Primeira parcela do 13º salário será antecipada este ano; saiba como investir os valores recebidos em busca de renda extra recorrente
É possível descobrir a carteira ideal de ativos geradores de renda para investir após o 13º salário, de acordo com seu perfil e valores desejados, por meio desta ferramenta gratuita; confira
O final do mês de novembro já está próximo e, com ele, vem uma boa notícia para muitos brasileiros: o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Este ano, o pagamento virá com um pouco mais de antecedência do que de costume, no próximo dia 28 de novembro.
A data-base anual para o pagamento da 1ª parcela é sempre 30 de novembro, se for um dia útil. Assim, como o próximo dia 30 de novembro é um domingo, o pagamento de 2025 será na sexta-feira, 28.
Receber o 13º salário costuma trazer alívio financeiro e uma chance de reorganizar as contas pessoais. Mas para além do pagamento de dívidas ou dos gastos sazonais de fim de ano, é possível usá-lo de forma estratégica para gerar mais renda extra.
Direcionando parte do valor para os investimentos, portas podem se abrir para buscar a tão sonhada renda passiva e, quem sabe no futuro, até mesmo uma aposentadoria antecipada.
Então, se este é o seu caso, temos uma boa notícia. Mesmo em "clima de fim de ano", o mercado não para. Assim, neste momento, há oportunidades específicas que podem te ajudar a buscar esse objetivo desde já.
13º salário: onde investir os valores para buscar renda extra?
Com a combinação de boa estratégia e aportes regulares, mesmo que inicialmente em valores menores, é possível direcionar o 13º salário para buscar uma renda extra recorrente já a partir de agora.
Esse tipo de fluxo pode vir por meio de ativos pagadores de dividendos, como:
- Ações com histórico consistente de proventos;
- Fundos imobiliários;
- Fundos imobiliários de infraestrutura (FI-Infras);
- Títulos de renda fixa com cupons semestrais.
Cada uma dessas alternativas funciona de forma distinta, tanto no nível de risco quanto na previsibilidade dos pagamentos.
Portanto, é preciso atenção: a seleção adequada dos ativos faz toda a diferença, especialmente no atual contexto de taxas de juros e inflação em patamares altos. Afinal, esses fatores que influenciam na saúde financeira das empresas e na qualidade das carteiras dos fundos.
Além disso, é preciso avaliar a distribuição de valores entre os ativos. Alguns ativos pedem por uma exposição menor, enquanto outros podem abrigar quantias maiores em menor risco.
Como encontrar os ativos mais promissores para investir?
A EQI Research, braço de análises de mercado da EQI Investimentos, faz este trabalho profissional. Periodicamente, a casa garimpa ativos que, juntos, tragam uma combinação ideal para quem busca geração de renda recorrente.
Desse trabalho, surgiu a carteira recomendada “Vivendo de Renda”.
“A carteira Vivendo de Renda nasce de um objetivo simples, mas importante: fazer com que o patrimônio acumulado ao longo dos anos gere um fluxo previsível e recorrente, capaz de sustentar uma vida financeira mais tranquila. [...] Quando falamos em renda recorrente, estamos falando de ativos maduros, geradores de caixa e com política clara de distribuição de lucros, como [...] empresas consolidadas e instrumentos de crédito bem estruturados”, afirmam os analistas em relatório do dia 11 de novembro.
Para cada perfil de investidor (entre conservador, moderado e sofisticado), a EQI apresenta uma seleção específica de ativos em um bom ponto de entrada no momento e que atendam ao objetivo de geração de renda.
Para quem está avaliando o melhor destino para o 13º salário, conhecer essa seleção pode ajudar a tomar a decisão mais adequada aos seus objetivos, apoiando-se em análises feitas por especialistas.
Simulador ‘Vivendo de Renda’: descubra como buscar a renda extra desejada com ferramenta gratuita da EQI
Se você deseja ter um “gostinho” de como montar a sua carteira ideal de investimentos em busca de renda passiva, a EQI tem um presente para você: o Simulador Vivendo de Renda.
No simulador da EQI, basta você inserir a renda mensal desejada e o seu perfil de investidor. A partir dessas informações, você recebe:
- A carteira recomendada de ativos para o seu perfil;
- A porcentagem de alocação em cada um;
- O capital necessário para investir e atingir o valor mensal desejado.
Essa é a sua chance de planejar sua jornada rumo à independência financeira com clareza e orientação profissional.
O Simulador Vivendo de Renda está disponível como cortesia para os leitores deste texto, mas por tempo limitado. Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo, e seguir as instruções na tela.
