Menu
2019-09-27T13:01:49-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Tá barato pra caramba

BTG reduz taxa de fundos de Ibovespa, ouro e dólar para apenas 0,10% ao ano

Fundo indexado ao Ibovespa agora está muito mais barato do que qualquer ETF atrelado ao índice; taxa dos fundos de ouro e dólar também estão bem baixas para essas categorias

27 de setembro de 2019
12:39 - atualizado às 13:01
Imagem mostra moedas ao fundo e gráfico que aponta tendência de quedas de uma taxa
BTG tem estratégia agressiva de preços de fundos de investimento. Imagem: Shutterstock

O BTG Pactual Digital, plataforma on-line de investimentos do banco BTG Pactual, reduziu, a partir desta sexta-feira (27), as taxas de administração de três fundos para apenas 0,10% ao ano: o BTG Pactual Indexado Ibovespa FIA, o BTG Pactual Digital Dólar FIM e o BTG Pactual Ouro FIM.

O BTG Pactual Indexado Ibovespa FIA é o fundo de ações da plataforma indexado ao Ibovespa. Trata-se de um fundo passivo, isto é, que procura seguir o índice ao qual ele é atrelado.

Funciona mais ou menos como os ETFs, aqueles fundos de índice com cotas negociadas em bolsa - com a diferença de que o fundo da plataforma não é um ETF, e sim um fundo aberto, permitindo aplicações e resgates.

O investidor, portanto, não tem a necessidade de abrir conta numa corretora, operar home broker, nem pagar taxas como corretagem, custódia e emolumentos.

Com a taxa de administração anterior de 0,14% ao ano, o fundo indexado do BTG já era mais barato que os ETFs atrelados ao Ibovespa disponíveis hoje na bolsa: o BOVV11 (0,30% a.a.), o BOVA11 (0,54% a.a.), o BOVB11 (0,20% a.a.) e o XBOV11 (0,50% a.a.). Agora, a taxa do fundo do BTG cairá para 0,10% ao ano.

O BTG Pactual Digital Dólar FIM é um fundo multimercado de gestão ativa nos mercados de juros e câmbio, com objetivo de buscar uma rentabilidade superior à taxa de câmbio referencial, o dólar PTAX (cotação do Banco Central). Sua taxa caiu de 0,15% para 0,10% ao ano.

Já o BTG Pactual Ouro FIM é um fundo multimercado com exposição à variação da cotação do metal, mas sem exposição à variação cambial, isto é, protegido contra as oscilações do dólar. Sua taxa caiu de 0,30% para 0,10% ao ano.

  • Importante: Fausto Botelho, um dos maiores especialistas de análise gráfica do Brasil, está reunindo um grupo para ganhar ao lado dele. Você pode conseguir um lugar. Veja como aqui.

De fato, a taxa de 0,10% ao ano é bem baixa para fundos multimercados como esses, de ouro e dólar.

Ouro e dólar são ativos muito importantes para proteção do patrimônio em tempos de crise, quando as ações se desvalorizam. Convém sempre ter uma parte da carteira exposta a esses ativos.

O ouro, especificamente, vem sendo uma aposta relevante de muitos gestores renomados de fundos, de olho na possível recessão mundial que possa estar a caminho. Nos últimos 12 meses, o metal valorizou 26% em dólar.

Novo fundo de ouro

O BTG Pactual Digital também vai lançar, na próxima segunda-feira (30), um novo fundo de ouro, o BTG Pactual Ouro USD FIM, com exposição à variação do dólar. A taxa de administração também será de 0,10% ao ano. A aplicação inicial será de R$ 500 e os recursos levam sete dias úteis para cair na conta a partir do pedido de resgate (D+7).

A plataforma digital do banco tem apresentado uma política agressiva de preços de fundos de investimento, tendo sindo a primeira a zerar totalmente as taxas para o seu fundo Tesouro Selic em março deste ano.

Em tempos de juro baixo, olhar para os custos dos investimentos se tornou ainda mais importante, e a queda nas taxas de administração dos fundos vêm como uma resposta ao recuo da Selic.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Gigante de tecnologia

Microsoft revê projeção trimestral e cita impactos do coronavírus

Empresa de tecnologia vive uma demora maior do que a esperada para a volta ao normal das operações em suas cadeias de suprimento

Caos na bolsa

Pressionado pelo coronavírus, Ibovespa cai 7% e tem o pior pregão desde o Joesley Day

O Ibovespa perdeu quase oito mil pontos nesta quarta-feira, impactado por um forte movimento de correção por causa da disparada de casos do coronavírus fora da China — todas as ações do índice fecharam em queda. Já o dólar à vista subiu a R$ 4,44, cravando mais um recorde nominal de encerramento

Mais uma polêmica

Vídeo de Eduardo Bolsonaro defendendo Orçamento impositivo circula pelo WhasApp

Vídeo mostra a fala do parlamentar no plenário da Câmara, no dia 26 de março do ano passado

Surto mundial

Por coronavírus, Costa Cruzeiros amplia medida de segurança em seus navios; Nestlé aconselha funcionários a não viajarem

Entre as providências está a proibição da entrada de pessoas que tenham viajado para países e regiões afetadas pela doença

FORA DO AR

Investidores da XP relatam problemas para acessar home broker nesta quarta-feira

Ao ser procurada, a assessoria de imprensa informou que “a plataforma apresentou lentidão para alguns clientes no início da tarde desta quarta-feira”

Medida do BC

Moody’s: diminuição de compulsório para depósitos a prazo é positiva

Para a agência, os gigantes do mercado são os mais beneficiados, por deterem 72% de todos os depósitos a prazo no Brasil

CDS no radar

Risco-país do Brasil tem novo dia de alta e vai a 106 pontos

Desde o começo de fevereiro o CDS vinha sendo negociado abaixo dos 100 pontos

CRIPTOMOEDAS

Criptomoedas ainda mantêm um papel limitado como forma de proteção, para analistas do JPMorgan

Apesar da baixa correlação das criptomoedas com ativos tradicionais, analistas do banco acreditam que elas ainda não podem servir como hedge da carteira

Gastos no exterior

Compras com cartão no exterior serão cobradas conforme a taxa de câmbio do dia

Opção estará disponível a consumidores a partir de 1º de março e já estava autorizada pelo BC desde 2016; atualmente, valor a ser pago na fatura é definido dez dias antes do fechamento

Ministro minimiza

Bolsonaro ‘não seria maluco’ de atacar o Congresso, afirma Ramos

Ministro da Secretaria de Governo, o general Luiz Eduardo Ramos minimizou o envio, pelo presidente Jair Bolsonaro, de vídeo convocando para manifestações que criticam Congresso

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements