Tributação dos fundos imobiliários não é o fim do mundo: para analista da EQI, agora é a hora de ‘encher a carteira’
Apesar do anúncio do Governo, estamos diante de uma janela de oportunidade no mercado de fundos imobiliários, segundo Carolina Borges

Recentemente, o Governo Federal anunciou uma Medida Provisória que pode afetar os rendimentos de alguns produtos que são bem ‘queridinhos’ pelos brasileiros, como fundos de investimento imobiliário (FIIs) e Fiagros.
A proposta é que, a partir de 2026, os dividendos pagos por eles passem a ser tributados em 5%, ao passo que os ganhos de capital com a venda de cotas terão alíquota fixa de 17,5%, inferior aos atuais 20%.
A possibilidade de essa mudança acontecer deixou o nervo dos investidores à flor da pele, claro. Mas, na opinião da Head da EQI Research, Caroline Borges, não há motivos para alarde.
Principalmente em relação aos FIIs, que continuarão oferecendo vantagens em comparação aos demais investimentos que podem entrar na mira da Receita Federal.
Por que investidores não devem se preocupar com a possível tributação dos fundos imobiliários?
De acordo com Borges, não é prudente tomar decisões de investimento com base apenas em benefícios fiscais.
No programa After Market, promovido semanalmente no canal do Youtube da EQI, ela afirmou que “se sua tese de investimento depende da isenção de imposto, ela é fraca ou incompleta, pois o que importa é o retorno líquido adequado ao risco”.
Outro ponto levantado pela especialista é que discussões sobre a tributação de dividendos de FIIs é um assunto recorrente no Congresso. Logo, é preciso aprender a lidar com esse cenário marcado por incertezas sem ser levado pelo calor do momento.
Por que investir em fundos imobiliários neste momento?
Na transmissão, Borges também ressaltou que vê uma janela de oportunidade aberta para quem deseja investir nesse segmento.
Uma das razões que leva a analista a acreditar nisso é a diferença de rendimento que está sendo vista entre os fundos de investimento imobiliário e os títulos públicos.
Por ser um produto com um nível de risco mais elevado, o “prêmio” que os investidores pedem para os FIIs é maior. Mas, atualmente, o que valor oferecido está acima do convencional, como é possível ver abaixo:

Além dos FIIs: ferramenta monta plano de investimentos personalizado de forma automática
Apesar das perspectivas positivas, é fato que nem todos os fundos de investimento imobiliário vão apresentar resultados semelhantes.
Por isso, é importante escolher bem quais irão entrar na sua carteira.
A EQI, ciente de que nem todas as pessoas têm tempo ou conhecimento técnico o suficiente para fazer essa seleção, criou uma ferramenta que monta um portfólio de investimentos personalizado de forma 100% automática.
Trata-se do Simulador Vivendo de Renda, que identifica, além de FIIs, ações e outros investimentos com alto potencial de gerar lucro. Sempre considerando seu perfil e objetivo.
Para usá-lo, basta definir a renda mensal que você deseja ter. Feito isso, ele irá mostrar:
- Quanto você precisa acumular;
- Qual a composição ideal entre os diferentes tipos de produtos
- Quanto cada ativo contribui mensalmente para o seu rendimento;
- O retorno médio esperado da carteira
Embora os riscos continuem existindo, essa é uma das formas mais práticas de investir com praticidade atualmente.
Clique no botão abaixo para saber mais: