🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: COMO FLÁVIO BOLSONARO MEXE COM A BOLSA E AS ELEIÇÕES – ASSISTA AGORA

Giovanna Figueredo

Giovanna Figueredo

Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.

CONTEÚDO EMPIRICUS ASSET

Bolsa brasileira tem mês positivo, na contramão do receio americano: Veja a rentabilidade dos fundos da Empiricus Asset em novembro 

Ações brasileiras registram alta expressiva no mês de novembro e analista diz o que está em jogo para os próximos meses; confira

Giovanna Figueredo
Giovanna Figueredo
17 de dezembro de 2025
8:00 - atualizado às 17:23
bolsa brasileira ações ibovespa investimentos small caps
Imagem: Shutterstock

O investidor com posições na bolsa brasileira teve motivos para comemorar em novembro. Com alta acumulada de mais de 30% no ano, o Ibovespa registrou valorização de 6,37% no mês, o quarto seguido com desempenho positivo, e chegou a atingir uma nova máxima histórica de 164 mil pontos no início de dezembro. 

Mas será que esse otimismo é passageiro ou um movimento que deve se sustentar nos próximos meses? 

Segundo Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, uma parte significativa dos ânimos da bolsa nesse ano foi gerada por fatores externos. A questão fiscal no cenário doméstico ainda é uma preocupação, mas os ativos de risco têm sido beneficiados com a desvalorização do dólar em um contexto global. 

Porém, as expectativas são mais positivas daqui para frente para a economia brasileira, o que pode impulsionar ainda mais os investimentos na bolsa: 

“Não vai ser um passeio no parque, vai ser turbulento. Mas tem a questão eleitoral no meio do caminho, a desaceleração da inflação e, consequentemente, o corte de juros. Portanto, há uma assimetria nos ativos brasileiros neste momento e, em 2027, precisaremos de um ajuste fiscal independente de quem se eleger no ano que vem”, explicou na última edição do report mensal dos portfólios da gestora Empiricus Asset, o programa Rentabilidade dos Fundos (confira aqui)

Agora, o analista diz que é hora de ficar de olho nos desdobramentos da corrida pela presidência em 2026 – que pode gerar um rali eleitoral, a depender de uma possível alternância de poder –, além da condução da política monetária, com provável corte da Selic em março. 

Enquanto ações brasileiras tiveram mês forte, bolsas americanas amargaram quedas 

Mas vale mencionar que o otimismo que tomou conta do Ibovespa em novembro não foi um sentimento coletivo. Enquanto a bolsa brasileira registrou um mês bem positivo, muitos ativos de risco dos Estados Unidos foram na contramão

O índice Nasdaq, por exemplo, sofreu uma queda de 1,6% gerada pelas incertezas sobre uma possível bolha especulativa no mercado de inteligência artificial.  

As ações do setor de tecnologia passaram por fortes correções devido ao receio dos investidores sobre um “estouro”, o que levou as Sete Magníficas a perderem mais de US$ 1,7 trilhão de valor de mercado no mês. 

Outro segmento que desvalorizou com o medo de uma bolha tech foi o de criptomoedas. O maior criptoativo do mundo, o bitcoin, despencou 17% no mês, um movimento que se alastrou em várias outras moedas digitais. 

Embora Spiess discorde que haja uma bolha no setor, o analista defende que é necessário acompanhar essas incertezas: 

“Eu não creio que seja uma bolha. Podemos caminhar para algo do gênero, mas está um pouco distante ainda. Mas esse tipo de ruído vai ficar muito frequente. Os investidores devem começar a questionar ‘Quando vai ter o retorno desses investimentos?’, ‘Qual vai ser a magnitude desse retorno?’, E assim por diante”. 

Quais foram os destaques dos fundos da Empiricus Asset diante desse cenário? 

Em resposta a esses acontecimentos, a Empiricus Asset, gestora com mais de R$ 5 bilhões sob gestão, capturou retornos expressivos em alguns fundos da casa ao longo do mês de novembro. 

Um deles superou o bom humor dos ativos de risco brasileiros com uma carteira focada em companhias de baixa e média capitalização de mercado. O Empiricus Microcap Alert FIF Ações registrou alta de 11,8%, quase o dobro da valorização do índice de small caps da bolsa, que subiu 6%. No acumulado do ano, o fundo valoriza 64,6%. 

ouro é outro grande destaque de 2025 enquanto investidores do mundo todo buscam por mais segurança. Neste cenário, o fundo da Empiricus Asset focado no material precioso, o Empiricus Ouro FIC FIM, teve alta de 4,45% em novembro. 

Cabe ressaltar também a valorização de um portfólio focado em previdência privada. O Empiricus Global Real Return Prev FIF Multimercado, fundo de previdência com exposição a ativos globais, apresentou um retorno de 1,22% – no ano, o rendimento é de 10,9% –, enquanto boa parte dos ativos de risco no exterior teve desempenho negativo. 

Quer saber mais sobre os fundos de investimento da Empiricus Asset e as perspectivas da gestora para os próximos meses? Confira abaixo a edição de novembro do Rentabilidade dos Fundos na íntegra: 

https://youtu.be/p_MifmuN-mo

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar