🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: COMO FLÁVIO BOLSONARO MEXE COM A BOLSA E AS ELEIÇÕES – ASSISTA AGORA

Boris Bellini

Boris Bellini

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, escreve sobre o mercado financeiro e economia desde 2021.

Conteúdo Empiricus Asset

Empiricus Asset Day: ‘Esquece o Fed, é o Brasil que tem um elefante voando na sala’, diz Felipe Miranda, da Empiricus

Miranda participou do Empiricus Asset Day, na última segunda-feira (15), evento que abordou os cenários político e econômico para os investimentos em 2026; confira os principais temas

Boris Bellini
Boris Bellini
18 de dezembro de 2025
10:00 - atualizado às 17:04
Felipe Miranda Empiricus Asset Day juros Selic
Imagem: Lu Rodrigues

Felipe Miranda, co-CEO e sócio-fundador da Empiricus Research, falou sobre a queda da taxa Selic em 2026 durante painel no Empiricus Asset Day na última segunda-feira (15). O evento abordou cenário econômico, eleitoral, perspectivas para o próximo ano e muito mais. 

O analista foi categórico ao dizer que os juros estão altos demais e que devem ser cortados ano que vem. Ele ainda citou Louis-Vincent Gave, um dos fundadores da casa de análises Gavekal Research, que afirmou: “o suco está no Brasil”. 

Afinal, enquanto parte dos investidores discute se o Federal Reserve (Fed) deve ou não cortar 25 pontos percentuais (p.p.) em sua próxima reunião, o Banco Central (BC) daqui pode estar prestes a baixar até 400 p.p. “Quem tem um elefante voando na sala é o Brasil”, completa. 

Rumo ao hexa

Miranda foi o palestrante do primeiro painel realizado no Empiricus Asset Day

Sua apresentação, “Perspectivas para 2026: A caminho do Hexa”, começou com uma má notícia: “todos estamos perdidos. Quem não está perdido, está mal-informado”. 

A constatação do analista se dá por conta das mudanças na ordem mundial que foi estabelecida em 1945, após a Segunda Guerra, e que tem mudado definitivamente no atual governo de Donald Trump

Por outro lado, o sócio-fundador da Empiricus Research aponta uma boa notícia: a grande mudança nos juros que deve ocorrer nos próximos anos, possivelmente com a Selic caindo de 15% ao ano (a.a.) para um valor próximo a 10% a.a

Durante o painel, Felipe Miranda revelou que havia acabado de ler uma entrevista de Gilson Finkelsztain, presidente da B3, onde o executivo afirma existir um potencial no mercado brasileiro para que até R$ 500 bilhões em investimentos voltem para a bolsa

Ao mesmo tempo, uma sequência de empresas fechando capital, baixa no free float (ações livres em circulação), poucos IPOs e profusão de programas de recompra de ações diminuem a oferta de papéis no pregão – apontando para uma alteração na relação entre oferta e demanda. 

Por fim, o co-CEO da Empiricus lembrou que, em 1994, a seleção brasileira levou o tetra no mesmo ano de lançamento do Plano Real. Já o penta veio em 2002, em meio ao boom das commodities. O ano de 2026 terá Copa do Mundo em meio a todo esse potencial que se forma na Bolsa de Valores nacional. 

O painel apresentado por Miranda foi praticamente uma aula sobre mercado financeiro e o cenário para o próximo ano, com inúmeras explicações técnicas, conceitos históricos e projeções, tudo explicado de maneira didática. Você pode conferir a gravação completa da apresentação aqui.

Tudo que aconteceu no Empiricus Asset Day

A apresentação de Felipe Miranda aconteceu no primeiro de quatro painéis com conteúdos relevantes sobre os próximos passos do mercado financeiro no Brasil. Confira abaixo quais foram os outros. 

Ciclo Brasil: cenários possíveis

O segundo painel teve a participação de George Chen, head de estratégias da Empiricus Asset e William Dominice, portfolio manager do BTG Pactual Synergy, em conversa mediada por Rodolfo Amstalden, sócio-fundador da Empiricus Research. 

Os participantes reforçaram uma ideia que já havia sido apresentada por Felipe Miranda: historicamente, quando um ciclo de baixa nos juros começa, o mercado precifica cortes menores do que aqueles que realmente acontecem. 

Atualmente a curva de juros no Brasil indica que o Banco Central deve promover cortes até o patamar de 12% a.a. Caso o mercado repita o que ocorreu nos últimos ciclos de afrouxamento monetário, a Selic deve cair ainda mais. 

Outro tema abordado foram as eleições para a Presidência da República em 2026, sobre as quais, Chen explicou: “elas serão muito acirradas, e o que a gente pode fazer é se posicionar”. 

Tanto ele quanto Dominice compartilharam como têm investido de maneira estratégica, com o próximo ano no radar – você pode conferir a íntegra da conversa aqui.

A conjuntura política e o cenário eleitoral de 2026

A política apareceu em todas as conversas e apresentações que aconteceram no palco do Empiricus Asset Day, mas o terceiro painel foi inteiro dedicado a esse tema. Para isso, os participantes contaram com a presença de Cláudio Couto, cientista político e professor da FGV EAESP.  

Ele explicou como o congresso nacional tem acumulado poder desde 2015, ainda no segundo governo Dilma. Em sua visão, o país deixou o presidencialismo de coalizão para trás, em troca de um modelo que ele chama de “governo congressual”. 

Afinal, os parlamentares conseguiram aumentar seu poder por meio do domínio de parte dos recursos da união. Ao mesmo tempo, o judiciário também ganhou protagonismo em novas frentes, em um movimento iniciado há tempos, no julgamento do mensalão. 

Estas mudanças, muito bem detalhadas por Couto ao longo de sua palestra, alteram de forma significativa as relações entre os três poderes. E é neste cenário que acontecerão as próximas eleições no país. 

Além disso, o cientista político explicou que Flávio Bolsonaro pode ser candidato com o intuito de manter em pé o projeto político-familiar do qual faz parte. Para entender todas essas ideias em detalhes e saber como elas se amarram nas eleições de 2026, assista à gravação do painel aqui.

O futuro do investidor pessoa física

O encerramento do Empiricus Asset Day teve Felipe Miranda de volta ao palco para um bate-papo com Marcelo Flora, managing partner do BTG Pactual

O executivo do banco deu detalhes sobre a expansão internacional da instituição e como isso é benéfico para os clientes, que acessam um número cada vez maior de mercados e de moedas de outros países. 

Flora também abordou a possibilidade de queda da taxa Selic em 2026, e brincou: “em um mundo tão polarizado, num Brasil também tão polarizado, a gente tem poucos consensos, e um deles é que os juros vão cair”. 

Ele acrescentou que Gabriel Galípolo assumiu a frente do BC sob preocupações do mercado, mas mostrou um bom trabalho, teve diálogos importantes com o executivo e tem sido um líder prudente na condução da política monetária – até tem sofrido críticas por ser excessivamente conservador. 

Marcelo Flora ainda compartilhou suas visões sobre a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sobre as eleições do ano que vem. Assista à integra aqui.

Empiricus Asset Day

A Empiricus Asset, gestora do mesmo grupo da Empiricus Research, realizou o Empiricus Asset Day no dia 15 de dezembro. 

O evento reuniu investidores e grandes profissionais para falar sobre temas como o cenário econômico local, a dinâmica das moedas fiduciárias e perspectivas para o investidor pessoa física em 2026, ano de eleições presidenciais no país. 

Afinal, antecipação, preparo e informações compartilhadas por especialistas de renome são fatores fundamentais para o sucesso nos investimentos

Os participantes ainda tiveram diferentes oportunidades de networking entre si e com os profissionais que estavam presentes. 

Se você perdeu o encontro, pode conferir a gravação dos painéis abaixo. O primeiro vídeo te leva para a playlist com os outros três. Aproveite.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar