Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Paulo Guedes de farda preta

Enquanto Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia, "Posto Ipiranga" do presidente sobe o tom e entra na batalha da comunicação para defender as reformas

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Eu me lembro do dia em que recebi pelo celular um vídeo narrado pelo ator Wagner Moura, o capitão Nascimento de Tropa de Elite, contra a proposta de reforma da Previdência feita pelo governo Temer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nem vou perder tempo aqui elencando as baboseiras que ele foi instruído a repetir no vídeo, no qual se confundiam conceitos básicos como expectativa de vida e sobrevida, para dar a ideia de que o governo queria que a população morresse sem se aposentar.

O fato é que, se missão dada é missão cumprida, Wagner Moura fez o seu papel. A reforma foi oficialmente sepultada no fatídico Joesley Day, mas a cova começou a ser cavada quando o governo perdeu a batalha da comunicação.

O ministro da economia, Paulo Guedes, sabe bem disso e resolveu vestir a farda preta ao defender a nova proposta, que deve ser enviada ao Congresso assim que tiver o aval de Bolsonaro.

Em uma breve entrevista na portaria do Ministério da Economia, Guedes não poupou a legislação trabalhista, que deve ser alvo de mudanças depois da reforma do sistema previdenciário atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o ministro, os jovens brasileiros são “prisioneiros de uma legislação do trabalho fascista”. E não foi só. O Eduardo Campos traz nesta reportagem toda a dura fala do “Posto Ipiranga” de Bolsonaro.

Leia Também

ENTREVISTA SD

Taxa Selic vai cair, mas destino dos juros será decidido no Planalto, diz economista

ATENÇÃO, TRABALHADORES!

Último mês do PIS/Pasep em 2026: veja quando o abono fica disponível e quem será contemplado em agosto

Dia 38 de Bolsonaro - Pneumonia e Previdência

"O presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com pneumonia e não sabemos, ainda, quando estará apto a deixar o hospital em São Paulo. Apesar do revés, o porta-voz da Presidência, general Rêgo Barros, disse que..." (leia mais)

Vendas frustradas

Enquanto isso na bolsa, a BRF teve um pregão para esquecer. Depois que a produtora de alimentos não conseguiu cumprir a meta de R$ 5 bilhões em desinvestimentos, os analistas começaram a especular quais alternativas ela teria para reduzir o alto endividamento, que supera em 5 vezes a geração de caixa anual. Para o banco suíço UBS, o risco de a BRF ter que fazer uma oferta de ações para reequilibrar o balanço aumentou, algo que não agrada em nada o mercado. O resultado de toda essa conta: queda de 4,01% nas ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump azeda o caldo

A bolsa bem que tentou se recuperar do tombo de ontem, mas não resistiu a Donald Trump. Depois que o líder norte-americano praticamente descartou qualquer conversa com os chineses para pôr fim à guerra comercial antes de março, as bolsas mundo afora entraram em queda livre. Com o Ibovespa não foi diferente, mas no fim do dia o índice se recuperou de parte das perdas e recuou 0,24%. Leia tudo o que rolou nos mercados na cobertura do Seu Dinheiro.

Tem viagra?

A forte queda de quase 4% do Ibovespa ontem depois de uma sequência de recordes assustou muito investidor. Ou melhor, brochou. De fato, o clima mudou desde que o mercado se deu conta de que Bolsonaro não vai reaproveitar a reforma da Previdência de Temer, o que atrasará a aprovação do projeto no Congresso. E o que você deve esperar da bolsa e das negociações lá em Brasília a partir de agora? Os 100 mil pontos vão ficar na promessa? Todas essas respostas estão com o seu mentor de investimentos, Ivan Sant’Anna.

Já foi tarde

A B3 acabou de informar que enfim decidiu tirar a Vale do ISE, o índice que reúne as ações de empresas com práticas mais sustentáveis do mercado brasileiro. A exclusão acontece 13 dias depois do rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho (MG). O número de mortes confirmadas na tragédia é de 150 até o momento. A Vale é a ação com a maior participação no ISE e vem contaminando o desempenho do índice. Leia mais sobre a decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tesouro em moedas de um centavo. 4 de agosto de 2026 - 14:06
Calendário BPC 2026 4 de agosto de 2026 - 5:45
Gás do Povo Créditos: Foto: Ricardo Botelho/MME 3 de agosto de 2026 - 5:37
totvs tots3 2 de agosto de 2026 - 10:00
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 2 de agosto de 2026 - 6:13
btg aulas trader 1 de agosto de 2026 - 14:00
Imagem com uma casa e moedas para representar preços de imóveis 1 de agosto de 2026 - 12:30
bolsa família 1 de agosto de 2026 - 6:30
Antiga sede dos Correios 31 de julho de 2026 - 12:19
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar