🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo BTG Pactual

Fundos multimercados: uma boa opção de investimento em cenário de incertezas econômicas

BTG Pactual oferece variada gama de fundos multimercados, com aplicações iniciais acessíveis e gestores qualificados para tomar decisões de acordo com as mudanças do cenário

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
23 de fevereiro de 2023
10:00 - atualizado às 10:54
btg pactual fundos multimercados super-ricos
Imagem: Shutterstock

O ano de 2023 deve ser ainda mais difícil para a economia global do que foi 2022. Essa análise foi feita pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), principalmente por conta da concomitante desaceleração das três grandes economias do mundo: União Europeia, China e Estados Unidos – este último, que encara um período de inflação elevada e um futuro incerto.

No Brasil, o cenário não é diferente. As perspectivas para o ano ainda tendem a ser pessimistas, pautadas pela falta de clareza sobre a política econômica do presidente eleito Lula. Nesse começo de mandato, ele já deu declarações polêmicas sobre temas como estabilidade fiscal, metas de inflação, teto de gastos e a independência do Banco Central. 

Suas falas fizeram aumentar a desconfiança do mercado, trazendo instabilidades ao investidor. Mas existe uma forma de você investir buscando lucros independentemente do cenário previsto para 2023.

Um investimento que se adapta ao mercado

Em momentos como esse, especialistas reforçam o conselho a investidores sobre manterem uma carteira diversificada, composta por ativos de diferentes tipos e setores. Uma excelente opção para isso são os fundos multimercados.

Como o próprio nome sugere, esses produtos fazem parte de uma categoria que permite mesclar diferentes classes de investimentos – inclusive rendas fixa e variável, passando por juros, moedas, ações e até investimentos internacionais –, tendo como principal objetivo oferecer mais rentabilidade e controlar os riscos. 

Em 2022, de acordo com a plataforma Trademap, essa foi a aplicação que mais se destacou. Os fundos multimercados registraram uma valorização nominal de 13,66%, segundo o IHFA (Índice de Hedge Funds ANBIMA), que é referência para a indústria de hedge funds. E as projeções indicam que há possibilidades de que esse bom desempenho se repita em 2023.

Por essas boas perspectivas e sua pluralidade em termos de investimentos, os fundos multimercados são, então, uma opção para deixar a carteira ainda mais diversificada e protegida.

As vantagens dos fundos multimercados

Com qualquer outro tipo de fundo, o multimercado reúne recursos de vários investidores para uma aplicação conjunta, determinando que ganhos e perdas são compartilhados por todos os cotistas. Mas, nesse caso, o gestor tem mais liberdade para traçar estratégias de acordo com as mudanças econômicas, geopolíticas ou de outras naturezas que possam impactar diretamente os retornos do investimento.

Dessa forma, o fundo multimercado pode se adaptar com mais tranquilidade à volatilidade do mercado, indo por um caminho mais arrojado, em momentos otimistas, ou mais conservados em épocas de crise, como as vividas recentemente.

Com esse tipo de aplicação, é possível se proteger de reviravoltas iminentes, mas também explorar diferentes tendências quando observada uma oportunidade.

Vale ressaltar que o gestor de um fundo multimercado, responsável por tomar todas essas decisões em prol dos cotistas participantes, é um profissional especializado nessa função. Ou seja, o investidor pode se beneficiar da praticidade de aplicar em um fundo, sem precisar se preocupar com a seleção de ativos, que é gerenciada por uma pessoa qualificada. 

Outra vantagem é que o aporte inicial para investimentos em fundos multimercados pode ser bastante baixo – para se ter ideia, é possível encontrar opções com aplicação mínima a partir de R$ 1,00.

O melhor investimento para cada tipo de investidor

Os fundos multimercados são indicados para quem busca uma maior diversificação em sua carteira e acesso a mercados variados, por meio de aplicações acessíveis. Mas é importante ressaltar que esse tipo de produto costuma ser indicado àqueles investidores que têm uma maior tolerância a riscos.

É recomendado que o investidor verifique se o ativo que pretende adicionar à carteira atende às suas necessidades financeiras e pessoais no momento, se está alinhado ao seu perfil de risco e também ao prazo de investimento buscado.

Também se faz muito importante contar com uma plataforma digital de confiança e de qualidade, buscando sempre por um banco de investimentos que seja conceituado e que tenha a sua expertise comprovada, para poder, de fato, ajudar o investidor  a tomar as melhores decisões em seu portfólio de investimentos.

O BTG Pactual, que é o maior banco de investimentos da América Latina, com mais de 35 anos de experiência em investimentos e gestão de recursos, oferece uma extensa carteira com as mais variadas opções de fundos multimercados.

Para ter acesso aos produtos disponibilizados, por meio de seu home broker, basta fazer a abertura de uma conta de forma 100% digital e gratuita: um processo fácil e rápido e que está disponível neste link aqui.

Confira todas as opções de fundos multimercados no BTG Pactual e diversifique sua carteira de investimentos de forma prática, com assessoria especializada e menores riscos, protegendo o seu patrimônio e aproveitando as melhores oportunidades que o mercado oferece. 

Compartilhe

Conteúdo BTG Pactual

Quer controlar melhor seus gastos? Este banco usa tecnologia e inteligência de dados para melhorar sua relação com o dinheiro

4 de abril de 2022 - 10:00

Funcionalidade Finanças+, do BTG Pactual, permite que você acompanhe suas despesas divididas em categorias e te ajuda a alcançar seus objetivos com dicas e alertas personalizados

Conteúdo BTG Pactual

Da conta corrente aos investimentos: conheça todos os serviços do BTG Pactual

28 de março de 2022 - 10:00

Entrou para o mundo dos investimentos e está em busca de um banco moderno e prático que integre todos os seus serviços? BTG Pactual é um banco completo, com soluções para diversos objetivos e públicos

Conteúdo BTG Pactual

Ouro em alta: tradicional porto seguro do mercado ajuda a diversificar a carteira em meio à crise

21 de março de 2022 - 10:00

Em tempos de alta dos juros, guerra e instabilidade mundial, o metal torna-se uma boa alternativa para proteger o patrimônio; veja como investir

Conteúdo BTG Pactual

O que esperar da próxima reunião do Copom e como ela pode afetar seus investimentos?

9 de março de 2022 - 14:00

Previsões de mercado indicam novo aumento da Selic; investidor precisa estar preparado para escolher os melhores ativos para o portfólio

Conteúdo BTG Pactual

ESG deixou de ser apenas politicamente correto e já é bom caminho para garantir lucros; veja como investir

7 de março de 2022 - 10:00

Fundos, ETFs e carteiras recomendadas estão disponíveis para quem quer fazer investimentos com foco em aspectos sociais, ambientais e de governança; conheça uma forma prática de ingressar no mercado ESG

Conteúdo BTG Pactual

Selic ‘ultrapassa’ IPCA e facilita a vida do investidor que deseja proteger seu dinheiro; veja como

3 de março de 2022 - 10:00

Produtos reúnem segurança, liquidez e previsibilidade agora e são ideais para a construção de uma reserva de emergência

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Apesar de turbulências, fundos imobiliários estão descontados e seguem como excelente opção para uma carteira diversificada

22 de fevereiro de 2022 - 9:19

Segundo BTG Pactual, muitos FIIs estão com preços abaixo de seu valor e trarão boas janelas de ganhos ao longo de 2022

Conteúdo BTG Pactual

Participe da CEO Conference Brasil, maior evento do mercado financeiro organizado pelo BTG Pactual

14 de fevereiro de 2022 - 10:00

Evento com transmissão online terá a presença de alguns dos principais nomes da economia, política e tecnologia. Faça sua inscrição!

Conteúdo BTG Pactual

Não sabe onde investir? Conheça as carteiras recomendadas do BTG Pactual e conte com as indicações de ações e FIIs do maior banco de investimentos da América Latina

7 de fevereiro de 2022 - 10:00

As carteiras ‘top picks’ do BTG Pactual incluem recomendações de ações, fundos imobiliários e BDRs

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Ajuste de carteira em 2022: investir no exterior é essencial para reduzir o risco Brasil; veja como é fácil proteger o patrimônio

24 de janeiro de 2022 - 10:00

Instabilidade política e econômica no Brasil em ano eleitoral devem aumentar a volatilidade por aqui; a boa notícia é que há maneiras bem simples de alocar seu dinheiro fora do país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar