O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
CIO da Empiricus vê possibilidade do Brasil se beneficiar da guerra comercial entre EUA e China e cenário oportuno para aproveitar oportunidades na bolsa; veja recomendações
Não é novidade que, desde as tarifas recíprocas anunciadas por Donald Trump, no dia 2 de abril, a volatilidade e as incertezas têm dominado os mercados globais.
No período, entre dias de altas e – principalmente – baixas, o S&P 500, índice que reúne as empresas mais valiosas dos Estados Unidos, caiu -5,2%. No Brasil, o Ibovespa tem suportado o momento ruim, com alta de 0,7% desde o anúncio do “tarifaço”.
Em meio ao período de incertezas, muitos investidores podem querer passar longe da renda variável e aguardar uma melhora do cenário.
No entanto, para o estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, o momento é propício para “garimpar” oportunidades na bolsa.
“Há muita dúvida, mas não necessariamente não há oportunidade. Os investidores que têm sido hábeis têm conseguido ganhar dinheiro. O Ibovespa teve queda bastante concentrada em ações ligadas às commodities. Dentre os papéis ligados ao ciclo doméstico, muitos se deram bem ultimamente”, disse Miranda em entrevista à Veja.
O analista defende ainda que é preciso ser seletivo no momento e “não ir de peito aberto”, mas sim “aproveitar oportunidades”.
“Vai ter bastante diferenciação [entre ativos] no pós-pânico, e é isso que o investidor deve garimpar”, disse
Segundo Miranda, a guerra comercial de Trump não favorece nem os Estados Unidos nem a China.
No caso dos EUA, o país perde “a grande referência que norteava os valores ocidentais clássicos, o multilateralismo, o princípio do livre comércio, a livre concorrência”, avalia o CIO da Empiricus.
A China, por outro lado, perde pelo modelo econômico “muito pautado em exportações”.
Na ponta ganhadora, estão a Europa e o Brasil, na visão de Miranda.
“Estamos na alíquota mínima das tarifas, somos uma economia relativamente fechada, então somos menos afetados pelos fluxos de comércio. E sobra nessa história toda um juro menor. Podemos ter uma Selic abaixo de 10% no ano que vem. Em termos líquidos, o Brasil é ganhador”, avalia.
O analista enfatiza que, mesmo com a turbulência causada por Trump, o Ibovespa ainda vai bem em 2025, com uma valorização superior à do CDI no período.
Ainda na entrevista à Veja, Felipe Miranda faz recomendações de uma boa carteira de investimentos para o cenário atual. Ela inclui:
Periodicamente, os analistas da Empiricus compilam as ações mais promissoras em uma carteira disponibilizada como cortesia a todos os investidores interessados.
A seleção deste mês leva em consideração o cenário atual e os papéis que podem se beneficiar dele.
Entre as ações selecionadas, estão as da Localiza (RENT3). A empresa é uma das que se “beneficiam” do tarifaço de Trump, já que com o preço dos carros novos em alta por conta das taxações, os preços dos veículos usados também sobem e auxiliam a companhia a resolver seu problema de depreciação.
Mas além de RENT3, existem outras 9 ações que estão em momento oportuno para comprar agora. E a boa notícia é que você pode conferir a tese em cada uma delas em um relatório gratuito.
Para acessar ao relatório e à carteira recomendada pela Empiricus para o momento de maneira 100% gratuita, basta clicar neste link ou no botão abaixo.