O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A carteira de dividendos da Empiricus Research teve alta de 59,2% acima do Ibovespa em janeiro
Em janeiro, o Ibovespa valorizou 12,5% mesmo com as incertezas que protagonizaram o ambiente geopolítico deste ano. O conflito entre os Estados Unidos e a Venezuela, os protestos no Irã e a disputa entre Donald Trump e a Europa sobre a Groenlândia resultaram na vinda de investidores gringos para bolsa brasileira no último mês.
Só no primeiro mês do ano, os investidores internacionais aportaram R$ 20 bilhões na B3. Esse contexto, favoreceu as ações brasileiras como um todo, inclusive as “gigantes”. Para se ter uma ideia, a Petrobras (PETR4) valorizou 22,5% em janeiro.
Contudo, Ruy Hungria, analista de ações da Empiricus Research, aponta que o cenário de turbulência deve permancer em fevereiro. Diante desse contexto, o analista entende que empresas boas, geradoras de caixa e pagadoras de dividendos “merecem espaço de destaque no portfólio de qualquer investidor neste início de 2026”.
Pensando nisso, o analista responsável pela carteira decidiu aumentar o tamanho do portfólio de ações para buscar dividendos. Neste mês, além da Petrobras, o analista recomendou outros 4 papéis para buscar “dinheiro” pingando na conta.
Entre os ativos do portfólio recomendado por Hungria, a Petrobras foi a ação que mais valorizou. Nos primeiros 31 dias de janeiro o papel acumulou uma alta de 22,5%.
Quem seguiu à risca a recomendação da carteira de dividendos da Empiricus, teve a oportunidade de captar grande parte dessa rentabilidade.
Ruy explica que essa alta foi resultado do bom momento que o petróleo passou no último mês. Para se ter uma ideia, a comodity tipo brent apresentou valorização superior a 13% apenas em janeiro.
Fora o bom desempenho do brent no último mês, a estatal é referência no quesito de exploração e produção de petróleo em águas ultraprofundas.
Outra vantagem da Petrobras (PETR4) é a capacidade de gerar caixa com o barril de petróleo abaixo de US$ 60, graças ao pré-sal. Essa característica é um “trunfo” para a companhia diante da desvalorização recente da commodity e o medo de sobreoferta.
Assim, apesar da disparada da petroleira em janeiro, o analista optou por manter as ações da Petrobras no portfólio deste mês. Ele destaca que, mesmo com a alta de 22,5% o papel está negociando a 3,6 vezes o valor da firma sobre o Ebitda (EV/Ebitda). Ou seja, ainda está barata.
Além disso, a ação pode pagar um dividend yield de 10% em 2026. Porém, além da petroleira estatal, há outras 7 indicações para quem busca renda extra com dividendos. E você pode descobrir quais são elas sem custo algum.
As ações da Petrobras não são a única oportunidade na bolsa brasileira. Mensalmente, Hungria garimpa a bolsa de valores para encontrar as melhores opções de investimentos.
Para compor o portfólio, as empresas devem ter as seguintes características:
Caso seja de seu interesse conhecer a carteira, que é atualizada mensalmente, você pode ter acesso às indicações e um relatório completo com as teses de investimentos sem custo algum.
Para isso, basta clicar neste link ou no botão abaixo: