🔴 +35 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM MARÇO – VEJA GRATUITAMENTE

Cotações por TradingView
Bruna Martins
Bruna Martins
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e da Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.
Conteúdo BTG Pactual

Tudo o que você precisa entender sobre operações de câmbio

Câmbio comercial, câmbio turismo e as principais operações envolvendo trocas de moedas: confira um guia completo sobre o tema

Bruna Martins
Bruna Martins
22 de agosto de 2022
10:00 - atualizado às 10:05
btg operações de cambio
Imagem: Pexels

Dólar, euro, libra, real: são muitas as moedas em circulação nos países ao redor do mundo. É por isso que as ações de trocas entre diferentes moedas, conhecidas como operações de câmbio, são muito importantes e repercutem diretamente em nosso dia a dia.

Preços de produtos no mercado, passagens aéreas, gasolina e o quanto você precisará desembolsar  em determinada viagem internacional: tudo isso depende da cotação do câmbio atual. E quando falamos sobre esse assunto, é claro que o preço do dólar americano costuma ser o mais importante – afinal, esta é a principal moeda no mercado mundial.

São várias as operações de compra e venda de moedas que podem ser feitas a partir do câmbio, mas todas elas devem ser desempenhadas por agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil. É o caso do BTG Pactual: o maior banco de investimentos da América Latina conta com uma estrutura completa para a realização de operações cambiais com rapidez e segurança.

Explicando melhor: o que é câmbio?

Câmbio é o nome dado a todas as operações de troca entre moedas de diferentes países. E ninguém precisa necessariamente sair do Brasil para se ver dependente do câmbio: operações simples do dia a dia, como a compra de algum produto de fora ou o recebimento de pagamentos internacionais demandam a troca entre moedas distintas.

Para que essas operações de troca sejam realizadas de forma justa, existem as taxas de câmbio. Essas taxas nada mais são do que uma equivalência entre moedas, ou seja: o quanto um real vale em dólares/euros/libras, e vice-versa.  

A taxa de câmbio varia ao longo do dia devido a diversas questões de mercado. O desempenho da economia de um país, oferta e demanda da moeda, taxas de juros e até mesmo questões de política interna e externa são alguns exemplos. Além disso, é importante lembrar que existem dois tipos de taxas cambiais: o dólar comercial e o dólar turismo, cada um com seus valores e finalidades. 

Câmbio comercial e câmbio turismo

Para atender às diferentes necessidades de uso do dólar no dia a dia, foram criadas duas variações da moeda para ações de câmbio – o dólar comercial e o dólar turismo. O valor dessas duas cotações muda de acordo com os volumes negociados em transações, mas uma coisa é certa: o preço do dólar turismo costuma ser sempre um pouco maior do que o comercial.

O dólar comercial só pode ser negociado entre empresas ou instituições governamentais e financeiras. Ele costuma ser usado nas dinâmicas de importação e exportação, por exemplo.

Por outro lado, o dólar turismo é aquele que pode ser comprado por pessoas físicas. Sua principal utilidade é em viagens internacionais, quando o turista precisa trocar as seus  reais pela moeda usada no país de destino. O dólar turismo também é a cotação aplicada no valor das passagens aéreas e em cartões de crédito pré-pagos para viagens.

A diferença de valor entre os dois tipos de dólar é devida principalmente aos custos operacionais envolvendo a compra de divisas estrangeiras. Como as transações comerciais entre empresas e governos costumam envolver valores bem maiores do que aqueles negociados pela pessoa física, os custos com o dólar comercial são mais diluídos.

Além disso, o dólar turismo tem outros encargos que incidem sobre ele, como os custos de logística, transporte e segurança do dinheiro em espécie, assim como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide em diferentes porcentagens, de acordo com o tipo de operação realizada.

Onde vemos a influência do câmbio no dia a dia

O valor do dólar influencia diretamente o nosso dia a dia. Utilizado como base para a definição de custos de commodities, por exemplo, é responsável por encarecer ou diminuir preços de produtos no mercado, como arroz, trigo, soja e todos os seus derivados. 

É claro que essa influência do câmbio no preço de produtos básicos de consumo afeta, e muito, a inflação do país – índice relacionado ao aumento do preço dos bens e serviços. Consequentemente, o poder de compra dos brasileiros também flutua de acordo com esses indicadores.

Até mesmo a geração de empregos também depende da valorização ou depreciação da nossa moeda. Isso acontece porque o preço de produtos e serviços pode influenciar de maneira positiva ou negativa o desempenho das empresas que, assim, decidem se precisam contratar mais ou menos pessoas para o desempenho das atividades.

Operações em câmbio

São várias as operações de câmbio que podem ser realizadas por pessoas físicas e empresas, seja para fins pessoais, profissionais ou turísticos. Conheça as principais:

Remessas internacionais

As remessas pessoais ou remessas internacionais são as transferências de valores realizadas entre contas de diferentes países. Essa ação só é possível com a troca da moeda do país de origem pela moeda do local de destino. 

É comum fazer essa remessa em situações de transferências entre contas de mesma titularidade, apoio a familiares que vivem em outras localidades e transferências de recursos para investimentos em fundos no exterior. Também se incluem nessa categoria os pagamentos e recebimentos de funcionários que atuam de forma remota em outros países.

Câmbio para turismo

Uma das modalidades mais conhecidas de operações cambiais, a compra e venda de moedas para atividades turísticas acontece em casas de câmbio e instituições financeiras. O câmbio é necessário para pagamentos de hospedagens, alimentação, passeios e todas as outras atividades turísticas. É possível fazer a compra de dinheiro em espécie ou cartões de crédito pré-pagos.

Importação e exportação

A transação de valores por meio de operações cambiais também é necessária para a importação e exportação de mercadorias. Essa modalidade de comércio exterior é realizada por empresas que têm como base o dólar comercial.

Investimentos em fundos cambiais

Além de servir para a troca entre moedas de diferentes países, as operações cambiais também podem fazer parte de seus investimentos. Instituições financeiras, como o BTG Pactual, oferecem diversos tipos de fundos de investimentos baseados em variações de moedas.

Os fundos cambiais investem em ativos atrelados a moedas estrangeiras, como o dólar e o euro, e têm seu desempenho afetado diretamente pelas variações dessas moedas. Trata-se de uma ótima opção de aplicação para quem deseja proteger uma parte de seu patrimônio das flutuações da moeda nacional contra outra mais forte no cenário mundial.

Faça suas operações de câmbio com o BTG Pactual

Operações de câmbio pedem uma estrutura completa e segura para serem realizadas. Por isso, conte com o maior banco de investimentos da América Latina para fazer seus pagamentos e recebimentos internacionais, assim como as operações de importação e exportação. 

O BTG Pactual possui uma mesa de câmbio formada por profissionais dedicados, o que proporciona agilidade na estruturação, análise e processamento de operações. Além disso, você conta com custos reduzidos e a segurança que só um banco de investimentos com mais de 39 anos de experiência pode te proporcionar. 

Clique no botão abaixo e conheça todas as vantagens do câmbio no BTG Pactual:

Compartilhe

Conteúdo BTG Pactual

Quer controlar melhor seus gastos? Este banco usa tecnologia e inteligência de dados para melhorar sua relação com o dinheiro

4 de abril de 2022 - 10:00

Funcionalidade Finanças+, do BTG Pactual, permite que você acompanhe suas despesas divididas em categorias e te ajuda a alcançar seus objetivos com dicas e alertas personalizados

Conteúdo BTG Pactual

Da conta corrente aos investimentos: conheça todos os serviços do BTG Pactual

28 de março de 2022 - 10:00

Entrou para o mundo dos investimentos e está em busca de um banco moderno e prático que integre todos os seus serviços? BTG Pactual é um banco completo, com soluções para diversos objetivos e públicos

Conteúdo BTG Pactual

Ouro em alta: tradicional porto seguro do mercado ajuda a diversificar a carteira em meio à crise

21 de março de 2022 - 10:00

Em tempos de alta dos juros, guerra e instabilidade mundial, o metal torna-se uma boa alternativa para proteger o patrimônio; veja como investir

Conteúdo BTG Pactual

O que esperar da próxima reunião do Copom e como ela pode afetar seus investimentos?

9 de março de 2022 - 14:00

Previsões de mercado indicam novo aumento da Selic; investidor precisa estar preparado para escolher os melhores ativos para o portfólio

Conteúdo BTG Pactual

ESG deixou de ser apenas politicamente correto e já é bom caminho para garantir lucros; veja como investir

7 de março de 2022 - 10:00

Fundos, ETFs e carteiras recomendadas estão disponíveis para quem quer fazer investimentos com foco em aspectos sociais, ambientais e de governança; conheça uma forma prática de ingressar no mercado ESG

Conteúdo BTG Pactual

Selic ‘ultrapassa’ IPCA e facilita a vida do investidor que deseja proteger seu dinheiro; veja como

3 de março de 2022 - 10:00

Produtos reúnem segurança, liquidez e previsibilidade agora e são ideais para a construção de uma reserva de emergência

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Apesar de turbulências, fundos imobiliários estão descontados e seguem como excelente opção para uma carteira diversificada

22 de fevereiro de 2022 - 9:19

Segundo BTG Pactual, muitos FIIs estão com preços abaixo de seu valor e trarão boas janelas de ganhos ao longo de 2022

Conteúdo BTG Pactual

Participe da CEO Conference Brasil, maior evento do mercado financeiro organizado pelo BTG Pactual

14 de fevereiro de 2022 - 10:00

Evento com transmissão online terá a presença de alguns dos principais nomes da economia, política e tecnologia. Faça sua inscrição!

Conteúdo BTG Pactual

Não sabe onde investir? Conheça as carteiras recomendadas do BTG Pactual e conte com as indicações de ações e FIIs do maior banco de investimentos da América Latina

7 de fevereiro de 2022 - 10:00

As carteiras ‘top picks’ do BTG Pactual incluem recomendações de ações, fundos imobiliários e BDRs

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Ajuste de carteira em 2022: investir no exterior é essencial para reduzir o risco Brasil; veja como é fácil proteger o patrimônio

24 de janeiro de 2022 - 10:00

Instabilidade política e econômica no Brasil em ano eleitoral devem aumentar a volatilidade por aqui; a boa notícia é que há maneiras bem simples de alocar seu dinheiro fora do país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies