O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
BTG Pactual oferece variada gama de fundos multimercados, com aplicações iniciais acessíveis e gestores qualificados para tomar decisões de acordo com as mudanças do cenário
O ano de 2023 deve ser ainda mais difícil para a economia global do que foi 2022. Essa análise foi feita pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), principalmente por conta da concomitante desaceleração das três grandes economias do mundo: União Europeia, China e Estados Unidos – este último, que encara um período de inflação elevada e um futuro incerto.
No Brasil, o cenário não é diferente. As perspectivas para o ano ainda tendem a ser pessimistas, pautadas pela falta de clareza sobre a política econômica do presidente eleito Lula. Nesse começo de mandato, ele já deu declarações polêmicas sobre temas como estabilidade fiscal, metas de inflação, teto de gastos e a independência do Banco Central.
Suas falas fizeram aumentar a desconfiança do mercado, trazendo instabilidades ao investidor. Mas existe uma forma de você investir buscando lucros independentemente do cenário previsto para 2023.
Em momentos como esse, especialistas reforçam o conselho a investidores sobre manterem uma carteira diversificada, composta por ativos de diferentes tipos e setores. Uma excelente opção para isso são os fundos multimercados.
Como o próprio nome sugere, esses produtos fazem parte de uma categoria que permite mesclar diferentes classes de investimentos – inclusive rendas fixa e variável, passando por juros, moedas, ações e até investimentos internacionais –, tendo como principal objetivo oferecer mais rentabilidade e controlar os riscos.
Em 2022, de acordo com a plataforma Trademap, essa foi a aplicação que mais se destacou. Os fundos multimercados registraram uma valorização nominal de 13,66%, segundo o IHFA (Índice de Hedge Funds ANBIMA), que é referência para a indústria de hedge funds. E as projeções indicam que há possibilidades de que esse bom desempenho se repita em 2023.
Por essas boas perspectivas e sua pluralidade em termos de investimentos, os fundos multimercados são, então, uma opção para deixar a carteira ainda mais diversificada e protegida.
Com qualquer outro tipo de fundo, o multimercado reúne recursos de vários investidores para uma aplicação conjunta, determinando que ganhos e perdas são compartilhados por todos os cotistas. Mas, nesse caso, o gestor tem mais liberdade para traçar estratégias de acordo com as mudanças econômicas, geopolíticas ou de outras naturezas que possam impactar diretamente os retornos do investimento.
Dessa forma, o fundo multimercado pode se adaptar com mais tranquilidade à volatilidade do mercado, indo por um caminho mais arrojado, em momentos otimistas, ou mais conservados em épocas de crise, como as vividas recentemente.
Com esse tipo de aplicação, é possível se proteger de reviravoltas iminentes, mas também explorar diferentes tendências quando observada uma oportunidade.
Vale ressaltar que o gestor de um fundo multimercado, responsável por tomar todas essas decisões em prol dos cotistas participantes, é um profissional especializado nessa função. Ou seja, o investidor pode se beneficiar da praticidade de aplicar em um fundo, sem precisar se preocupar com a seleção de ativos, que é gerenciada por uma pessoa qualificada.
Outra vantagem é que o aporte inicial para investimentos em fundos multimercados pode ser bastante baixo – para se ter ideia, é possível encontrar opções com aplicação mínima a partir de R$ 1,00.
Os fundos multimercados são indicados para quem busca uma maior diversificação em sua carteira e acesso a mercados variados, por meio de aplicações acessíveis. Mas é importante ressaltar que esse tipo de produto costuma ser indicado àqueles investidores que têm uma maior tolerância a riscos.
É recomendado que o investidor verifique se o ativo que pretende adicionar à carteira atende às suas necessidades financeiras e pessoais no momento, se está alinhado ao seu perfil de risco e também ao prazo de investimento buscado.
Também se faz muito importante contar com uma plataforma digital de confiança e de qualidade, buscando sempre por um banco de investimentos que seja conceituado e que tenha a sua expertise comprovada, para poder, de fato, ajudar o investidor a tomar as melhores decisões em seu portfólio de investimentos.
O BTG Pactual, que é o maior banco de investimentos da América Latina, com mais de 35 anos de experiência em investimentos e gestão de recursos, oferece uma extensa carteira com as mais variadas opções de fundos multimercados.
Para ter acesso aos produtos disponibilizados, por meio de seu home broker, basta fazer a abertura de uma conta de forma 100% digital e gratuita: um processo fácil e rápido e que está disponível neste link aqui.
Confira todas as opções de fundos multimercados no BTG Pactual e diversifique sua carteira de investimentos de forma prática, com assessoria especializada e menores riscos, protegendo o seu patrimônio e aproveitando as melhores oportunidades que o mercado oferece.