Ibovespa pode continuar renovando máximas históricas até atingir 220 mil pontos em 2026, segundo a EQI; saiba como se posicionar
Projeções da EQI Research apontam cenários de alta para o Ibovespa no ano que vem, mas apenas um grupo específico de ações está mais apto a capturar as valorizações desse ciclo

Apesar dos altos e baixos já naturais do mercado de renda variável, e uma situação não tão positiva na economia brasileira em geral, o Ibovespa acumula alta de 18% em 2025 até aqui.
Inclusive, recentemente, o principal índice da bolsa brasileira, tem renovado uma máxima histórica após a outra, e chegou a atingir mais de 146 mil pontos na última semana de setembro.
Dentre os motivos que explicam o otimismo, o principal é a espera por um possível corte nos juros no Brasil em breve, assim como já foi feito com a taxa de juros dos Estados Unidos no mês passado.
O impacto do corte de juros no desempenho da bolsa não é algo intuitivo de entender para todos. Mas nesse texto, vamos mostrar um pouco daquilo que especialistas do mercado enxergam neste momento.
Historicamente, o arrefecimento dos juros abre espaço para boas oportunidades nos ativos de risco. A renda fixa passa a perder atratividade em seus retornos, e o investidor é, de certa forma, “convidado” a assumir mais riscos para buscar bons retornos por meio da renda variável.
Essa progressão já fica clara antecipadamente para os principais players do mercado. Como, por exemplo, o time de especialistas da EQI Research:
“Nossa convicção de que as taxas de juros no Brasil vão começar a cair cresce pouco a pouco, reforçando a construção de um cenário promissor e virtuoso”, afirmam os especialistas em relatório publicado no último dia 6 de outubro.
E o que esse “cenário promissor e virtuoso” com o corte de juros significa? Para a EQI, significa que a alta do Ibovespa está apenas no começo – o índice pode decolar e atingir até 220 mil pontos no ano que vem.
220 mil pontos? EQI aponta possíveis caminhos para o Ibovespa em 2026
“Estamos mais convictos de que estamos diante de um longo e virtuoso ciclo para as ações brasileiras e, ainda que precedido por muitos altos e baixos com o ciclo político, acreditamos que o bom desempenho até aqui representa apenas um aceno de boas-vindas”, afirmam os especialistas.
Desde o início do ano, a EQI defende a tese de que, a partir de 2026, poderemos estar diante não de ciclo de alta comum, mas sim de um “grande reset” da bolsa brasileira, o qual pode trazer valorizações vistas pela última vez há quase dez anos, em 2016.
Além dos cortes nos juros, uma mudança no pêndulo político brasileiro a partir das eleições de 2026 também é vista como um gatilho para esse rali, apontam eles.
No mesmo relatório do início do mês, a EQI traduziu essas expectativas em previsões numéricas e em três cenários: pessimista, moderado e otimista.
Segundo o cenário base do modelo, o preço-alvo do Ibovespa para 2026 está acima dos 170 mil pontos – mais uma possível alta de 18% no índice, como a que vemos em 2025.
Mas no cenário mais otimista, o Ibovespa pode ultrapassar os 223 mil pontos. Neste caso, estamos falando de um potencial de valorização de 53% em relação aos níveis atuais.

Aqui, vale também dar destaque ao cenário descrito como “cenário pessimista”. Ou seja, o “pior” que poderia acontecer: o Ibovespa manter-se na casa dos 142 mil pontos, como vemos atualmente.
“Correções eventuais são naturais e não devem ser temidas, mas reforçamos aqui a visão de que estamos em um belo momento do ciclo para realizar investimentos de longo prazo. [...] Para você que ainda está pensando em começar a investir neste final do ano, saiba que o momento é oportuno”, concluem os especialistas.
Porém, não basta apenas comprar qualquer ação para capturar essa valorização. Mesmo que vejamos um sentimento positivo generalizado nos ativos de risco, é preciso ser criterioso.
A EQI selecionou um grupo específico de ações que, em sua visão, estão mais preparadas para surfar este novo ciclo. São ações:
- De grande valor de mercado e alta liquidez;
- Descontadas (baratas e com potencial de valorização);
- Mais sensíveis ao possível ciclo de queda de juros.
“A ideia foi escolher [...] negócios que estejam baratos na Bolsa e que tenham capacidade de se valorizar independentemente do cenário eleitoral de 2026 – mas que possam amplificar esse movimento caso um ambiente mais pró-mercado se concretize”, concluem os analistas.
E se você deseja conhecer essa lista de ações selecionadas para se posicionar na bolsa, você pode acessar a lista gratuitamente, graças a uma cortesia da EQI.
O Grande Reset: conheça a tese que reúne as ações mais promissoras para a possível virada de ciclo da bolsa
A EQI está liberando como cortesia o acesso ao relatório “O Grande Reset”, que traz a tese por trás desta possível virada de ciclo da bolsa, além das 10 ações mais promissoras, segundo a research, para quem deseja se posicionar.
Para ter acesso a todo esse conteúdo gratuitamente, basta se cadastrar clicando aqui, ou no botão logo ao final da matéria.
Além de receber o conteúdo, você também poderá contar com o atendimento de um especialista EQI, para te ajudar a se posicionar conforme seus objetivos e perfil de investidor. É fácil: basta apenas clicar no botão e seguir as instruções.