🔴 +35 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM MARÇO – VEJA GRATUITAMENTE

Cotações por TradingView
Bruna Martins
Bruna Martins
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e da Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.
Conteúdo BTG Pactual

Selic a 13,75%: como aproveitar os juros altos para lucrar com seus investimentos

Selic a 13,75%: como aproveitar os juros altos para lucrar com seus investimentos

Bruna Martins
Bruna Martins
2 de fevereiro de 2023
10:00 - atualizado às 9:09
btg copom selic
Imagem: Shutterstock

Na última quarta-feira (1º) aconteceu a primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 2023. A decisão anunciada pelo órgão do Banco Central não surpreendeu a maior parte dos analistas, que já esperava a manutenção da Selic, a taxa básica de juros, em 13,75% ao ano. Essa foi a quarta vez seguida que o índice foi mantido nesse patamar.

A Selic é a principal ferramenta que o BC utiliza para a gestão do volume de dinheiro em circulação no país. Com isso, ela consegue ajudar no controle da inflação, impedindo que o custo de vida ultrapasse os limites estabelecidos pelo governo.

Para além do controle inflacionário, a taxa básica de juros também tem grande influência no desempenho de investimentos

A maior parte dos especialistas estima que o índice se mantenha em 13,75% a.a. até meados de 2023, o que, se realmente acontecer, tende a beneficiar os produtos de renda fixa – especialmente aqueles que têm seu rendimento atrelado diretamente à Selic.

Renda fixa em alta: veja opções vantajosas de investimento  

Com a manutenção da Selic em 13,75% a.a. e a previsão que vem se desenhando para os juros ao longo dos próximos meses, o investidor mais atento ao mercado já deve ter percebido que 2023 tem tudo para ser, novamente, o ano da renda fixa

Para aproveitar essa oportunidade de trazer bons rendimentos à sua carteira, veja abaixo 5 boas opções de produtos para você investir agora.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é conhecido por ser um dos produtos mais seguros para investimento. Trata-se de um título público que é emitido pelo Governo Federal e que remunera o investidor em 100% da variação da taxa básica de juros em determinado período. Por isso é claro que, quanto mais alto está o índice, maior é o retorno gerado.

Não por acaso, em 2022, este foi o ativo mais rentável do mercado brasileiro, superando até mesmo o bitcoin, que teve um ano difícil.

Vale lembrar que por sua segurança, alta liquidez e rendimentos maiores que o da poupança, essa é uma ótima opção de investimento até mesmo para a criação de uma reserva de emergência

No entanto, tenha em mente que os rendimentos obtidos através de títulos do Tesouro sofrem tributação do Imposto de Renda (IR).

CDBs

Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) são títulos semelhantes aos do Tesouro, com a diferença de serem emitidos por instituições bancárias. Ao investir em um CDB, você está emprestando dinheiro a um banco que, em troca, te devolve o valor corrigido dentro de um prazo predeterminado.

Esses produtos podem ser do tipo prefixado ou pós-fixado, e sua rentabilidade segue o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), um indicador que fica sempre um pouco abaixo da própria Selic. Portanto, quanto maior os juros, maior o retorno de um investimento em CDB. 

Vale ressaltar que esses títulos possuem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para investimentos de até R$ 250 mil, possibilitando que o investidor resgate o dinheiro em caso de quebra do banco emissor. 

LCIs e LCAs

As letras de crédito imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA) são títulos que servem para o financiamento de projetos em seus respectivos setores da economia.

Como também são emitidos por bancos, eles funcionam de forma bem parecida com os CBDs. Inclusive, também podem ser do tipo prefixado ou pós-fixado – e, na maior parte das vezes, a rentabilidade está atrelada ao CDI ou ao IPCA, o principal índice brasileiro de inflação.

Ao contrário dos CDBs, as LCIs e LCAs são isentas da cobrança de Imposto de Renda.

Fundos de renda fixa

Para quem quer aproveitar os juros altos com praticidade, uma ótima opção de investimento são os fundos de renda fixa. Administrados por gestores profissionais, eles reúnem diferentes tipos de produtos, de acordo com a estratégia do fundo.

Há aqueles que buscam maiores retornos, enquanto outros fundos mais conservadores privilegiam critérios como liquidez e acessibilidade. Cabe ao investidor sempre avaliar bem as características do fundo, antes de fazer a aplicação, e escolher aquele que melhor se adequa ao seu perfil e objetivo.

Produtos atrelados ao IPCA

Os produtos do tipo IPCA+ são uma ótima opção para proteger o patrimônio contra a alta dos preços. Seu rendimento equivale ao índice de inflação somado a um “prêmio” pré-estabelecido pelo Tesouro Nacional na hora da compra. 

O Tesouro IPCA+ é um título emitido pelo governo e que, atualmente, paga em torno de 6% acrescidos à taxa da inflação.

Essa é uma opção interessante de investimento no momento atual, já que possui rentabilidade atrelada à inflação. A previsão de juros altos ao longo do ano significa que, ao que tudo indica, a taxa inflacionária não deve reduzir tão cedo. 

Conheça o caminho mais fácil para investir em renda fixa

De nada adianta buscar a boa rentabilidade prevista para os produtos de renda fixa e, na hora de investir, perder tempo com bancos ou corretoras que não trazem segurança aos seus investimentos. 

Atualmente, a melhor escolha que você pode fazer é contar com a expertise e a praticidade do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.

O BTG Pactual conta com uma enorme variedade de ativos de renda fixa voltados a todos os perfis de investidor, desde o conservador até o sofisticado, além de opções com aplicações mínimas a partir de R$ 50,00.

Todas as movimentações da sua carteira podem ser feitas de forma fácil e prática por meio do app BTG Pactual Investimentos, disponível para Android e iOS. Para utilizá-lo, basta abrir uma conta de forma 100% digital e gratuita clicando no link abaixo:

Compartilhe

Conteúdo BTG Pactual

Quer controlar melhor seus gastos? Este banco usa tecnologia e inteligência de dados para melhorar sua relação com o dinheiro

4 de abril de 2022 - 10:00

Funcionalidade Finanças+, do BTG Pactual, permite que você acompanhe suas despesas divididas em categorias e te ajuda a alcançar seus objetivos com dicas e alertas personalizados

Conteúdo BTG Pactual

Da conta corrente aos investimentos: conheça todos os serviços do BTG Pactual

28 de março de 2022 - 10:00

Entrou para o mundo dos investimentos e está em busca de um banco moderno e prático que integre todos os seus serviços? BTG Pactual é um banco completo, com soluções para diversos objetivos e públicos

Conteúdo BTG Pactual

Ouro em alta: tradicional porto seguro do mercado ajuda a diversificar a carteira em meio à crise

21 de março de 2022 - 10:00

Em tempos de alta dos juros, guerra e instabilidade mundial, o metal torna-se uma boa alternativa para proteger o patrimônio; veja como investir

Conteúdo BTG Pactual

O que esperar da próxima reunião do Copom e como ela pode afetar seus investimentos?

9 de março de 2022 - 14:00

Previsões de mercado indicam novo aumento da Selic; investidor precisa estar preparado para escolher os melhores ativos para o portfólio

Conteúdo BTG Pactual

ESG deixou de ser apenas politicamente correto e já é bom caminho para garantir lucros; veja como investir

7 de março de 2022 - 10:00

Fundos, ETFs e carteiras recomendadas estão disponíveis para quem quer fazer investimentos com foco em aspectos sociais, ambientais e de governança; conheça uma forma prática de ingressar no mercado ESG

Conteúdo BTG Pactual

Selic ‘ultrapassa’ IPCA e facilita a vida do investidor que deseja proteger seu dinheiro; veja como

3 de março de 2022 - 10:00

Produtos reúnem segurança, liquidez e previsibilidade agora e são ideais para a construção de uma reserva de emergência

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Apesar de turbulências, fundos imobiliários estão descontados e seguem como excelente opção para uma carteira diversificada

22 de fevereiro de 2022 - 9:19

Segundo BTG Pactual, muitos FIIs estão com preços abaixo de seu valor e trarão boas janelas de ganhos ao longo de 2022

Conteúdo BTG Pactual

Participe da CEO Conference Brasil, maior evento do mercado financeiro organizado pelo BTG Pactual

14 de fevereiro de 2022 - 10:00

Evento com transmissão online terá a presença de alguns dos principais nomes da economia, política e tecnologia. Faça sua inscrição!

Conteúdo BTG Pactual

Não sabe onde investir? Conheça as carteiras recomendadas do BTG Pactual e conte com as indicações de ações e FIIs do maior banco de investimentos da América Latina

7 de fevereiro de 2022 - 10:00

As carteiras ‘top picks’ do BTG Pactual incluem recomendações de ações, fundos imobiliários e BDRs

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Ajuste de carteira em 2022: investir no exterior é essencial para reduzir o risco Brasil; veja como é fácil proteger o patrimônio

24 de janeiro de 2022 - 10:00

Instabilidade política e econômica no Brasil em ano eleitoral devem aumentar a volatilidade por aqui; a boa notícia é que há maneiras bem simples de alocar seu dinheiro fora do país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies