A hora e a vez da renda fixa: BTG Pactual disponibiliza fundos para todos os perfis de investidores que querem aproveitar a alta da Selic
A renda fixa vive um de seus melhores momentos. Fundos de investimento são boa opção para quem quer contar com a visão de gestores capacitados em suas aplicações

Os investimentos em renda fixa ganharam ainda mais fôlego neste final deste ano. Isso porque as expectativas do mercado são de que a Selic, a taxa básica de juros, se mantenha no mesmo patamar atual ao longo de mais alguns meses. O índice está em 13,75% desde o último mês de agosto, e representa a maior alta da taxa desde dezembro de 2016.
Além disso, especialistas estimam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que define a inflação, também deve apresentar alta no começo de 2023.
Para quem pretende continuar surfando essa onda das altas dos juros no Brasil, os fundos de renda fixa aparecem como uma ótima alternativa de investimento. Com opções voltadas a diferentes perfis de risco, agradam desde os mais conservadores até aqueles que gostam de expor um pouco mais em busca de maiores retornos. Entenda melhor.
Renda Fixa: menos risco e alto potencial de retorno
A renda fixa se trata de uma modalidade de investimento que oferece retornos fixos ou, pelo menos, acordados. No momento da aplicação, são estipulados tanto o prazo quanto a remuneração — se terá um rendimento pré-determinado ou se será atrelado à variação de algum índice.
É um tipo de investimento para aqueles que procuram segurança e a possibilidade de bons retornos, principalmente em momentos como esse – não apenas pela alta dos índices apontados, mas também pela incerteza do futuro econômico do país e do mundo, influenciado por eventos geopolíticos, que impactam de forma direta os ativos em renda variável.
Nas opções encontradas em renda fixa, o montante investido pode ser emprestado para bancos (CDBs, LCAs e LCIs) , empresas (CRAs, CRIs e debêntures) e para o governo (Tesouro Direto). Outra forma de investir em renda fixa é por meio dos fundos de investimentos, que mesclam diversos produtos em uma só carteira.
Fundos de renda fixa
Os fundos de renda fixa funcionam como os fundos de outras categorias. Ou seja, eles reúnem investimentos de pessoas interessadas e aplicam esse montante em conjunto no mercado. Uma das grandes vantagens dos fundos é que eles mantêm diversificada a carteira dos investidores de forma prática. Afinal, não é preciso gerenciar cada ativo presente no fundo de forma separada.
Os ganhos obtidos são divididos entre os participantes, sempre respeitando a proporção do valor aplicado por cada um. Todas as movimentações são controladas e acompanhadas por um gestor. Assim, muitos investidores optam pelos fundos porque sabem que estão colocando o seu patrimônio nas mãos de um profissional capacitado.
Existem alguns diferentes tipos de fundos de renda fixa, divididos em categorias. São elas:
- Simples: essas carteiras devem manter pelo menos 95% do patrimônio aplicado em títulos públicos federais e não requerem assinatura de termo de adesão e ciência de risco por parte do investidor.
- Indexados: esses têm como objetivo seguir as variações de indicadores de referência do mercado de Renda Fixa.
- Ativos de Baixa Duração: são fundos que objetivam buscar retornos investindo em ativos de renda fixa com duração média ponderada da carteira inferior a 21 dias úteis. Estão nesta categoria também os fundos que buscam retorno investindo em ativos de renda fixa atrelados às taxas CDI ou Selic.
- Ativos de Média Duração: esses fundos buscam limitar a oscilação nos retornos decorrentes das alterações nas taxas de juros futuros e têm duração inferior à do IRF-M, índice da ANBIMA que acompanha o tesouro prefixado.
- Ativos de Alta Duração: têm duração igual ou superior ao IMA-Geral, índice que acompanha todos os títulos do tesouro e estão sujeitos a uma maior oscilação nos retornos por conta de alterações nas taxas de juros futuros.
- Ativos de Livre Duração: não há exigência de prazo de duração para esses ativos.
Investimento e retorno
Os fundos de renda fixa são, em geral, procurados por investidores com perfil mais conservador, que buscam previsibilidade de resultados. Mas existem alguns diferentes fundos formados por ativos mais arrojados, o que interfere em seu perfil de risco e rentabilidade.
Um bom exemplo é o fundo Capitania Radar 90, que teve rendimento de 22,80% nos últimos 12 meses — como dado de comparação, no mesmo período o rendimento do Ibovespa foi de 7,33%.
Voltado para investidores de perfil de risco sofisticado, o fundo aplica os recursos em instrumentos financeiros expostos a riscos de crédito privado, com o objetivo de obter retornos superiores à variação da taxa CDI, podendo manter mais de 20% da sua carteira em títulos de médio e alto risco de crédito.
É possível ter retornos relevantes também em fundos voltados para investidores conservadores, como é o caso do BTG Pactual Explorer FIM, um fundo multimercado que opera nos mercados de juros, câmbio e dívida pública no Brasil e no exterior, sem renda variável e que obteve rendimento de mais de 18% nos últimos 12 meses.
Invista em fundos de renda fixa com o BTG Pactual
No BTG Pactual, é possível investir em fundos de renda fixa com aplicações mínimas baixas, em torno de R$ 100. Por meio da plataforma do maior banco de investimentos da América Latina, os investidores têm acesso a um simulador que ajuda a escolher a melhor opção para o seu perfil e momento de vida financeira, além de um catálogo completo de ativos.
Para aproveitar a alta dos juros no país e investir nos mais seguros e rentáveis fundos de renda fixa, clique no botão a seguir:
Conheça o melhor seguro viagem para você passear com tranquilidade em 2023
Benefício pode ser contratado diretamente no aplicativo do BTG Pactual e oferece cobertura completa para problemas de saúde, acidentes, imprevistos com bagagens e muito mais
Diversifique seu portfólio: conheça as melhores carteiras recomendadas de FIIs e BDRs
O BTG Pactual mantém carteiras com os melhores fundos imobiliários e BDRs para trazer bons rendimentos e proteção ao seu portfólio
Quer começar a investir em 2023? Conheça os melhores ativos para você ter na carteira
Produtos recomendados pelo BTG Pactual unem segurança e rentabilidade contra as oscilações da economia
Compras de final de ano: saiba como receber cashback e vários outros benefícios com a melhor opção de cartão de crédito
O BTG Pactual tem cartões de crédito que atendem a diferentes perfis de consumidor; conheça todos eles e aproveite IOF Especial, acesso às salas VIPs de aeroportos e muito mais
BDRs possibilitam investir em empresas internacionais com praticidade e segurança
BTG Pactual oferece fundos de investimentos focados em BDRs para quem quer diversificar a carteira com ativos de fora
Ainda dá tempo de investir na previdência privada e ter vantagem no IR 2023 – conheça os fundos do BTG Pactual
O maior banco de investimentos da América Latina tem opções de fundos de previdência para todos os perfis de investidores; faça uma simulação gratuita
Onde investir em 2023: conheça 6 ações que você precisa ter na carteira
Em um ano desafiador como deve ser o próximo, conte com a experiência e a seriedade do BTG Pactual para compor a sua carteira de investimentos
Saiba como fazer o seu 13º salário se multiplicar neste final de ano
O BTG Pactual te mostra como investir parte do seu 13º salário a fim de proteger o patrimônio e rentabilizar os ganhos de final de ano
BTG Pactual oferece aulas gratuitas para quem quer aprender a operar na Bolsa de Valores e ter bons resultados como trader
Conteúdo será ministrado por Lucas Claro, Otto Sparenberg e Lucas Costa, que apresentam a maior sala de day trade do país
Cartão Black do BTG Pactual oferece IOF Especial, cashback e opções de investimento exclusivos; saiba como solicitar
Clientes podem transformar 1% do total de suas compras em investimentos em fundos do BTG Pactual e receber benefícios em viagens ao exterior