Quem se destacou na temporada de resultados do 1T25? Analista cita Azzas (AZZA3), Itaú (ITUB4), Porto (PSSA3) e Hapvida (HAPV3)
Temporada de balanços do 1T25 trouxe resultados acima do esperado para diversos setores e empresas

A temporada de resultados do primeiro trimestre de 2025 (1T25) foi concluída na última semana e trouxe surpresas positivas para o mercado.
Após duas temporadas marcadas por notícias desfavoráveis, os balanços recentes das empresas possibilitaram fortes altas na B3.
Segundo o Research do BTG, é possível classificar que 30% da amostra do trimestre veio acima do esperado pelos analistas.
Já os números abaixo das estimativas representaram menos de 20% dos balanços, lembra o co-fundador da Empiricus Rodolfo Amstalden.
Para a analista Larissa Quaresma, também da Empiricus, o que explica a reação positiva do mercado à boa parte dos resultados é a expectativa negativa que pairava sobre os investidores.
“Depois de duas temporadas de resultados não tão bons e com uma Selic elevada, os analistas de diversas instituições incorporaram este cenário nas projeções”, disse.
Quem brilhou na temporada de balanços?
A analista afirmou que a maior parte das surpresas positivas vieram de empresas voltadas para a economia doméstica, principalmente no que diz respeito às receitas obtidas no trimestre.
Dentre os setores, a analista citou o varejo e o de saúde, que estavam “subcomprados” pelos investidores.
“No setor de varejo, diversas companhias aumentaram a receita em dois dígitos na comparação anual. Eu esperava uma pressão de margem muito mais forte do que veio. Em alguns casos, vimos expansão de margem de 100, 150 e até 200 pontos-base, mostrando que as companhias estão fazendo gestão de repasse de preço, gastos mais racionais com marketing e adequação de estrutura corporativa”, afirmou.
De acordo com Larissa, o caso mais emblemático é o da Azzas 2154 (AZZA3), que superou por muito as estimativas pessimistas do mercado e apresentou alta de 22% no dia seguinte à divulgação do balanço. A varejista, inclusive, é uma recomendação de compra da Empiricus Research.
O setor de saúde, que estava ainda mais “subcomprado” que o de varejo, segundo a analista, também foi destaque.
“As operadoras mostraram aumento saudável no número de beneficiários e uma sinistralidade caindo forte. Na própria Porto, que tem uma vertical de saúde, conseguimos observar isso”, disse Larissa Quaresma.
A Empiricus Research prefere surfar o momento do setor com a Porto (PSSA3). No entanto, a analista afirma estar olhando com mais atenção para outras companhias do setor, como a Hapvida (HAPV3), que, após a divulgação dos resultados, disparou 11,3% na B3.
Outro setor que foi destaque para a analista é o financeiro. “No setor financeiro, de forma geral, o que temos visto é uma elevação nos spreads enquanto a inadimplência continua baixa ou caindo. Isso é uma combinação muito poderosa para o setor bancário. É ROE [indicador de rentabilidade] na veia”, disse.
Neste quesito, a analista destaca as ações do Itaú (ITUB4), que são recomendadas pela Empiricus Research. “Tem performado bem nos últimos anos e tudo indica que deve continuar assim”, disse.
A exceção no setor financeiro foi o Banco do Brasil (BBAS3), que reportou lucro líquido e retorno sobre patrimônio líquido (ROE) muito abaixo do esperado. No pregão seguinte ao anúncio, as ações despencaram mais de 12%.
As 10 ações preferidas da Empiricus — PSSA3 e ITUB4 estão na lista
As ações do Itaú (ITUB4) e da Porto (PSSA3), inclusive, estão na carteira de 10 ideias da analista Larissa Quaresma.
Até o fechamento de mercado da última terça-feira (13), a carteira apresentou rendimento de 23% em 2025, contra 15% do Ibovespa.
E a boa notícia é que você pode conhecer todos os ativos que compõem a carteira, junto às teses de investimento em cada um deles, de maneira 100% gratuita.
Caso tenha interesse em conhecer as 10 ideias de ações da analista para comprar agora, clique neste link ou no botão abaixo. O material será enviado como cortesia, em nenhum momento você será cobrado por isso.