🔴 +35 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM MARÇO – VEJA GRATUITAMENTE

Cotações por TradingView
Claudia Loureiro
Conteúdo Ripio

O que é Decentraland (MANA) e qual a sua relação com o metaverso?

O metaverso é uma das febres do momento no criptomercado. O Decentraland é um dos principais nomes da realidade virtual e sua criptomoeda, MANA, foi um dos ativos digitais que mais valorizou em 2021

Claudia Loureiro
12 de abril de 2022
10:32 - atualizado às 10:34
decentraland
Imagem: Decentraland/Divulgação -

É bem provável que você já tenha lido a palavra metaverso por aí. Essa nova tecnologia tem como premissa conectar o mundo “físico” e o mundo virtual, criando uma nova era da internet: a Web 3.0. Os criptoativos estão diretamente relacionados a esse ambicioso projeto, já que é por meio desses ativos que os usuários poderão criar projetos e fazer transações financeiras.  

Atualmente, uma das áreas que têm o metaverso mais desenvolvido é a de games. Essa realidade virtual imersiva abriu espaço para que muitos usuários unissem o lazer à possibilidade de ganhar dinheiro. 

Os jogos baseados em blockchain são um bom exemplo: com a filosofia play to earn, os players podem ganhar tokens jogando videogame. 

Funciona da seguinte maneira: dentro dos jogos, existem criptomoedas que são conquistadas ao completar missões e atividades, ou adquiridas em exchanges, como a Ripio. Essas criptos podem ser utilizadas dentro do jogo, para comprar outros tokens, melhorar as habilidades dos personagens e também NFTs em formato de roupas e acessórios para os avatares. 

Nesse contexto de games e metaverso, o Decentraland ganhou notoriedade ao se tornar um dos jogos mais populares deste novo ambiente digital. Sua criptomoeda nativa, a MANA, valorizou 3.943% no ano passado, marcando presença entre as maiores altas do mercado cripto no período. 

Sucesso do Decentraland no metaverso

O Decentreland é um dos maiores sucessos do metaverso. Além da valorização da MANA estar entre as maiores do mercado cripto no ano passado, um passo importante na história deste universo foi a abertura de uma unidade do JP Morgan, o maior banco dos Estados Unidos, dentro do próprio jogo. 

Este foi o marco da entrada de um credor no metaverso, um passo importante no ecossistema cripto. A instituição também fez uma publicação explorando as oportunidades disponíveis no universo virtual. 

O Decentraland também foi pauta no noticiário quando um de seus terrenos virtuais foi vendido por 618 mil unidades de MANA em novembro de 2021. À época, esse valor equivalia a US$ 2,4 milhões ‒ o preço de um imóvel de luxo na área mais nobre de Nova York. 

Além de cifras astronômicas como essa que acabaram chamando a atenção da mídia, a popularidade do metaverso cresceu ainda mais com reposicionamento do Facebook para Meta, indicando o foco de Mark Zuckerberg em projetos da realidade virtual. Para saber mais, você pode acessar esta matéria em que explicamos tudo sobre o metaverso e seu potencial

Afinal, o que é Decentraland? 

O Decentraland é um universo em 3D governado por uma organização autônoma descentralizada (DAO). Desenvolvido na blockchain do Ethereum, ele une os jogos em sistema play to earn com uma plataforma de realidade virtual, em que é possível criar avatares, interagir com outras pessoas e realizar atividades. 

O diferencial do Decentraland é que os usuários são, de certa forma, “donos” do mundo virtual e podem personalizá-lo conforme suas preferências. São três as principais funcionalidades do jogo, segundo o site oficial:

  • Explorar: é possível percorrer os diferentes cenários e espaços construídos pelos próprios usuários dentro do jogo, indo desde tavernas medievais a estações espaciais; 
  • Criar: os usuários podem criar cenários, peças de arte, desafios e participar de eventos dentro da plataforma para ganhar prêmios;
  • Negociar: no Decentraland, acontece também compra e venda de terrenos virtuais, avatares, skins (as “roupas” do jogo) e demais itens. Essa negociação é feita com os tokens nativos da plataforma, que serão explicados a seguir. 

Tokens no Decentraland: MANA e LAND

As transações no Decentraland são realizadas com MANA, a criptomoeda da plataforma. Ela pode ser conquistada através de missões cumpridas no game, mas também pode ser adquirida em reais. 

Uma das formas de adquirir MANA (se você não joga videogame) é através da Ripio, plataforma de compra e venda de criptomoedas que permite o depósito na conta via transferência bancária e via PIX. Lá, você pode comprar MANA e outros ativos desembolsando a partir de R$ 10. Para saber mais, basta clicar neste link

Por ser governado por uma DAO, a posse de alguns tokens dá o direito de participação nas decisões que cercam o desenvolvimento da comunidade no Decentraland. A MANA é uma delas, chamada de token de governança. Mas também há outro token neste ecossistema: a LAND. 

Explicando melhor, existem diversos lotes de terrenos virtuais que são comercializados no game em formato de tokens não fungíveis (NFTs). Cada um desses lotes é representado pelo token LAND

O usuário pode tratar o terreno NFT como um lote do mundo físico. É possível projetar, construir, escolher materiais e formatos das construções e muito mais. 

Os lotes podem ser adquiridos, dentro do ecossistema do jogo, usando a criptomoeda nativa MANA. 

Na prática, é como se o Decentreland unisse o Minecraft e o Second Life, velhos conhecidos dos gamers, em um único universo. Como no Minecraft, é possível realizar missões e construir estruturas. A semelhança com o Second Life se manifesta nas funcionalidades de realidade virtual, que permitem a construção de avatares e socialização com outras pessoas dentro deste universo.

Vale lembrar que a distribuição de tokens no Decentreland não é restrita à moeda MANA e aos lotes LAND. Existem diversos itens colecionáveis skins, ferramentas e avatares ‒ disponíveis na plataforma que são divididos por sua raridade, seguindo uma escala que vai de comum (itens com 100.000 unidades ou mais) a único. 

Qual a relação da carteira metamask com o Decentraland? 

A metamask é uma carteira digital onde é possível armazenar as criptomoedas e tokens não fungíveis (NFT) criados na blockchain do Ethereum. Ou seja, você pode guardar suas unidades de MANA e LAND em uma metamask.

Ela pode ser criada através do site oficial, funcionando como uma extensão do navegador (como Chrome, Brave e Firefox), ou pelo próprio app, disponível para dispositivos Android e iOS. Na prática, a metamask funciona como uma ponte de conexão entre os dApps (aplicativos descentralizados) e os navegadores web, facilitando seu uso. 

Na prática, como funciona o Decentraland?

Por ser um game que também permite socialização e transações de ativos digitais, a organização do Decentreland deve contemplar cada um desses fatores. Por isso, a estrutura deste universo é dividida em 3 partes: 

  1. Camada de consenso: utilizada para realizar o rastreamento das operações, criando o registro em blockchain. 
  2. Camada de conteúdo: responsável pelo armazenamento de informações utilizadas para renderizar o conteúdo
  3. Camada de interação em tempo real: esta já é autoexplicativa - permite a interação dos usuários na plataforma em tempo real.

Imagem: Decentraland/Divulgação. 

Como negociar MANA?

A criptomoeda MANA é essencial para a experiência no Decentraland e pode ser um dos nomes do futuro da economia digital. Como falamos anteriormente, o ativo pode ser conquistado em missões no game, mas também é possível comprá-lo em reais. 

Para isso, é necessário que você tenha conta em uma plataforma que liste a MANA entre seus ativos, como é o caso da Ripio, uma plataforma digital de compra e venda de Bitcoin, MANA e outras criptomoedas. 

A plataforma permite que você compre, venda, armazene, envie e receba criptomoedas de forma simples e intuitiva, sem custo de manutenção ou abertura. Para negociar MANA em reais na Ripio, basta seguir este passo a passo: 

  1. Cadastre-se na Ripio ou baixe o app para Android ou IOS; 
  2. Ative sua conta; 
  3. Deposite o valor que deseja negociar por meio de PIX, transferência bancária ou conta do Mercado Pago; 
  4. Acesse a carteira ou área de compra, insira a quantidade de MANA desejada e siga as instruções para finalizar a compra. 

Viu como é simples? Depois de realizar a transação, você pode manter as moedas na sua carteira, convertê-las em moedas fiduciárias (como reais) ou negociá-las na Ripio por outras criptos. 

É importante lembrar que o mercado cripto é bastante volátil. Investimentos em projetos inovadores, como é o caso do Decentraland e da moeda MANA, pedem uma dose extra de atenção ao estudar o projeto e é necessário buscar informações sobre ele de forma contínua. 

A plataforma Ripio é o melhor caminho para se inserir no universo dos criptoativos com mais segurança e facilidade. Clique no botão abaixo e comece a negociar agora mesmo: 

ABRA SUA CONTA NA RIPIO E COMECE A NEGOCIAR MANA EM REAIS NA PLATAFORMA

Compartilhe

Conteúdo Ripio

O que é metaverso? Saiba tudo sobre o ambiente em que a ‘vida digital’ tem lugar

29 de março de 2022 - 10:00

Mais do que uma novidade tecnológica, o metaverso pode representar uma verdadeira revolução sobre como nos relacionamos e usamos a internet.

Conteúdo Ripio

Stablecoins: o que são e por que vale a pena ter essa categoria de criptomoedas

8 de março de 2022 - 14:00

Entenda as vantagens de possuir essa classe de criptoativos

conteúdo ripio

Não é só bitcoin: existem 8 classes de criptoativos com potencial para te fazer lucrar em 2022; saiba quais são

8 de fevereiro de 2022 - 8:30

Se você tem interesse em buscar lucros com criptomoedas, deveria saber que o bitcoin é apenas a ponta do iceberg

conteúdo ripio

Tendência ou ‘hype’? Criptomoedas NFT ligadas a games valorizaram até 1.207.757% em 7 anos; confira os nomes de 3 ativos promissores

26 de outubro de 2021 - 8:30

As criptomoedas NFT ligadas a games entregaram as maiores valorizações de 2021, mas ainda há espaço para mais; saiba como acessar as próximas oportunidades

Conteúdo Ripio

ADA: Como fica esta criptomoeda com a atualização da Cardano?

19 de outubro de 2021 - 8:05

A Cardano colocou em prática na 2ª semana de setembro a sua atualização “Alonzo”. Saiba o que muda com ela— e como isso afeta seu bolso

CONTEÚDO RIPIO

Pegando ‘carona’ no Ethereum, criptomoeda AXS ultrapassa valorização do Bitcoin e chega a mais de 7.000% no ano; saiba como investir

2 de setembro de 2021 - 8:15

AXS é considerada por analistas do mercado como a criptomoeda mais promissora do ano; veja caminho para investir

CONTEÚDO PATROCINADO

Onde comprar Bitcoin? Veja tudo que você precisa saber para não entrar em furada antes de investir em criptomoedas

17 de agosto de 2021 - 8:00

Para entrar no mercado das criptomoedas, considerado um dos mais promissores da atualidade, é preciso tomar alguns cuidados na escolha da plataforma para as transações; Saiba quais

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies