🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 2T25 VAI COMEÇAR: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

Anna Larissa Zeferino

Anna Larissa Zeferino

Jornalista no mercado financeiro desde 2022. Pós-graduanda em Economia, Investimentos e Banking pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Escreve para os portais Seu Dinheiro e Money Times, e já passou por casas como Itaú BBA e XP.

Conteúdo Empiricus

CSN (CMIN3), Gerdau (GGBR4) e Vale (VALE3) disparam na bolsa, mas apenas uma destas é recomendação de analista para buscar dividendos

Ações ligadas ao minério de ferro acumulam ganhos na onda da alta da commodity, mas apenas uma delas se destaca para o investidor pessoa física em busca de proventos

Anna Larissa Zeferino
Anna Larissa Zeferino
28 de julho de 2025
10:00 - atualizado às 13:32
minério de ferro, mercados, Ibovespa, bolsa, Vale
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Desde a última segunda-feira (21), ações ligadas ao minério de ferro dispararam na bolsa brasileira. Dentre os nomes mais conhecidos, papéis como CSN (CMIN3), Gerdau (GGBR4) e Vale (VALE3) carregam alta acumulada de 6,55%, 6,9% e 5,2%, respectivamente, até o fechamento deste texto. 

VALE3, por exemplo, esteve entre as maiores altas do Ibovespa na segunda e na terça-feira, poucas horas antes de divulgar sua prévia operacional do 2º trimestre de 2025 (2T25).

O investidor pessoa física que se depara com essas informações, mas sem muito contexto, deve se questionar: por que essas ações dispararam tanto assim? E o mais importante, será que vale a pena comprá-las agora? 

Veremos, a seguir, o que está por trás da alta dessas ações nesta semana. 

Mas já trazemos um alerta: para o investidor em busca de bons dividendos “pingando” na conta, apenas uma das três ações mencionadas é recomendação de compra da maior casa de análise financeira independente do país.

GRATUITO: CONHEÇA ESSA E OUTRAS 4 AÇÕES DE DIVIDENDOS PARA COMPRAR AGORA

Por que ações ligadas ao minério de ferro subiram ao mesmo tempo?

Os ventos que trouxeram a disparada dos ativos ligados ao minério de ferro vieram do país mais relevante para o setor: a China

No último sábado (19), o governo chinês a construção da maior usina hidrelétrica do mundo, na região do Tibete, que pode chegar a ser até quatro vezes maior que a atual líder (Três Gargantas, também na China). 

O projeto criou expectativas no mercado pelo aumento da demanda por minério de ferro e aço durante a construção, o que fez os contratos futuros de minério de ferro dispararem a partir da segunda-feira (21). O preço spot – físico – por si só não foi impulsionado da mesma forma.

Além disso, o governo chinês tem indicado incentivos a setores de infraestrutura e construção, o que aquece apostas especulativas no curto prazo e aumenta o otimismo de forma geral.

Todo esse otimismo chegou à certas ações da bolsa brasileira após o mercado “ligar os pontos”: CSN (CMIN3) e Vale (VALE3), exportadoras de minério de ferro, podem se beneficiar com o aumento dos preços da commodity

Já siderúrgicas como Gerdau (GGBR4) se beneficiam mais das projeções otimistas para o aço, impulsionadas pela retomada da demanda.

E o que estas três ações têm em comum, além da conexão com o minério de ferro? 

Bom, são ações que costumam chamar a atenção de investidores que buscam investir em indústrias sólidas e, principalmente, que distribuem bons dividendos.

Porém, apesar deste cenário reverberar otimismo em mais de um papel na bolsa brasileira, analistas da Empiricus indicam que apenas uma destas ações vale a pena para quem busca dividendos. 

Por que apenas uma destas empresas pode sair na frente das demais, segundo analista

Em relatório do último dia 1º de julho, o analista Ruy Hungria, da Empiricus, destacou os fatores que fazem esta empresa se destacar quando se trata de bons dividendos:

“A companhia segue muito diligente em termos de custos e alocação de capital. [...] Essa mudança tem permitido à companhia manter boa eficiência, margens resilientes e baixo endividamento, mesmo nesse momento difícil [...], o que tem permitido boa geração de caixa e dividendos. [...] Além disso, podemos ver medidas positivas [...] nos Estados Unidos neste novo mandato de Trump”.

O último ponto citado é, também, um “pulo do gato” desta empresa em relação às demais. Afinal, ela é a única que possui operações industriais dentro dos Estados Unidos, o que a faz elegível às políticas de incentivos locais oferecidas pelo governo norte-americano. 

Ou seja, ela acabou na ponta beneficiada pelo “tarifaço” de Donald Trump – o que não pode ser dito de qualquer empresa brasileira.

Gratuito: Conheça as 5 ações mais promissoras para buscar dividendos a partir de agora

Se você está interessado em conhecer mais a tese de investimento por trás desta ação, a Empiricus está liberando, como cortesia, o acesso à sua carteira recomendada com as cinco ações mais promissoras do momento para quem busca dividendos

Essa é a sua chance de conhecer uma seleção restrita, selecionada de forma profissional, de ações:

  • Baratas (em um bom ponto de entrada);
  • De qualidade; e com
  • Alto potencial de distribuição de dividendos

Lembrando que o conteúdo está disponível de forma 100% gratuita. Ou seja, você não precisa assumir nenhum compromisso financeiro para ter acesso às ideias de investimento que podem ser de grande valor para o seu patrimônio. 

Para liberar o acesso à sua cortesia, é bem simples: basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções na tela.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar