Site icon Seu Dinheiro

‘Prévia’ da inflação, IPCA-15 tem forte alta de 1,05% em dezembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (20) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em dezembro, o índice variou 1,05%. A tendência foi de aceleração em relação à taxa de 0,14% no mês passado.

O resultado é o maior no comparativo mensal desde junho de 2018, quando o índice atingiu a marca de 1,11% e o maior para o mês de novembro desde 2015, quando o índice foi de 1,18%. O acumulado do IPCA-15 no ano é de 3,91%.

Dos noves grupos pesquisados pelo IBGE, somente Artigos de residência apresentou deflação ( -0,84%).

Os preços do setor de alimentação e bebidas foram os que mais impactaram o índice no mês, com uma alta de 2,59% e um impacto de 0,63 ponto percentual (p.p). A maior influência foi o aumento dos preços das carnes, que registraram uma alta de 17,71% em dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todas as regiões pesquisadas apresentaram alta entre novembro e dezembro. A região de Recife foi a menos impactada pela alta, já a região metropolitana de Belém apresentou o maior crescimento, impactada pelas altas das carnes.

Expectativas

O índice veio perto do teto das estimativas dos analistas ouvidos peo Projeções Broadcast e acima da média. As projeções variavam de 3,50% na mínima até 3,95% na máxima, com uma média de 3,83%

Exit mobile version