Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-10-14T14:14:42-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Queda firme

Papéis do BTG Pactual desabam 18% com possível ligação do banco com esquema de lavagem de dinheiro

Os ativos do BTG Pactual voltam a cair forte na B3, em meio à possível ligação do banco com um esquema de lavagem de dinheiro

26 de agosto de 2019
15:58 - atualizado às 14:14

A possibilidade de envolvimento do BTG Pactual num esquema de lavagem de dinheiro faz com que os papéis do banco tenham uma nova sessão de perdas expressivas — um movimento que acabou afetando o desempenho das ações do setor bancário como um todo nesta segunda-feira (26).

As units do banco (BPAC11) terminaram o dia em forte queda de 18,48%, negociadas a R$ 46,46. Na última sexta-feira (23), os ativos desabaram 15,19%, em meio à deflagração de uma nova fase da Operação Lava Jato que tinha como alvos o BTG e a Petrobras.

A nova derrocada nos papéis ocorre após o site O Antagonista publicar que a Polícia Federal estaria investigando "esquemas extremamente sofisticados" de lavagem de dinheiro dentro do BTG Pactual — a denúncia, cuja íntegra foi disponibilizada pelo site, foi feita em 2016, por uma fonte anônima ligada ao banco.

De acordo com as informações do documento, o BTG Pactual teria um "departamento de operações estruturadas", semelhante ao visto na construtora Odebrecht. Um dos mecanismos citados pelo informante envolveria o uso de swaps de balcão não registrados na Cetip.

A nova turbulência ligada ao BTG acabou mexendo com as demais ações do setor bancário: os papéis do segmento já vinham apresentando desempenho negativo no pregão de hoje, mas aprofundaram levemente as perdas após a divulgação da notícia.

Mexeu com um, mexeu com todos

Após a divulgação da notícia, os papéis do Banco do Brasil ON (BBAS3) fecharam o pregão desta segunda-feira com queda leve de 0,47%, Bradesco PN (BBDC4) terminou em baixa de 1,03%, Bradesco ON (BBDC3) fechou com contração de 0,43% e Itaú Unibanco PN (ITUB4) terminou com perda de 0,03%, enquanto as ações ordinárias do banco fecharam em queda de 0,42%.

O Ibovespa, por sua vez, terminou o pregão desta segunda-feira também em queda de 1,27%, cotado em 96.429,60 pontos — confira aqui a cobertura completa dos mercados hoje.

Manifestação do presidente

Após toda a repercussão do caso, o banco convocou uma teleconferência no fim da tarde. O presidente do banco, Roberto Sallouti, disse que a matéria era "sensacionalista" e que estava "fora de contexto".

Ele destacou que "não há ainda processo, denúncia ou indiciamento". O presidente falou também que "essa é a terceira busca e apreensão que passamos no banco e que com o passar do tempo tudo será esclarecido".

E completou dizendo que "vazou um relato apócrifo de julho de 2016, de operações financeiras. Qualquer análise técnica dessas operações mencionadas são inexequíveis".

Sallouti relembrou que a instituição financeira passou por uma série de auditorias e por investigação independente. "Se caso alguma dessas operações existissem, não passaríamos por todas essas inspeções", afirmou o presidente.

Posicionamento do BTG Pactual

Questionado pelo Seu Dinheiro, o BTG enviou a seguinte nota:

Em relação a absurda notícia que faz menção a relatos apócrifos feitos em junho de 2016 sobre operações financeiras, o BTG Pactual nega veementemente qualquer irregularidade. Esclarece ainda que as operações mencionadas são fantasiosas e jamais poderiam ter sido sequer registradas nos sistemas de negociação existentes no Brasil e nunca teriam passado despercebidas pelas diversas auditorias e reguladores a que o BTG Pactual se submete.

O banco também enviou um "comunicado ao mercado", reforçando o posicionamento e anunciando uma teleconferência.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

do campo para a bolsa

AgroGalaxy (AGXY3) estreia em queda de 24%, após precificar ações no piso em IPO

Empresa de agronegócio já havia reduzido substancialmente o tamanho da oferta; analistas apontam risco de a companhia ser espremida por fornecedores

Temores atrapalham recuperação

Setor da construção é como uma Ferrari com freio de mão puxado, diz presidente da CBIC

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o recorde de alta nos custos de materiais é um dos principais problemas no setor

VIAGEM AO ESPAÇO

Jeff Bezos foi ao espaço e você pode ganhar dinheiro com isso; descubra como

O Bilionário e fundador da Amazon fez um passeio de 10 minutos no espaço e isso pode te render dinheiro

Mudanças nas operações

China ordena a empresas de tecnologia que corrijam práticas anticompetitivas

O movimento faz parte de uma campanha regulatória de Pequim para reformar a forma como as maiores empresas de tecnologia operam

Dinheiro pra lá

Nubank lança serviço de transferências internacionais em parceria com a Remessa Online

Em geral, a remessa de dinheiro pelos bancos tradicionais costuma ser cara com taxa de transferência, Imposto sobre Operação Financeira (IOF) etc

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies