O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A peça foi adquirida por um colecionador particular na década de 1960, quando acabou reclassificada como “obra de ateliê”, não autêntica
Cópias de obras-primas como “Mona Lisa”, “A Noite Estrelada” e “O Beijo” estão penduradas em centenas de casas pelo mundo, enquanto os originais estão bem conservados em museus. No entanto, um quadro de extrema importância passou anos na situação contrária: pendurado em uma parede qualquer, sem o reconhecimento de ser uma peça rara e autêntica. Até agora.
Pintada em 1633, “A Visão de Zacarias no Templo”, do mestre holandês Rembrandt, saiu completamente do radar do mercado de arte por décadas.
Sua última aparição aconteceu em Amsterdã, em 1898, durante uma grande exposição de Rembrandt. No entanto, em 1960, ela foi excluída do catálogo oficial, reclassificada como “obra de ateliê", possivelmente pintada por alunos do mestre.
Até que em 1961, um colecionador particular comprou a obra de um revendedor de arte, crente de que se tratava de um quadro trivial. E assim, a pintura permaneceu na parede de uma casa particular por 65 anos, longe dos olhares do do público e dos especialistas.
Há alguns anos, os herdeiros do colecionador decidiram restaurar a peça. A obra estava escura pelo verniz antigo e pela sujeira do tempo. A intenção era identificar a obra para encontrar um restaurador que fosse capaz de aplicar o tratamento adequado.
Eis que, ao buscarem o Rijksmuseum, museu nacional dos Países Baixos, se depararam com a possibilidade de estar em posse de um Rembrandt original. Mas não só: de uma peça rara, produzida pelo pintor ainda jovem.
Leia Também
“A Visão de Zacarias no Templo” retrata a história bíblica da visita do Arcanjo Gabriel ao sumo sacerdote Zacarias. O anjo lhe diz que, apesar da idade avançada dele e da esposa, eles terão um filho, João Batista. A obra se destaca por não mostrar explicitamente o anjo, mas uma luz brilhante no canto superior direito e o rosto de Zacarias em descrença.
A confirmação sobre ser “um verdadeiro Rembrandt” veio após a restauração, conforme contou o diretor do museu, Taco Dibbits, ao jornal britânico The Guardian.
“Quando foi restaurada, entrei para vê-la e realmente parecia que o ouro estava estourando — o que, claro, é notável porque ele pintou com amarelo e não com dourado. É isso que faz do artista um verdadeiro artista … É um clássico Rembrandt", disse Dibbits.

Mas a confirmação não se deu por uma mera constatação visual da técnica com o amarelo — contou com alta tecnologia.
Para confirmar que a obra era de fato um Rembrandt autêntico, o Rijksmuseum realizou uma investigação de dois anos utilizando técnicas avançadas:
Ao final da inspeção, concluiu-se que a obra é uma das poucas pinturas históricas que Rembrandt criou no período, quando ainda era jovem, por volta dos 27 anos. Naquela fase da vida, ele produzia principalmente retratos, que eram mais lucrativos.
A peça irá se unir ao acervo de 25 Rembrandts do Rijksmuseum — a maior coleção do pintor no mundo — e estará disponível para todos verem a partir de quarta-feira (4), não mais em uma sala qualquer, mas em um museu, com o devido reconhecimento.
Sistema Europeu de Entrada/Saída entrou em vigor na última sexta-feira (10); saiba para quais países ele se aplica e o que muda na sua viagem
Um guia por fazendas, rotas turísticas e experiências que revelam como nascem alguns dos melhores cafés do país
Pela primeira vez na história, dois restaurantes brasileiros são contemplados com três estrelas Michelin; veja lista de estabelecimentos estrelados em São Paulo e no Rio de Janeiro
Em dois hubs com diferentes estratégias, a culinária também aparece com identidades diferentes: entre o local com criatividade e o global com praticidade, diferentes expressões gastronômicas para conferir
Competição reúne modelos raros de carros italianos como Alfa Romeo, Ferrari, Lancia, Lamborghini e Maserati
Marca sueca celebra recorde histórico enquanto administra recall de bateria no seu modelo mais vendido por risco de incêndio
Evento já tradicional na capital paulista acontece de 10 de abril a 10 de maio; festival gastronômico oferece menus completos à preços mais acessíveis
Relógio criado por uma joalheria de altíssimo luxo é feito com 110 quilates de diamantes naturais coloridos
Tradicional cerveja de Munique, Hofbräu estreia produção brasileira e chega às prateleiras em dois rótulos: HB Original e HB Weissbier
Entre abril e maio, quatro novas lojas da H&M serão abertas, com vale-compras e ações especiais para clientes nos dias de inauguração; veja datas e endereços
Em Enquanto você está aqui, Camila Appel investiga por que a morte ainda é um tabu e discute temas como luto, cuidados paliativos, eutanásia e o silêncio social que cerca o fim da vida
Além da Pinot Noir, outras castas se juntam à busca por vinhos tintos mais frescos e menos alcoólicos
Com percursos de 42 km a 7 km, a Maratona Internacional de São Paulo chega à 30ª edição, com largada no Ibirapuera no próximo domingo (12)
Ícone no mercado de luxo no Brasil, marca alemã encerra série de recordes e enfrenta limite da saturação
Chefs contam o que realmente faz diferença em um menu degustação, além da mera sucessão de pratos
Seis meses após abertura, endereço de Henrique Rosin Guimarães dobra aposta nos pratos além do clássico
De feiras de arte aos tradicionais botecos paulistas, veja o que vale incluir no seu roteiro no mês de abril
O pentacampeão mundial acaba de carimbar mais um endereço no mapa do luxo de Miami, que transformou-se em ponto de encontro de celebridades do mundo do futebol desde a chegada de Messi à cidade, em 2023
Para frear o turismo em massa, Barcelona dobra suas taxas para visitantes a partir de 1º de abril; veja como isso afeta a sua viagem (e seu bolso)
Do charme europeu ao modernismo brasileiro, a revista The Telegraph elegeu os lugares mais fascinantes do mundo para passear a pé; veja quais são