🔴 [NO AR] SEGUNDA AULA LIBERADA: ESPECIALIZAÇÃO GRATUITA EM IA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Carta a um jovem investidor

A queda da taxa de juros para a mínima histórica de 5,5% ao ano (e contando) vem provocando uma mudança não só financeira como cultural, pelo menos lá em casa. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Agora, além das tradicionais conversas familiares, o tema investimentos vem se tornando recorrente nos almoços de domingo. […]

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A queda da taxa de juros para a mínima histórica de 5,5% ao ano (e contando) vem provocando uma mudança não só financeira como cultural, pelo menos lá em casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, além das tradicionais conversas familiares, o tema investimentos vem se tornando recorrente nos almoços de domingo. Estou habituado a falar do assunto, mas ontem recebi um pedido diferente.

Minha sobrinha de 20 anos arrumou recentemente seu primeiro estágio e veio me procurar ontem para saber como investir o dinheiro do salário que começou a receber.

Antes que a CVM venha bater na porta da minha sogra atrás do famoso frango com quiabo (receita mineira original), é bom esclarecer: não promovi nenhuma consultoria financeira e apenas sintetizei algumas ideias que já expressamos nas nossas reportagens.

Assim como a Melina, o país vive hoje uma proliferação de jovens investidores. E quando falo em jovens, me refiro a um estado de espírito e não à idade. São pessoas que estão dando seus primeiros passos em busca de alternativas mais rentáveis e eficientes para seu patrimônio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No cenário atual, isso significa que é necessário sair da zona de conforto e, com bastante cuidado, colocar um pezinho na renda variável, seja diretamente na bolsa ou via fundos.

Leia Também

ECLIPSE QUASE TOTAL

Eclipse oculta 96% da Lua de hoje para amanhã; fenômeno poderá ser visto a olho nu em todo o Brasil, mas com uma condição

NA TRAAAAAVE!

295 apostadores ficam no quase na Lotofácil 3772; Mega-Sena corre hoje valendo R$ 25 milhões

Aliás, é quase um consenso entre os analistas que a B3 deve receber nos próximos anos um grande volume de recursos que hoje estão na renda fixa. Mas quanto?

A corretora do Itaú fez as contas com base no dinheiro que hoje está aplicado em títulos públicos. A Julia Wiltgen traz para você os números e também para quais ações esse dinheiro pode ser destinado.

104.745 pontos

A segunda-feira foi marcada pelo “do contra” na bolsa brasileira. Destoando do desempenho positivo nas bolsas mundo afora, o Ibovespa fechou em baixa de 0,32%, perdendo o patamar dos 105 mil pontos. O que houve hoje foi uma espécie de TPP – tensão pré-Previdência. A reforma enfim deve ser votada amanhã na CCJ e, apesar de estar bem encaminhada no Senado, ainda inspira certa cautela. O Victor Aguiar conta os detalhes na nossa cobertura de mercados e também faz um panorama do (bom) desempenho da bolsa em setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

7 bilhões

É o valor total que a Oi pode arrecadar com a venda de ativos no mercado. A empresa de telefonia, que há tempos agoniza em uma recuperação judicial cada vez mais complicada, pode ter nessa espécie de “saldão” uma oportunidade-chave para sair do buraco. Essa foi a avaliação feita pelos analistas do BTG Pactual em relatório divulgado hoje. O banco sustenta recomendação de compra para as ações da Oi, mas reitera a importância da conclusão da venda de ativos, que por enquanto ainda está na promessa, como a Jasmine Olga conta nesta reportagem.

82,8 milhões

É o valor que o empresário Eike Batista foi condenado a pagar por usar informações privilegiadas e manipular o mercado nas negociações com ativos da OSX, uma das várias empresas do antigo "Grupo X" que viraram pó. Mas não para por aí: a Justiça Federal do Rio de Janeiro também condenou o ex-bilionário a quase nove anos de prisão. Os detalhes do processo e a reação da defesa de Eike você confere no Seu Dinheiro.

664 milhões

Na maratona de números dessa segunda-feira, os sócios da Smart Fit fecharam um acordo para fazer um novo aporte de capital na rede de academias. O negócio, que pode movimentar até R$ 664 milhões, inclui ainda a entrada de um grande fundo de pensão canadense, que está pronto para se tornar sócio da empresa com mais de 2 milhões de alunos. Saiba mais sobre o negócio que deve dar um gás extra aos planos da companhia.

Zero

Esse será o valor que o WeWork vai (por ora) conseguir com seu IPO. Isso mesmo, você não leu errado! Depois de semanas tropeçando no mercado, a startup de escritórios compartilhados decidiu adiar de vez a oferta inicial de ações na bolsa de Nova York. E a nova data para que o projeto saia do papel ainda não foi definida. É aquela história: nem só de escritórios bacanas e mesas de pebolim vive uma companhia de sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Valores que você não vê

Depois de tantos anos trabalhando com jornalismo econômico, tenho propriedade para dizer que a pauta nas redações do país nos últimos anos ficou basicamente restrita à macroeconomia. E não poderia ser diferente: com tantos problemas estruturais que o país teve (inflação, crise fiscal e por aí vai) é difícil não se preocupar com o básico do básico. Mas o nosso colunista Felipe Miranda resolveu trazer à tona alguns temas que acontecem abaixo da superfície das manchetes e podem representar uma janela gigante de oportunidade de investimento para você. Recomendo muito a leitura!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.]

*Colaboração Fernando Pivetti.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rio Nilo Egito 26 de agosto de 2026 - 12:04
brasil 26 de agosto de 2026 - 9:00
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). 26 de agosto de 2026 - 8:53
biciletas elétricas bike 25 de agosto de 2026 - 18:00
eclipse lunar lua fenômeno (3) 25 de agosto de 2026 - 17:30
canetas emagrecedoras anvisa (1) ID da foto:2243791302 25 de agosto de 2026 - 16:30
Lotomania fez as vezes da Lotofácil como 'máquina de milionários'. 25 de agosto de 2026 - 14:45
El Niño aquecimento águas oceano 25 de agosto de 2026 - 10:50
Oscar 25 de agosto de 2026 - 10:18
Calendário BPC 2026 25 de agosto de 2026 - 5:08
china adia lançamento água na Lua (1) 24 de agosto de 2026 - 17:07
Casamento ente IA e humanos. 24 de agosto de 2026 - 16:15
simples nacional impostos pequenas empresas 24 de agosto de 2026 - 14:06
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar