Selic a 15%: problema ou oportunidade? Pico da taxa básica de juros pode abrir espaço para novo grande ciclo de valorização da bolsa brasileira
Analistas da EQI Research selecionaram 10 ações que podem gerar ganhos bastante atrativos em meio ao otimismo do Ibovespa

A taxa Selic atingiu 15% ao ano em junho, consolidando o ciclo de aperto monetário mais intenso nos últimos vinte anos.
Diante do cenário, é natural que boa parte dos investidores siga ancorada em títulos da renda fixa.
O movimento parece lógico: com juros altos, investimentos atrelados à Selic e ao CDI se tornam mais atraentes e previsíveis. Mas é justamente aí que mora o risco.
O que muitos veem como uma oportunidade segura pode se transformar em um problema, principalmente para quem tem objetivos de médio e longo prazo.
Isso porque, ao se prender exclusivamente à taxa básica de juros, o investidor abre mão de investimentos com maior potencial de valorização ao longo do tempo, como os ativos de risco mais elevado.
E, justo neste momento de Selic em seu maior patamar da história recente, pode ser exatamente o ponto de entrada ideal para reposicionar a carteira.
Afinal, o Banco Central já sinalizou que o ciclo de alta da taxa básica de juros chegou ao fim. Ou seja, a expectativa do mercado agora é sobre o início das quedas da Selic – o que tende a chamar a atenção para outras classes de ativos, como as ações.
Essa é a leitura dos analistas da EQI Research, que acreditam estarmos às vésperas de um novo ciclo de valorização do mercado acionário brasileiro. E, para eles, o momento de agir é agora.
Não é à toa que o Ibovespa já acumula uma valorização de 15% neste ano. Mas, na visão dos especialistas, esse é apenas o começo da virada de ciclo.
Analistas da EQI acreditam que podemos testemunhar um ponto de virada na bolsa
Em relatório recente, a equipe de analistas da EQI explica por que este pode ser o momento mais promissor da última década para investir em ações no Brasil.
A convicção vem de uma combinação de fatores econômicos e políticos que, juntos, criam um ambiente propício para uma nova rodada de valorização dos ativos locais.
Desde sua criação, em 1969, o Ibovespa passou por quatro grandes ciclos de valorização. Segundo a EQI, agora podemos estar às vésperas do quinto ciclo — com potencial de ganhos relevantes nos próximos cinco anos.
Talvez você não tenha aproveitado os anteriores. Afinal, investir na Bolsa não era tão acessível e popular como é hoje.
Mas, agora, o mercado pode oferecer uma nova chance para os investidores buscarem lucros expressivos. E, como em ciclos passados, quem se posiciona no início é quem mais colhe os frutos no longo prazo.
Para a EQI, o movimento da bolsa é claro. Mas não basta apenas comprar ações, é preciso escolher os papéis certos, com base em critérios objetivos e aderentes ao cenário atual.
É aí que entra a estratégia batizada de "O Grande Reset": um portfólio com 10 ações selecionadas pela equipe da EQI por seu alto potencial de valorização na retomada da bolsa brasileira e que pode ser acessado clicando no botão abaixo.
GRATUITO: CONFIRA RELATÓRIO COMPLETO COM 10 AÇÕES PARA APROVEITAR A RETOMADA DA BOLSA
O Grande Reset: as 10 melhores ações têm pontos em comum
Diante de um possível ponto de virada na bolsa brasileira, os analistas da EQI Research prepararam um relatório completo com as 10 ações mais bem posicionadas para buscar ganhos relevantes no próximo ciclo de valorização da bolsa.
Mas essa não é uma seleção genérica. Trata-se de um grupo de empresas:
- Competitivas em segmentos estratégicos;
- Com fundamentos sólidos;
- Com boa governança; e
- Que têm excelência operacional.
Cada nome na lista foi escolhido com base em critérios objetivos e alinhados ao atual cenário econômico com foco em crescimento e assimetria positiva de retorno.
A lógica da seleção segue os principais pilares:
1. Empresas de grande valor de mercado e alta liquidez, o que facilita a atração de capital institucional e estrangeiro e podem liderar o primeiro movimento de alta.
2. Papéis com descontos atrativos, negociados a múltiplos abaixo da média histórica ou inferiores aos de seus pares setoriais.
3. Empresas bem posicionadas para um cenário de queda de juros, com potencial de acelerar a geração de caixa com estímulos à atividade econômica
4. Resiliência política, priorizando empresas com valor intrínseco independentemente do ambiente político, mas que podem se beneficiar ainda mais de uma eventual alternância de poder.
Essa abordagem estratégica permite ao investidor montar uma carteira equilibrada, com qualidade, potencial de valorização e proteção contra riscos excessivos.
E o melhor: o acesso ao relatório completo é 100% gratuito – uma cortesia da EQI para leitores do Seu Dinheiro que desejam tomar decisões mais embasadas e não querem ficar de fora do potencial novo ciclo da bolsa brasileira.
LIBERE SEU ACESSO GRÁTIS: RELATÓRIO COM 10 AÇÕES RECOMENDADAS PELA EQI
Gratuito: conheça as 10 ações selecionadas para o novo ciclo de alta bolsa
O relatório completo, que inclui a tese de novo ciclo da bolsa e as 10 ações recomendadas pela EQI, está acessível gratuitamente para investidores que desejam explorar as oportunidades do cenário atual.
Ao se cadastrar, você também poderá contar com o apoio de um especialista da EQI para montar uma estratégia de acordo com o seu perfil.
Libere seu acesso gratuito agora mesmo e descubra as ações recomendadas pelos analistas da EQI para aproveitar essa possível virada histórica no mercado. Para isso, basta clicar no botão abaixo e seguir os passos da página.