Desdobramento de cotas: ALZR11, HFOF11 e HGBS11 estão em nova tendência entre FIIs; descubra qual está no Top 5 da Empiricus para investir em maio
Movimento recente de desdobramentos nos fundos imobiliários pode aumentar liquidez e atrair novos investidores. Veja o que muda e qual FII ganhou destaque na Empiricus.

Notícias de desdobramentos de cotas de fundos imobiliários repercutiram no mercado nas últimas semanas. Entre eles, estão os FIIs ALZR11, HFOF11 e HGBS11. Mais do que uma ação pontual das gestoras, essa estratégia pode ser uma resposta ao cenário econômico atual.
Com o setor imobiliário em alta, o entusiasmo é visível: o índice IMOB já avança mais de 30% em 2025, enquanto o Ifix acumula valorização de 9,30%, até o fechamento da quarta-feira (14).
O sólido ritmo de vendas e locações tem sido um fator determinante para esse resultado, junto à perspectiva de encerramento do ciclo de alta de juros. O otimismo tem refletido nas cotas dos FIIs, sendo os desdobramentos um recurso para tornar os papéis mais acessíveis.
Esse movimento, também chamado de “split”, ocorre quando um fundo divide suas cotas em frações menores — por exemplo, uma unidade de cota vira dez unidades — sem mudança no valor total investido ou o patrimônio do fundo.
Por sua simplicidade, é um recurso utilizado pelas gestoras normalmente para ampliar a acessibilidade do investidor e aumentar o volume negociado das cotas (liquidez), explica o analista do setor imobiliário da Empiricus, Caio Araujo.
“Em geral, as gestoras buscam aumentar a liquidez das cotas nos eventos de desdobramento. Além de elevar a quantidade de cotas, a ideia é reduzir a aplicação mínima para investir. A cota R$ 10 é mais acessível que a R$ 100”, explica o analista.
Analista enxerga bom momento para investir em FIIs
Em um ambiente mais volátil, alternativas que conciliam previsibilidade, geração de renda e proteção de capital são destaque.
Investidores que diversificam a carteira com fundos imobiliários normalmente são atraídos por algumas de suas vantagens:
- Renda passiva recorrente: A maioria dos FIIs pagam “aluguéis” mensais proporcionais à quantidade de cotas do investidor;
- Proteção parcial contra a inflação: Alguns fundos têm contratos atrelados ao IPCA ou ao IGP-M, o que ajuda a preservar o poder de compra e podem ser boas opções em períodos de juro alto;
- Diversificação: Diferente de investir em apenas um imóvel, os FIIs são uma oportunidade de ampliar o leque para edifícios corporativos, galpões logísticos, shoppings, hospitais, entre outros, em diversas regiões, o que dilui riscos específicos.
Entre os fundos imobiliários que fizeram desdobramentos recentemente, entretanto, apenas um deles foi recomendado pelo analista Caio Araujo para investir em maio.
Conheça FII que fará desdobramento e é recomendado pela Empiricus
Na seleção de FIIs para investir em maio da Empiricus Research está o Hedge Brasil Shoppings (HGBS11). Ele é um dos fundos mais tradicionais da indústria, com foco em shoppings centers, e seu portfólio conta com 20 imóveis, espalhados entre seis estados brasileiros.
Na visão de Araujo, o portfólio do HGBS11 tem fundamentos sólidos e perspectivas de crescimento. Recentemente, destaca o analista, o fundo entrou no índice internacional FTSE Global All-Cap e recebeu o reconhecimento de corporate rating atribuído pela agência de rating S&P Global, com nota de crédito é ‘brAA+’.
“Em nosso modelo, com o potencial de geração de caixa das operações, estimamos um upside de 4% para o preço atual do fundo e um yield médio de 9% para os próximos 12 meses, um valor atrativo para o segmento”, calcula o analista.
FIIs: Veja carteira da Empiricus com recomendações de 5 fundos para investir em maio – e com acesso gratuito
Além do HGBS11, Caio Araujo e a equipe de análise da Empiricus Research selecionaram mais 4 fundos imobiliários para investir em maio de olho neste cenário de maior apetite a risco que se desenha.
Entre os mais de 500 FIIs da indústria, os analistas da casa buscam mensalmente aquele “1%” com maior potencial de “lucro duplo” ao investidor: tanto pelos proventos mensais como com a chance de valorização dos ativos.
O relatório completo com os Top 5 FIIs para investir em maio e a tese de investimento por trás da recomendação está liberado gratuitamente como uma cortesia do Seu Dinheiro através dos links deste texto.
Vale lembrar: na hora de investir em um fundo imobiliário, é recomendado avaliar quais fazem mais sentido para os seus objetivos financeiros e dentro do seu apetite a risco. A carteira da Empiricus leva em conta as principais oportunidades do mercado para buscar lucros interessantes aos investidores. Acesse aqui: