 cada, um desconto de cerca de 17,5% em relação ao fechamento dos papéis ontem.

TURISMO DO FUTURO

Embraer (EMBR3) fecha mais uma parceria e vai levar seu ‘carro voador’ para a Grande Barreira de Corais, na Austrália

Em conjunto com a Nautilus Aviation, a empresa irá operar em algumas das atrações turísticas mais icônicas de do estado de Queensland

DOR NO BOLSO

IPVA 2022 encarecerá 30%, em média, em São Paulo; descubra quanto você vai pagar de imposto

E a notícia doí ainda mais no bolso porque a data de pagamento do IPVA está bem próxima: quem quiser desconto tem de quitar a soma já no próximo mês

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies