🔴 [NO AR] TOUROS E UROS: ENTENDA O EFEITO DO IOF NA CAPTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA – ASSISTA AGORA

Como se dar bem no bancão

Veja os destaques do Seu Dinheiro nesta manhã

31 de maio de 2019
10:27
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Eu já defendi muitas vezes nesta newsletter que você não aceite qualquer investimento que o seu gerente sugerir e busque melhores opções nas corretoras ou bancos digitais. Mas é verdade que quando comprei meu apartamento precisei do Bradesco. E consegui um taxa competitiva no financiamento imobiliário por ser um cliente com um bom relacionamento - ou seja, conta salário, cartão de crédito e algum dinheiro aplicado na minha conta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabe por que eu lembrei disso hoje? Porque muitos leitores do Seu Dinheiro me escreveram esta semana para perguntar se é uma boa sair do bancão e ficar só com a conta digital.

Se você chegou agora, deixa eu recapitular. O Seu Dinheiro nasceu para trazer informações que ajudem o investidor pessoa física a tomar decisões inteligentes. Recentemente, a repórter Julia Wiltgen avaliou os serviços do banco Inter e da conta do Nubank - e deu seu parecer sobre eles.

Pedimos para os leitores nos contarem quais são suas principais dúvidas e recebemos uma série de pedidos por e-mail. (Se você mandou sua pergunta, fique tranquilo: está anotado! Vamos priorizar as dúvidas mais frequentes e publicar as respostas no site).

A primeira delas está na matéria de hoje da Julia. Vale a pena sair do bancão e ficar só com uma conta digital? Já adianto a resposta: depende do que você precisa. Se você algum dia precisar de crédito, por exemplo, é melhor manter uma conta em um dos grandes bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas quem decidir ficar também tem opção - e não precisa se contentar com qualquer oferta. A negociação com o seu banco, meu caro, depende de você e quanto mais informação você tiver mais fácil será brigar pela melhor condição. É aí que o Seu Dinheiro entra pra te ajudar. 😀

Leia Também

A Julia fez uma pesquisa na regulação do setor bancário e também nos serviços oferecidos por cada um dos grandes bancos para te dar o caminho das pedras. Confira neste texto como conseguir uma conta sem tarifa, um cartão sem anuidade e uma linha de crédito em condições favoráveis nos grandes bancos do país. Vale muito a pena a leitura!

Itaú vai investir… no Itaú

Começa a valer a partir de hoje um novo programa de recompra de ações do Itaú Unibanco. Isso significa que o banco vai comprar ações dele mesmo. Para ser mais precisa: são até 15 milhões de ações ordinárias (ITUB3) e 75 milhões de papéis preferenciais (ITUB4) — 0,3% e 1,6% do total de ações disponíveis no mercado. Isso significa que o banco acha que suas ações estão baratas. Um alerta ao investidor: geralmente quando uma empresa recompra seus papéis isso gera uma pressão de alta no valor da ação na bolsa. O Fernando Pivetti traz os detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma nova JBS?

As ações da BRF e da Marfrig devem ter um pregão bastante agitado hoje. Na noite de ontem as empresas tornaram público que estão em fase avançada de negociações para uma megafusão. A BRF é forte no segmento de frango, enquanto a Marfrig é uma das líderes de produção de carne bovina.

As empresas assinaram um memorando de entendimento que dá um tempo às companhias para acertar os detalhes para concretizar o negócio. Pelos termos divulgados os acionistas da BRF terão 84,98% da nova companhia, enquanto os da Marfrig ficarão com os 15,02% restantes. O Victor Aguiar traz os detalhes.

Uma passada no Carrefour sem sair da cama

Domingo passado eu acordei e fiquei enrolando para levantar. Lembrei que não tinha salada para o almoço, peguei o celular e fiz minhas compras no Carrefour pelo aplicativo Rappi. Sim, estava deitada na minha cama. Levantei e fui nadar. Quando voltei, elas estavam na recepção do prédio. Não tive desculpas para “pular” a salada no domingão...

O supermercado é um dos segmentos do varejo ainda tímido no e-commerce. Por enquanto. O avanço nas vendas online de alimentos é uma estratégia global do Carrefour. Aqui no Brasil, a rede francesa largou atrás e agora acelera para tentar a liderança. Um dos caminhos é a parceria com a startup Rappi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A repórter Daniele Madureira conta os detalhes da estratégia da companhia. Se você pensa em comprar ações do Carrefour, precisa saber o que está rolando.

Melhorou, mas ainda está ruim

índice de desemprego caiu para 12,5% no trimestre encerrado em abril, contra 12,7% em março, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Melhorou um pouco, mas o país ainda tem 13,2 milhões de pessoas à procura de emprego.

A batata quente de Bolsonaro

Na sua tradicional live de quinta-feira no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro disse que tem uma “batata quente no seu colo”. Ele se refere à emenda ao projeto de lei do setor aéreo que restituiu a obrigatoriedade do despacho de bagagem nos voos nacionais sem tarifas extras. O Cade e a Anac recomendam o veto à medida. Para o presidente, vetar significa ser acusado de fazer o jogo das empresas aéreas. Enquanto sancionar o projeto seria ajudar o passageiro. Para reforçar sua tendência a vetar o texto, ele esclareceu que não tem almoço grátis. A bagagem gratuita está no preço da passagem.

A escalada do bitcoin vai continuar?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Que o bitcoin voltou a deixar os olhinhos dos investidores brilhando, disso ninguém duvida. A criptomoeda está com tudo novamente e ostenta uma valorização de mais de 100% desde março. Nesse mar de otimismo, as perguntas que ficam são: ainda dá para surfar nessa onda de alta? Para onde vai o bitcoin a partir de agora? Quem responde tudo isso é o Fausto Botelho em mais um vídeo sobre análise gráfica.

A Bula do Mercado: A próxima vítima

Donald Trump fez mais uma vítima. Depois de atacar a China com o aumento de taxa dos produtos importados, o presidente americano encontrou outra vítima (para o desespero dos mercados): o México.

A sobretaxa dos produtos mexicanos deixou os índices futuros no vermelho em Wall Street. O pregão na Ásia também foi afetado pelas preocupações comerciais e pela contração da economia chinesa. Nesse contexto, as bolsas na Europa abriram pressionadas.

Por aqui, a visão mais otimista do investidor com o cenário político fez a Bolsa voltar a se aproximar dos 100 mil pontos. Ontem, o Ibovespa fechou o dia com alta de 0,92%, aos 97.457,36 pontos. O dólar encerrou a sessão com alta de 0,06%, aos R$ 3,9784. Consulte a Bula do Mercado para saber o que esperar de bolsa e dólar hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agenda

Índices
- IBGE divulga taxa de desemprego em abril
- Banco Central divulga resultado primário do setor público em abril
- Alemanha publica prévia da inflação de maio
- Itália, Portugal, Índia e Canadá divulgam PIB do 1º trimestre
- Estados Unidos divulgam relatório mensal sobre o mercado de petróleo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MAIS DINHEIRO NO BOLSO NO FUTURO?

Petrobras (PETR4): com novo ciclo de investimentos, dividendos devem viver montanha-russa, segundo Itaú BBA e XP

16 de dezembro de 2025 - 17:31

O novo ciclo de investimentos da Petrobras (PETR4) tende a reduzir a distribuição de proventos no curto prazo, mas cria as bases para dividendos mais robustos no médio prazo, disseram analistas. A principal variável de risco segue sendo o preço do petróleo, além de eventuais pressões de custos e riscos operacionais. Na visão do Itaú […]

VOO TURBULENTO

Depois de despencarem quase 12% nesta terça, ações da Azul (AZUL4) buscam recuperação com otimismo do CEO

16 de dezembro de 2025 - 17:29

John Rodgerson garante fluxo de caixa positivo em 2026 e 2027, enquanto reestruturação reduz dívidas em US$ 2,6 bilhões

CANETAS EMAGRECEDORAS

Ozempic genérico vem aí? STJ veta prorrogação de patente e caneta emagrecedora mais em conta deve chegar às farmácias em 2026

16 de dezembro de 2025 - 17:17

Decisão do STJ mantém vencimento da patente da semaglutida em março de 2026 e abre espaço para a chegada de versões genéricas mais baratas do Ozempic no Brasil

É PARA COMEMORAR?

Por que tantas empresas estão pagando dividendos agora — e por que isso pode gerar uma conta alta para o investidor no futuro 

16 de dezembro de 2025 - 16:21

A antecipação de dividendos tomou a B3 após o avanço da tributação a partir de 2026, mas essa festa de proventos pode esconder riscos para o investidor

FÔLEGO EXTRA

Cosan (CSAN3) vende fatia da Rumo (RAIL3) e reforça caixa após prejuízo bilionário; ações caem forte na B3

16 de dezembro de 2025 - 15:37

A holding reduziu participação na Rumo para reforçar liquidez, mas segue acompanhando desempenho da companhia via derivativos

REDUÇÃO ATRÁS DE REDUÇÃO

Raízen (RAIZ4) recebe mais uma baixa: S&P reduz nota de crédito para ‘BBB-‘, de olho na alavancagem

16 de dezembro de 2025 - 13:57

Os analistas da agência avaliam que a companhia enfrenta dificuldades para reduzir a alavancagem, em um cenário de dívida nominal considerável e queima de caixa

APETITE PELO CONTROLE

Fim da era Novonor na Braskem (BRKM5) abre oportunidade estratégica que a Petrobras (PETR4) tanto esperava

16 de dezembro de 2025 - 13:11

A saída da Novonor da Braskem abre espaço para a Petrobras ampliar poder na petroquímica. Confira o que diz a estatal e como ficam os acionistas minoritários no meio disso tudo

UNIÃO NO MUNDO PET

Fusão entre Petz (PETZ3) e Cobasi finalmente vai sair do papel: veja cronograma da operação e o que muda para acionistas

16 de dezembro de 2025 - 12:34

As ações da Petz (PETZ3) deixarão de ser negociadas na B3 ao final do pregão de 2 de janeiro de 2026, e novas ações ordinárias da Cobasi serão creditadas aos investidores

FIM DA LINHA

Adeus, telefone fixo: Vivo anuncia fim de operação e deixa para trás uma história de memória afetiva para milhões de brasileiros 

16 de dezembro de 2025 - 11:55

Ao encerrar o regime de concessão do telefone fixo, a Vivo sela o fim de um modelo que moldou a comunicação no Brasil por décadas

ATENÇÃO, ACIONISTA!

Vamos (VAMO3), LOG CP (LOGG3), Blau Farmacêutica (BLAU3) anunciam mais de R$ 500 milhões em dividendos; Rede D´Or (RDOR3) aprova recompra de ações

15 de dezembro de 2025 - 19:53

A LOG fica com a maior parte da distribuição aos acionistas, ou R$ 278,5 milhões; Rede D´Or já havia anunciado pagamento de proventos e agora renova a recompra de ações

MIMO AO ACIONISTA

Itaúsa (ITSA4) vai bonificar investidor com novas ações; saiba quem tem direito a participar

15 de dezembro de 2025 - 19:44

Quem é acionista da holding vai ganhar 2 ações bônus a cada 100; operação acontece depois do aumento de capital

VAI PESAR NA CARTEIRA

Casas Bahia (BHIA3) busca fôlego financeiro com nova emissão, mas Safra vê risco para acionistas

15 de dezembro de 2025 - 19:25

Emissão bilionária de debêntures promete reduzir dívidas e reforçar caixa, mas analistas dizem que pode haver uma diluição pesada para quem tem ações da varejista

OLHAR DO GRINGO

Banco do Brasil (BBAS3) ou Bradesco (BBDC4)? Um desses bancos está na mira dos investidores estrangeiros

15 de dezembro de 2025 - 18:33

Em roadshow com estrangeiros nos EUA, analistas do BTG receberam muitas perguntas sobre as condições do Banco do Brasil e do Bradesco para 2026; confira

MUDANÇAS A CAMINHO

Um novo controlador será capaz de resolver (todos) os problemas da Braskem (BRKM5)? Analistas dizem o que pode acontecer agora

15 de dezembro de 2025 - 16:34

O acordo para a saída da Novonor do controle da petroquímica reacendeu entre os investidores a expectativa de uma solução para os desafios da empresa. Mas só isso será suficiente para levantar as ações BRKM5 outra vez?

NUCEL VEIO COM TUDO

Nubank (ROXO34) pode estar ajudando a ‘drenar’ os clientes de Tim (TIMS3) e Vivo (VIVT3); entenda

15 de dezembro de 2025 - 13:45

Segundo a XP, o avanço da Nucel pode estar acelerando a migração de clientes para a Claro e pressionando rivais como Tim e Vivo, o que sinaliza uma mudança mais rápida na dinâmica competitiva do setor

PREPAREM O BOLSO

Bradespar (BRAP4) distribui quase R$ 600 milhões em dividendos e JCP; pagamento será feito em duas etapas

15 de dezembro de 2025 - 13:23

Do total anunciado, R$ 330 milhões correspondem aos dividendos e R$ 257 milhões aos juros sobre capital próprio (JCP); Localiza também detalha distribuição de proventos

EFEITO DO APAGÃO

Falta de luz em SP: Prejuízo a bares, hotéis e restaurantes pode chegar a R$ 100 milhões

15 de dezembro de 2025 - 12:40

Estimativa da Fhoresp é que 5 mil estabelecimentos foram atingidos pelo apagão

HORA DE COMPRAR

Isa Energia (ISAE4) recebe upgrade duplo do JP Morgan depois de comer poeira na bolsa em 2025

15 de dezembro de 2025 - 11:59

Após ficar atrás dos pares em 2025, a elétrica recebeu um upgrade duplo de recomendação. Por que o banco vê potencial de valorização e quais os catalisadores?

QUEM PAGA A CONTA?

Não colou: por que a Justiça barrou a tentativa do Assaí (ASAI3) de se blindar de dívidas antigas do Pão de Açúcar

15 de dezembro de 2025 - 11:17

O GPA informou, nesta segunda (15), que o pedido do Assaí por blindagem contra passivos tributários anteriores à cisão das duas empresas foi negado pela Justiça

NOVA LIDERANÇA

Braskem (BRKM5) com novo controlador: IG4 fecha acordo com bancos e tira Novonor do comando

15 de dezembro de 2025 - 10:44

Gestora fecha acordo com bancos credores, avança sobre ações da Novonor e pode assumir o controle da petroquímica

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar