🔴 CHANCE DE MULTIPLICAR O INVESTIMENTO EM ATÉ 14,5X EM 8 DIAS? ENTENDA A PROPOSTA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo BTG Pactual

Previdência privada vai além da aposentadoria e agrada até aos mais jovens; veja guia gratuito do BTG Pactual sobre o investimento

Maior banco de investimentos da América Latina disponibiliza e-book gratuito sobre previdência privada para ajudar investidores a se planejarem para o futuro; baixe aqui

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
12 de setembro de 2022
10:00 - atualizado às 17:48
btg previdencia privada
Imagem: Freepik

Planejar uma aposentadoria de maneira bem estruturada ainda é um sonho distante para muitos brasileiros, seja por conta da situação econômica do país – que mudou bastante nos últimos anos –, seja pela impossibilidade de guardar dinheiro. 

Ainda assim, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) registrou um crescimento de 11% no número de pessoas investindo em previdência privada no país. Só no primeiro semestre de 2022, o aumento de contribuições na modalidade cresceu 13% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados apontam um movimento consciente se formando na população: a preferência pela categoria privada como alternativa – ou complemento – ao benefício público do INSS para garantir uma aposentadoria tranquila em um prazo mais curto.

Diante desse cenário, o BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, ampliou sua gama de produtos relacionados à previdência privada e lançou um e-book exclusivo com informações indispensáveis para que você entenda o que é e como funciona a modalidade.

Do jovem ao aposentado: previdência é para todos os perfis

Se você acha que o tema previdência é discutido apenas entre os mais velhos, está enganado: o público jovem também está em busca de opções rentáveis para além da previdência pública – especialmente depois da aprovação da Reforma da Previdência, que aumentou o tempo de contribuição atrelado ao INSS.

Por isso, foi-se o tempo em que as instituições financeiras lançavam produtos personalizados apenas para um segmento da população. Atualmente, centenas de serviços oferecem garantias exclusivas para diversos perfis e finalidades – por exemplo, para garantir um patrimônio sólido no longo prazo.

O investimento em seguridade engloba uma série de vantagens, desde um planejamento concreto focado na formação dos filhos, passando pela compra de uma casa na praia até uma viagem ao mundo durante um ano sabático.

Seja qual for o seu objetivo no longo prazo, fato é que a previdência privada desponta como um dos investimentos mais seguros para te ajudar a tirar seus sonhos do papel

  • Aposentadoria tranquila: os planos de previdência não sofrem com a retenção antecipada do Imposto de Renda (o famoso “come-cotas”, que abocanha 20% dos ganhos dos fundos de investimento de curto prazo e 15% dos fundos de longo prazo a cada mês de maio e novembro);
  • Planejamento sucessório: o benefício securitário pode ser acionado em caso de morte do investidor, uma vez que os recursos são repassados para os familiares sem a necessidade de inventário – além de terem isenção de ITCMD (imposto estadual cobrado sobre heranças e doações de bens);
  • Investimento de longo prazo: os fundos de previdência privada são uma excelente opção para quem quer planejar o futuro de maneira segura e rentável. 

As duas fases do plano de previdência privada: acúmulo e usufruto

A previdência privada funciona basicamente em duas frentes: o acúmulo dos recursos por meio do aporte e do “trabalho” dos juros e o usufruto, isto é, a fase em que você pode se aproveitar do montante adquirido. 

A primeira fase é voltada para o acúmulo de recursos, prática que nem todo mundo consegue manter sozinho ao longo da vida, independentemente dos motivos. Por isso, o foco principal é acumular, de maneira constante e disciplinada, um aporte mensal com foco no longo prazo.

Depois de anos trabalhando a favor dos juros e fortalecendo o patrimônio, chega a hora de finalmente aproveitar a previdência da maneira que bem preferir. Isso só é possível com um plano bem estruturado.

Esse tipo de investimento é uma estratégia inteligente para você ampliar o seu patrimônio ao longo da vida e garantir uma aposentadoria mais confortável.

Entenda a previdência privada na prática

Ao compreender como funciona um plano de previdência, fica mais fácil se planejar para escolher a melhor opção no mercado. Por isso, fique atento ao modelo de seguridade, bem como ao regime de tributação.

Tipos de previdência

A primeira informação que você deve ter em mente diz respeito ao tipo de previdência que deseja contratar: o plano VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) é utilizado por 90% dos brasileiros, já o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) aparece em segundo lugar na preferência de mercado. A diferença principal entre eles é o regime de tributação do IR.

O PGBL é recomendado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda e contribui para o INSS, uma vez que permite deduzir até 12% da renda bruta na hora de declarar os seus gastos. O VGBL é a escolha mais adequada para quem opta pela declaração simplificada do IR ou é isento – nesse caso, somente a rentabilidade do plano é tributada. 

Regime de tributação

Na hora de contratar o plano que melhor se adequa ao seu perfil de investidor, você deve escolher a tributação que também melhor se ajusta ao seu orçamento. Há duas tabelas de

tributação: progressiva ou regressiva. Por meio delas, você garante benefícios como:

  • Dedução de até 12% da renda tributável na declaração do Imposto de Renda – em caso de aplicação PGBL;
  • Redução das alíquotas ao longo do tempo – ao optar pelo regime de tributação regressiva;
  • Ausência de come-cotas, cobrado em outros tipos de fundos de investimento nos meses de maio e novembro.

Fundos de previdência

Como dito anteriormente, a previdência deixou de ser um aporte focado apenas na aposentadoria e hoje é considerada um investimento seguro e interessante para as mais variadas idades e objetivos. E por ir além da função de uma reserva financeira, ela também pode ser uma excelente forma de você complementar a sua renda no longo prazo.

Prova disso são os fundos de previdência, serviços personalizados que ajudam o investidor a explorar ativos mais voláteis – e consequentemente mais rentáveis – com foco no acúmulo de capital. 

Conte com a ajuda do banco que é referência no assunto previdência privada

A escolha pela previdência privada ideal deve ser feita com base em diferentes critérios, por isso vale a pena contar com ajuda de uma instituição financeira que entende do riscado. O BTG Pactual é referência quando o assunto é previdência personalizada: são mais de 180 produtos disponíveis, com opções para perfis conservadores e arrojados.

Com o BTG Pactual você encontra planos a partir de R$ 1 mil e aportes mensais a partir de R$ 200, além de facilidades exclusivas para você aproveitar ao máximo – como taxa zero para carregamento e custódia.

Sua previdência privada pode ser contratada por meio do aplicativo do BTG Pactual, uma forma prática e segura que permite a você realizar todas as operações sem sair de casa, com atendimento 24 horas por dia e sete dias de semana.

Baixe o e-book gratuito sobre previdência privada do BTG Pactual e fique por dentro de todas as informações necessárias para contratar a sua com segurança e agilidade: 

Compartilhe

Conteúdo BTG Pactual

Quer controlar melhor seus gastos? Este banco usa tecnologia e inteligência de dados para melhorar sua relação com o dinheiro

4 de abril de 2022 - 10:00

Funcionalidade Finanças+, do BTG Pactual, permite que você acompanhe suas despesas divididas em categorias e te ajuda a alcançar seus objetivos com dicas e alertas personalizados

Conteúdo BTG Pactual

Da conta corrente aos investimentos: conheça todos os serviços do BTG Pactual

28 de março de 2022 - 10:00

Entrou para o mundo dos investimentos e está em busca de um banco moderno e prático que integre todos os seus serviços? BTG Pactual é um banco completo, com soluções para diversos objetivos e públicos

Conteúdo BTG Pactual

Ouro em alta: tradicional porto seguro do mercado ajuda a diversificar a carteira em meio à crise

21 de março de 2022 - 10:00

Em tempos de alta dos juros, guerra e instabilidade mundial, o metal torna-se uma boa alternativa para proteger o patrimônio; veja como investir

Conteúdo BTG Pactual

O que esperar da próxima reunião do Copom e como ela pode afetar seus investimentos?

9 de março de 2022 - 14:00

Previsões de mercado indicam novo aumento da Selic; investidor precisa estar preparado para escolher os melhores ativos para o portfólio

Conteúdo BTG Pactual

ESG deixou de ser apenas politicamente correto e já é bom caminho para garantir lucros; veja como investir

7 de março de 2022 - 10:00

Fundos, ETFs e carteiras recomendadas estão disponíveis para quem quer fazer investimentos com foco em aspectos sociais, ambientais e de governança; conheça uma forma prática de ingressar no mercado ESG

Conteúdo BTG Pactual

Selic ‘ultrapassa’ IPCA e facilita a vida do investidor que deseja proteger seu dinheiro; veja como

3 de março de 2022 - 10:00

Produtos reúnem segurança, liquidez e previsibilidade agora e são ideais para a construção de uma reserva de emergência

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Apesar de turbulências, fundos imobiliários estão descontados e seguem como excelente opção para uma carteira diversificada

22 de fevereiro de 2022 - 9:19

Segundo BTG Pactual, muitos FIIs estão com preços abaixo de seu valor e trarão boas janelas de ganhos ao longo de 2022

Conteúdo BTG Pactual

Participe da CEO Conference Brasil, maior evento do mercado financeiro organizado pelo BTG Pactual

14 de fevereiro de 2022 - 10:00

Evento com transmissão online terá a presença de alguns dos principais nomes da economia, política e tecnologia. Faça sua inscrição!

Conteúdo BTG Pactual

Não sabe onde investir? Conheça as carteiras recomendadas do BTG Pactual e conte com as indicações de ações e FIIs do maior banco de investimentos da América Latina

7 de fevereiro de 2022 - 10:00

As carteiras ‘top picks’ do BTG Pactual incluem recomendações de ações, fundos imobiliários e BDRs

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Ajuste de carteira em 2022: investir no exterior é essencial para reduzir o risco Brasil; veja como é fácil proteger o patrimônio

24 de janeiro de 2022 - 10:00

Instabilidade política e econômica no Brasil em ano eleitoral devem aumentar a volatilidade por aqui; a boa notícia é que há maneiras bem simples de alocar seu dinheiro fora do país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar