🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM MARÇO – ACESSE GRATUITAMENTE

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo BTG Pactual

BDRs possibilitam investir em empresas internacionais com praticidade e segurança

BTG Pactual oferece fundos de investimentos focados em BDRs para quem quer diversificar a carteira com ativos de fora

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
19 de dezembro de 2022
10:00 - atualizado às 14:39
btg bdrs fundos internacionais
Imagem: Pexels

Diversificar a carteira é um dos mandamentos mais conhecidos de todos os investidores. Isso porque ter um portfólio de ativos variados é sinônimo de redução de riscos e até mesmo de um possível aumento de ganhos, deixando o investidor muito mais tranquilo e seguro de suas decisões financeiras. 

Essa estratégia consiste em combinar produtos de tipos e setores variados. O processo é simples: basta definir a proporção de cada investimento, que pode ser em renda fixa, renda variável ou multimercado, por exemplo.

Em momentos de crise e instabilidades políticas e econômicas, que interferem diretamente na oscilação de diversos ativos por aqui, aplicar no mercado internacional também é uma boa alternativa. E é aí que os BDRs (ou Brazilian Depositary Receipt, em inglês) mostram a sua importância. 

Entenda o que são os BDRs

Investir em ações de empresas estrangeiras já foi bastante burocrático: era preciso abrir conta em uma corretora internacional e fazer remessas considerando o valor da moeda de destino e as taxas cobradas para, só então, conseguir fazer o aporte desejado.

Em 2020, porém, esse tipo de investimento passou a ser muito mais acessível. Os BDRs, que permitem o investimento em empresas estrangeiras via Bolsa de Valores brasileira, se tornaram disponíveis a todos os investidores, e não mais apenas àqueles considerados qualificados (com mais de R$ 1 milhão em ativos).

Os BDRs são ativos que representam ações de empresas estrangeiras emitidas e negociadas no Brasil. Ao adquirir um desses papéis, o investidor não está comprando diretamente um ativo do exterior e, com isso, não pode ser considerado sócio da companhia escolhida, mas se beneficia do rendimento dela da mesma forma. 

Os ativos são adquiridos por um custodiante, alocado no país de origem da ação, que emite os documentos e os disponibiliza para serem negociados via corretoras de investimento. E quem assegura o funcionamento de todo esse sistema é também uma instituição financeira, chamada de depositária, responsável por emitir os BDRs no Brasil.

Tipos de BDRs

Os BDRs são classificados em dois tipos principais: os patrocinados, quando a companhia estrangeira é a própria custodiante; e os não patrocinados, quando a empresa não participa do processo de emissão dos ativos. 

Os não patrocinados são, ainda, divididos em três níveis. São eles:

  • Nível 1: nesse caso, a empresa estrangeira não precisa estar registrada na CVM. Assim, há menos exigências regulatórias sobre esses papéis. É por isso que só tinham acesso a eles os investidores mais experientes, profissionais e com maior patrimônio. 
  • Nível 2: desta vez, a empresa estrangeira precisa estar registrada na CVM e, consequentemente, tem que seguir todas as suas regras regulatórias.
  • Nível 3: a empresa estrangeira também deve estar registrada na CVM. A diferença é que o ativo pode ser emitido ao mesmo tempo que uma oferta inicial de ações (IPO).

Independentemente do tipo, os BDRs são uma oportunidade de investir — e lucrar — em grandes empresas globais. É o caso de marcas famosas como Coca-Cola, Apple, Disney, Netflix, Amazon e McDonald's ou setores que eventualmente ainda não tenham representantes brasileiros listados na B3.

Tudo com a segurança e a praticidade de investir em moeda local e de uma maneira já conhecida, sem maiores burocracias ou dificuldades.

Estudo é essencial para diminuir riscos

Vale lembrar que, assim como qualquer investimento em renda variável, os BDRs também trazem riscos. Esses ativos estão sujeitos à volatilidade, seguindo tendências e inseguranças do mercado. 

A variação cambial também pode impactar o investidor, que estará sujeito à variação cambial. Afinal, se o dólar estiver desvalorizado, o rendimento do ativo também cai. E, se o dólar estiver valorizado, o investimento terá uma rentabilidade maior. 

Assim, além de entender o seu perfil de investimento e sua tolerância a riscos, assim como seu momento e seus objetivos financeiros, é importante se dedicar a estudar as mudanças e tendências do setor, como anda o desempenho das empresas escolhidas, e como essas movimentações podem afetar o investimento e a carteira como um todo. 

Para isso, o BTG Pactual pode te ajudar. Além de oferecer os mais diversos fundos de BDRs para investimento, o maior banco de investimentos da América Latina também disponibiliza análises desses ativos feitas por alguns dos principais especialistas do mercado. 

Com esses materiais, você pode acompanhar os porquês das escolhas de investimentos feitas pelos fundos e seus históricos de desempenho.

Conheça os fundos de ações internacionais do BTG Pactual

Uma boa opção para quem quer investir em ações de empresas internacionais e diversificar a carteira são os fundos de investimentos em BDRs, uma modalidade que reúne recursos financeiros de um grupo de investidores em uma cesta de ativos.

Por meio dos fundos, é possível investir em diversas empresas estrangeiras e mercados consolidados globalmente, potencializando o patrimônio e ainda contando com uma gestão ativa do fundo. Ou seja, especialistas que farão por você o trabalho de análise de mercado e rebalancear os investimentos quando necessário, sempre visando as melhores possibilidades de ganhos.

No BTG Pactual, os fundos de BDRs estão disponíveis na plataforma do banco, a poucos cliques de distância, e são voltados a diferentes perfis de investidores, com investimentos mínimos acessíveis e a partir de R$ 100. 

Diversifique sua carteira de investimentos de forma prática e segura, protegendo o seu patrimônio e aproveitando as melhores oportunidades do mercado. Basta clicar no botão abaixo:

Compartilhe

Conteúdo BTG Pactual

Quer controlar melhor seus gastos? Este banco usa tecnologia e inteligência de dados para melhorar sua relação com o dinheiro

4 de abril de 2022 - 10:00

Funcionalidade Finanças+, do BTG Pactual, permite que você acompanhe suas despesas divididas em categorias e te ajuda a alcançar seus objetivos com dicas e alertas personalizados

Conteúdo BTG Pactual

Da conta corrente aos investimentos: conheça todos os serviços do BTG Pactual

28 de março de 2022 - 10:00

Entrou para o mundo dos investimentos e está em busca de um banco moderno e prático que integre todos os seus serviços? BTG Pactual é um banco completo, com soluções para diversos objetivos e públicos

Conteúdo BTG Pactual

Ouro em alta: tradicional porto seguro do mercado ajuda a diversificar a carteira em meio à crise

21 de março de 2022 - 10:00

Em tempos de alta dos juros, guerra e instabilidade mundial, o metal torna-se uma boa alternativa para proteger o patrimônio; veja como investir

Conteúdo BTG Pactual

O que esperar da próxima reunião do Copom e como ela pode afetar seus investimentos?

9 de março de 2022 - 14:00

Previsões de mercado indicam novo aumento da Selic; investidor precisa estar preparado para escolher os melhores ativos para o portfólio

Conteúdo BTG Pactual

ESG deixou de ser apenas politicamente correto e já é bom caminho para garantir lucros; veja como investir

7 de março de 2022 - 10:00

Fundos, ETFs e carteiras recomendadas estão disponíveis para quem quer fazer investimentos com foco em aspectos sociais, ambientais e de governança; conheça uma forma prática de ingressar no mercado ESG

Conteúdo BTG Pactual

Selic ‘ultrapassa’ IPCA e facilita a vida do investidor que deseja proteger seu dinheiro; veja como

3 de março de 2022 - 10:00

Produtos reúnem segurança, liquidez e previsibilidade agora e são ideais para a construção de uma reserva de emergência

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Apesar de turbulências, fundos imobiliários estão descontados e seguem como excelente opção para uma carteira diversificada

22 de fevereiro de 2022 - 9:19

Segundo BTG Pactual, muitos FIIs estão com preços abaixo de seu valor e trarão boas janelas de ganhos ao longo de 2022

Conteúdo BTG Pactual

Participe da CEO Conference Brasil, maior evento do mercado financeiro organizado pelo BTG Pactual

14 de fevereiro de 2022 - 10:00

Evento com transmissão online terá a presença de alguns dos principais nomes da economia, política e tecnologia. Faça sua inscrição!

Conteúdo BTG Pactual

Não sabe onde investir? Conheça as carteiras recomendadas do BTG Pactual e conte com as indicações de ações e FIIs do maior banco de investimentos da América Latina

7 de fevereiro de 2022 - 10:00

As carteiras ‘top picks’ do BTG Pactual incluem recomendações de ações, fundos imobiliários e BDRs

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Ajuste de carteira em 2022: investir no exterior é essencial para reduzir o risco Brasil; veja como é fácil proteger o patrimônio

24 de janeiro de 2022 - 10:00

Instabilidade política e econômica no Brasil em ano eleitoral devem aumentar a volatilidade por aqui; a boa notícia é que há maneiras bem simples de alocar seu dinheiro fora do país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies