🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

Entenda tudo sobre a Previdência Privada e conheça as vantagens de investir nos fundos de Previdência do BTG Pactual

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
11 de abril de 2022
10:00 - atualizado às 14:19
Pilhas de moedas e porquinho de poupança, em referência à previdência privada
Imagem: Shutterstock

Quando o assunto é aposentadoria, são poucos os brasileiros que realmente se planejam de forma antecipada. Seja por incompatibilidade financeira, seja por desconhecimento, fato é que o processo de escolha de um plano de previdência muitas vezes é deixado de lado. O que é um erro, já que há opções de previdência privada acessíveis para todos os tipos de perfis.

No Brasil, contar apenas com o auxílio do INSS pode não ser uma boa estratégia para quem deseja uma aposentadoria recompensadora. Por isso, os fundos de previdência surgem como alternativas vantajosas que ajudam o investidor a planejar o futuro de maneira consciente e bem estruturada.

O mercado de previdência está em ampla ascensão, sendo as opções privadas as mais benéficas para o público investidor. De 2020 para 2021, o número de fundos de previdência disponíveis aumentou 20%, chegando a 2.088. Nesse meio, há fundos tanto para quem opta pela renda fixa como para aqueles que desejam explorar a renda variável.

O BTG Pactual, por exemplo, é uma das melhores instituições a oferecer fundos de previdência personalizados para diferentes tipos de perfis. E o melhor: sem cobrança de taxas abusivas e com ampla gama de serviços digitais. Portanto, se você está procurando um fundo de previdência personalizado, o momento para planejar é agora.  

Principais vantagens de ter um plano de previdência privada

Para além de complementar o valor da aposentadoria pública do INSS, a previdência privada é um importante aliado na busca por acúmulo de patrimônio, para fins de herança e também para uma maior liberdade financeira no futuro.

Os fundos de previdência permitem ao investidor diversificar sua carteira de ativos em títulos públicos e privados, além de ações de grandes companhias brasileiras e internacionais. Os benefícios, entretanto, não param por aí. Há uma série de vantagens que acompanham os fundos de previdência. Conheça mais sobre cada uma delas: 

Tributação Flexível

Os planos de previdência são ajustados de maneira personalizada, sendo possível optar por tributações flexíveis que se ajustam ao orçamento. A tributação progressiva funciona da mesma forma que a tabela do Imposto de Renda, ou seja, com alíquotas de até 27,5% de limite que crescem ao longo do prazo e dependem do valor aportado. 

Já a tributação regressiva incentiva o investidor a manter o dinheiro em caixa a fim de render conforme os anos passam. Nesse caso, a alíquota começa em 35% e diminui com o passar do tempo. Quanto mais anos o dinheiro se mantiver aplicado, menor as taxas – um incentivo a mais para o aporte da previdência como planejamento de aposentadoria.

Benefícios fiscais

A previdência privada oferece diversos benefícios fiscais ao investidor, que no longo prazo são capazes de influenciar diretamente no aumento do patrimônio. Uma das comodidades adquiridas com esse tipo de investimento é a possibilidade de dedução de até 12% da renda tributável na declaração do Imposto de Renda – no caso de aplicações PGBL.

Outro benefício é a ausência do temível “come-cotas”, a antecipação do recolhimento do Imposto de Renda em fundos de investimento. O pagamento é feito apenas no momento do resgate, permitindo ao investidor ter maior liberdade para aplicar de forma regular.

Sucessão patrimonial

Uma das grandes vantagens da previdência privada é a possibilidade de uso como sucessão patrimonial, reduzindo as burocracias em um eventual caso de herança. O titular do investimento pode escolher livremente quem serão os beneficiários que ficarão com o saldo acumulado.

Nesse caso, os beneficiários podem acessar o capital investido sem que haja necessidade de inventário. Esse processo reduz os custos cartoriais, o tempo de espera para recebimento do benefício e, principalmente, as etapas jurídicas.

Acessível a todos os perfis

O mercado de previdência é bastante acessível para diferentes tipos de perfis, desde profissionais autônomos e investidores de longa data até crianças e idosos. Da mesma forma, é possível criar um plano ajustado ao tipo de estratégia de cada perfil, seja ele conservador, moderado ou agressivo.

Outra grande vantagem é o fato de a previdência poder ser debitada automaticamente mês a mês, facilitando o controle das finanças para quem deseja aplicar regularmente. O resgate ocorre da mesma forma, sem grandes burocracias, a partir do momento que termina a fase de acumulação. Já o saque pode ser feito de maneira parcial ou integral.

Gestão profissional

Por fim, a gestão da carteira de previdência pode ser acompanhada por um profissional qualificado, que oferece ativos que melhor se encaixam na estratégia do investidor. Dessa forma, o gestor do fundo de previdência oferece uma estratégia personalizada para cada tipo de perfil, a fim de alcançar o objetivo determinado pelo investidor.

Quer montar um plano de previdência focado na sua aposentadoria a longo prazo? Prefere criar uma previdência para os filhos? É possível criar um plano para cada tipo de objetivo a fim de realizá-lo no prazo pretendido, tudo isso por meio de uma gestão profissional. 

Vale a pena portabilizar a previdência?

Independentemente de você já ter um plano de previdência ou não, é provável que em algum momento surjam oportunidades para uma portabilidade. E poucos fundos são mais vantajosos que a previdência nesse caso, já que a possibilidade de migrar de uma instituição para outra é bastante facilitada.

A portabilidade da previdência privada pode ser feita tanto entre planos da mesma instituição como para outros bancos. Essa é uma excelente alternativa quando as taxas cobradas em uma instituição ultrapassam o seu planejamento mensal ou mesmo quando a rentabilidade deixa de ser atrativa. 

Ao realizar a portabilidade, você migra sua previdência privada para outra instituição sem a necessidade de reinvestir os ativos ou obrigatoriedade de resgate – já que a prática demanda cobrança de impostos. Vale lembrar, entretanto, que a mudança de banco deve ser feita apenas para planos de uma mesma modalidade, seja PGBL ou VGBL.

Esse tipo de mudança é feita de forma gratuita pelas instituições e tende a ser desburocratizada. No BTG Pactual, por exemplo, ela pode ser feita via autoatendimento pelo aplicativo ou site oficial. 

Encontrando o banco certo para investir na previdência: conheça os planos do BTG Pactual

A escolha pelo melhor fundo de previdência passa pela análise certeira de uma boa instituição financeira. E entre as opções do mercado, o BTG desponta como uma das principais gestoras de fundos do país. São mais de 150 fundos de previdência disponibilizados para diferentes perfis de investidores.

Entusiasta da renda fixa ou investidor mais arriscado, fato é que há opções de previdência para quaisquer tipos de estratégias. No BTG, você encontra fundos de inflação, multimercados e mesmo com exposição no exterior, todos com aplicação inicial a partir de R$ 1 mil – o aporte mensal pode ser feito a partir de R$ 200.

Outra grande vantagem dos fundos BTG é a ausência de taxas de custódia e carregamento. O BTG Pactual é atualmente o único banco que conta com produtos de previdência com taxa zero no mercado brasileiro. Além disso, você pode fazer aportes na frequência que preferir, sem a obrigatoriedade de depósito mensal. 

Prático, rápido e acessível, o BTG pode ser acessado via aplicativo e conta com um autoatendimento humanizado e facilitado para todos os clientes. 

Se você quer começar a planejar a sua previdência privada hoje mesmo, utilize o simulador de previdência do BTG Pactual e descubra qual plano mais combina com o seu perfil, clicando no botão abaixo:

Compartilhe

Conteúdo BTG Pactual

Quer controlar melhor seus gastos? Este banco usa tecnologia e inteligência de dados para melhorar sua relação com o dinheiro

4 de abril de 2022 - 10:00

Funcionalidade Finanças+, do BTG Pactual, permite que você acompanhe suas despesas divididas em categorias e te ajuda a alcançar seus objetivos com dicas e alertas personalizados

Conteúdo BTG Pactual

Da conta corrente aos investimentos: conheça todos os serviços do BTG Pactual

28 de março de 2022 - 10:00

Entrou para o mundo dos investimentos e está em busca de um banco moderno e prático que integre todos os seus serviços? BTG Pactual é um banco completo, com soluções para diversos objetivos e públicos

Conteúdo BTG Pactual

Ouro em alta: tradicional porto seguro do mercado ajuda a diversificar a carteira em meio à crise

21 de março de 2022 - 10:00

Em tempos de alta dos juros, guerra e instabilidade mundial, o metal torna-se uma boa alternativa para proteger o patrimônio; veja como investir

Conteúdo BTG Pactual

O que esperar da próxima reunião do Copom e como ela pode afetar seus investimentos?

9 de março de 2022 - 14:00

Previsões de mercado indicam novo aumento da Selic; investidor precisa estar preparado para escolher os melhores ativos para o portfólio

Conteúdo BTG Pactual

ESG deixou de ser apenas politicamente correto e já é bom caminho para garantir lucros; veja como investir

7 de março de 2022 - 10:00

Fundos, ETFs e carteiras recomendadas estão disponíveis para quem quer fazer investimentos com foco em aspectos sociais, ambientais e de governança; conheça uma forma prática de ingressar no mercado ESG

Conteúdo BTG Pactual

Selic ‘ultrapassa’ IPCA e facilita a vida do investidor que deseja proteger seu dinheiro; veja como

3 de março de 2022 - 10:00

Produtos reúnem segurança, liquidez e previsibilidade agora e são ideais para a construção de uma reserva de emergência

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Apesar de turbulências, fundos imobiliários estão descontados e seguem como excelente opção para uma carteira diversificada

22 de fevereiro de 2022 - 9:19

Segundo BTG Pactual, muitos FIIs estão com preços abaixo de seu valor e trarão boas janelas de ganhos ao longo de 2022

Conteúdo BTG Pactual

Participe da CEO Conference Brasil, maior evento do mercado financeiro organizado pelo BTG Pactual

14 de fevereiro de 2022 - 10:00

Evento com transmissão online terá a presença de alguns dos principais nomes da economia, política e tecnologia. Faça sua inscrição!

Conteúdo BTG Pactual

Não sabe onde investir? Conheça as carteiras recomendadas do BTG Pactual e conte com as indicações de ações e FIIs do maior banco de investimentos da América Latina

7 de fevereiro de 2022 - 10:00

As carteiras ‘top picks’ do BTG Pactual incluem recomendações de ações, fundos imobiliários e BDRs

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Ajuste de carteira em 2022: investir no exterior é essencial para reduzir o risco Brasil; veja como é fácil proteger o patrimônio

24 de janeiro de 2022 - 10:00

Instabilidade política e econômica no Brasil em ano eleitoral devem aumentar a volatilidade por aqui; a boa notícia é que há maneiras bem simples de alocar seu dinheiro fora do país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar