🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: COMO FLÁVIO BOLSONARO MEXE COM A BOLSA E AS ELEIÇÕES – ASSISTA AGORA

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

BLOQUEIOS DAS FORÇAS ARMADAS

Às vésperas de eleição que será teste de fogo para Maduro, Venezuela fecha fronteiras e impede entrada de ex-presidentes latino-americanos

De acordo com informações da imprensa, as Forças Armadas locais fecharam as fronteiras via terra, mar e ar

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
27 de julho de 2024
8:30 - atualizado às 17:13
Presidente da Venezuela
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil

Ninguém pôde entrar na Venezuela por terra, mar ou ar desde a meia-noite deste sábado (27). De acordo com informações da imprensa, as Forças Armadas locais fecharam as fronteiras às vésperas de uma eleição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pleito é considerado um teste de fogo para o atual presidente do país, Nicolás Maduro, e sua busca por um terceiro mandato. E os bloqueios foram denunciados pelo presidente do Panamá, José Raúl Mulino.

Em uma publicação em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), Mulino contou que um avião que transportaria ex-presidentes latino-americanos, incluindo Mireya Moscoso, do próprio Panamá, foi impedido de decolar até que os políticos deixassem a aeronave.

O objetivo da ida de Moscoso e outros ex-presidentes até à Venezuela era justamente observar como seria a eleição de domingo.

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.
https://twitter.com/JoseRaulMulino/status/1816888156089680276

Mais tarde, o ministro das Relações Exteriores do Panamá, Javier Martínez-Acha, também utilizou a rede social para divulgar que conversou com a embaixada da Venezuela no país a respeito do bloqueio. "Estamos analisando este incidente com muito cuidado", declarou ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o chanceler, o ministro dos transportes venezuelano garantiu que não haveria mais impedimentos aos voos para o país.

Leia Também

https://twitter.com/javierachapma/status/1816907019544330241

Já o presidente Maduro declarou, em entrevista transmitida nas redes da imprensa presidencial, que os ex-presidente impedidos de entrar na Venezuela não foram convidados pelo Poder Eleitoral para observar as eleições.

De acordo com Maduro, Moscoso e Vicente Fox — ex-presidente do México que também fazia parte da comitiva — "são ridículos porque sabem que são personas non gratas" no país.

Os temores para o pleito de domingo já haviam se intensificado nesta semana após a justiça eleitoral brasileira desistir de atuar como observadora nas eleições da Venezuela, assim como ex-presidente argentino Alberto Fernández.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como está a situação da Venezuela?

Vale relembrar que, a partir de 2010, a Venezuela assistiu ao rápido colapso da democracia e quase oito milhões de cidadãos fugiram do país.

A inflação disparou e a escassez de alimentos espalhou-se à medida que o território sofria “o maior colapso econômico para um país sem conflitos em quase meio século”, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Entre 2012 e 2020, a economia venezuelana encolheu 71% e a inflação ultrapassou os 130.000% — com isso, os bônus e regalias em dinheiro concedidos às famílias dos militares perderam muito do brilho. 

Ao mesmo tempo, o movimento de deserção ganhou força entre os cerca de 150 mil militares, à medida que muitos se juntaram aos milhões de venezuelanos que fugiram do país, em vez de defenderem um governo que já não apoiam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Os recrutas, o pessoal alistado e os oficiais de baixa patente não estão arrecadando dinheiro", disse Brownfield.

Por isso, um dos focos de Nicolás Maduro nos últimos dias foi reforçar a lealdade das Forças Armadas — o árbitro das disputas políticas na Venezuela e responsável pelo fechamento das fronteiras.

Maduro pode mesmo perder essa eleição?

As eleições de domingo marcam uma rara oportunidade para os venezuelanos refazerem o país — se Maduro estiver disposto a renunciar ao controle em caso de derrota. 

Mas o histórico de suposta interferência eleitoral do chavista sugere que é improvável que ele abandone o poder silenciosamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em janeiro, a líder da oposição Maria Corina Machado foi impedida de ocupar cargos públicos durante 15 anos pelo Supremo Tribunal controlado por Maduro. 

Os EUA disseram que a decisão vai contra a promessa de 2023 que o governo venezuelano fez de realizar eleições livres e justas. 

Edmundo Gonzalez Urrutia foi nomeado candidato da oposição depois que a substituta designada por Machado, Corina Yoris, foi igualmente impedida de concorrer.

Maduro, entretanto, alega ter frustrado uma série de planos duvidosos apoiados pela oposição para sabotar infraestruturas públicas e interferir nas eleições

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo também foi acusado de tentar semear confusão antes do dia das eleições, inclusive renomeando cerca de 6.000 escolas, locais que normalmente funcionam como assembleias de voto. 

Além disso, criou impedimentos significativos para os venezuelanos que deixaram o país votarem, incluindo requisitos de passaporte e residência amplamente inatingíveis.

Existem mais de 21 milhões de eleitores registrados na Venezuela — desses, 17 milhões vivem no país.

Um grupo limitado de observadores eleitorais, incluindo uma equipe do The Carter Center – uma organização sem fins lucrativos criada pelo ex-presidente dos EUA Jimmy Carter – estará no país para monitorar a votação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da Associated Press, da CNN Internacional e da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RED FLAGS X GREEN FLAGS

Não uma, mas várias bolhas da IA: Deutsche Bank aponta os exageros e o que realmente pode dar errado a partir de agora

16 de dezembro de 2025 - 19:33

Além das bandeiras vermelhas e verdes ligadas às ações de empresas de inteligência artificial, o banco alemão também acende o sinal amarelo sobre o setor

CONTRAPESO

O dólar vai subir na Argentina? Banco Central anuncia mudança de regime cambial e programa de compra de reservas

15 de dezembro de 2025 - 19:26

A escassez contribuiu para uma corrida contra o peso em outubro, com investidores temendo que a Argentina ficasse sem dólares para sustentar as bandas cambiais

MUDANÇA DE CULTURA

Saída de Warren Buffett e dança das cadeiras representam o fim da Berkshire Hathaway como a conhecemos?

15 de dezembro de 2025 - 17:15

Movimentações no alto escalão da empresa de investimentos do Oráculo de Omaha indicam que a companhia está deixando para trás sua cultura descentralizada e migrando para uma estrutura mais tradicional

EM BUSCA DO CESSAR-FOGO

Vem aí acordo de paz entre Rússia e Ucrânia? Zelensky abre mão de ingressar na Otan com início das negociações em Berlim

14 de dezembro de 2025 - 17:22

O presidente ucraniano disse que, em conjunto com os europeus e os EUA, está analisando um plano de 20 pontos e que, ao final disso, há um cessar-fogo

NO TOPO DE 2025

Na corrida da IA, Kinea diz que só uma big tech é realmente magnífica e não é a Nvidia — ganho no ano beira 50%

12 de dezembro de 2025 - 15:03

Se a big tech que mais brilhou em 2025 até aqui teve um ganho acumulado de quase 50%, na contramão, a que foi ofuscada perdeu quase 7%

REVOLUÇÃO

CEO da Nvidia é eleito ‘Pessoa do Ano’ pelo Financial Times e diz se vai ter bolha da IA

12 de dezembro de 2025 - 13:21

A fabricante de chips se tornou a primeira empresa pública do mundo a atingir US$ 5 trilhões em valor de mercado; seus papéis acumulam valorização de 36% no ano em Nova York

VAI SUBIR OU CAIR

EUA tomam petroleiro na costa da Venezuela — o que pode acontecer com os preços de petróleo? 

11 de dezembro de 2025 - 15:33

As cotações operam em queda nesta quinta-feira (11), com os investidores concentrados nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia; entenda o que mexe com o mercado agora

O QUE FAZER AGORA?

Os juros caíram nos EUA: as janelas de oportunidade que se abrem para o investidor brasileiro 

10 de dezembro de 2025 - 18:01

Entenda por que a decisão do Fed desta quarta-feira (10) — que colocou a taxa na faixa entre 3,50% e 3,75% ao ano — importa, e como montar uma carteira de olho nos juros norte-americanos

O AFROUXAMENTO VEIO

A última do ano: Fed atende chamado do mercado e corta juros em 0,25 pp; a projeção para 2026 é de uma redução

10 de dezembro de 2025 - 16:10

No comunicado, o BC norte-americano indica que a incerteza sobre as perspectivas econômicas permanece elevada nos EUA e que os riscos negativos para o emprego aumentaram nos últimos meses

EM BUSCA DO HEXA

Copa do Mundo 2026: passagens para as cidades onde o Brasil joga já estão mais caras; confira os preços

10 de dezembro de 2025 - 11:23

Simulações do Google Flights mostram que as viagens para Nova York, Filadélfia e Miami ficaram mais caras após o sorteio da Copa do Mundo 2026

COMENDO PELAS BEIRADAS

Criptomoedas como o bitcoin (BTC) podem ser um risco para os bancos dos EUA, segundo a Fitch — mas há janelas de oportunidade 

9 de dezembro de 2025 - 19:41

A agência de classificação de risco aponta benefícios na emissão de stablecoins, na tokenização de depósitos e no uso de tecnologia blockchain

TUDO EM UM LUGAR SÓ

Cartão de débito internacional em dólar e euro: confira os detalhes da Conta Global integrada ao Superapp do Itaú Personnalité 

9 de dezembro de 2025 - 18:20

A ideia é que o cliente tenha a opção disponível em 180 países, 24 horas por dia, sete dias por semana, no mesmo aplicativo em que já concentra sua vida financeira

MIAMI INVITATIONAL

João Fonseca x Carlos Alcaraz: veja onde assistir à partida de tênis e horário

8 de dezembro de 2025 - 20:30

João Fonseca x Carlos Alcaraz agita o Miami Invitational em duelo que marca a pré-temporada do brasileiro, após um ano de ascensão no circuito

DEU A BÊNÇÃO

Nvidia, Trump e China: o “sim” que fez a ação da gigante de chips de IA subir forte em Nova York

8 de dezembro de 2025 - 20:09

Os semicondutores, que são componentes essenciais em quase todas as categorias de eletrônicos, estão no centro da corrida de IA entre os Estados Unidos e a China

NOVA MINA DE OURO?

O polo de IA mais poderoso do mundo: por que Ray Dalio diz que Oriente Médio é o Vale do Silício dos capitalistas 

8 de dezembro de 2025 - 19:31

O megainvestidor também fala o que pensa sobre a possibilidade de a bolha da inteligência artificial estourar, e conta o que o investidor deve fazer agora

BOLADA BILIONÁRIA

Mega da Virada é pouco? Loteria espanhola El Gordo distribui prêmio equivalente a R$ 17,6 bilhões no Natal

8 de dezembro de 2025 - 16:49

Criado em 1812, o concurso espanhol é tratado como patrimônio cultural, e milhões de pessoas adquirem bilhetes na expectativa de garantir uma fatia do montante total, que movimenta algo próximo de 2,7 bilhões de euros em prêmios

FONE, ENCOSTO DE PESCOÇO, ANÉIS...

Perdeu sua mala? Justiça de SP dá prazo para retirada de 17 mil objetos perdidos no aeroporto de Guarulhos; veja itens inusitados

7 de dezembro de 2025 - 19:31

Os objetos — que incluem bolsas, malas, mochilas, relógios, roupas e aparelhos eletrônicos — estão armazenados no galpão do Fundo Social do Município

USINAS PARALISARAM PRODUÇÃO

Ataque russo com drones e mísseis atinge setores de energia nuclear e de transporte da Ucrânia, diz Kiev

6 de dezembro de 2025 - 15:27

Não houve nenhum avanço nas conversações intermediadas pelos Estados Unidos nesta semana com o objetivo de encerrar o conflito.

MORTICÍNIO CAPRINO

Como um surto de varíola animal ameaça a produção (e o preço) de queijos feitos com leite de cabra e ovelha

6 de dezembro de 2025 - 11:44

A varíola animal já levou ao abate de milhares de cabras e ovelhas na Grécia, reduzindo a oferta de leite, pressionando o preço do queijo feta e levantando críticas à resposta do governo

DEMANDA ATENÇÃO

Bolsões de risco nos EUA: a expansão das finanças estruturadas esconde um perigo — e a Fitch diz onde ele está 

5 de dezembro de 2025 - 19:33

As finanças estruturadas fazem parte dos mercados de capitais que securitiza os setores imobiliários, entre outras atividades

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar