🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Gabriele Marques

Gabriele Marques

Engenheira Civil formada pelo Centro Universitário FEI. Atualmente é graduanda em Marketing pela Fatec Sebrae e escreve para os portais Empiricus, Seu Dinheiro e Money Times.

Conteúdo EQI

Dividendos de FIIs seguem isentos e analistas da EQI apontam como investir de forma estratégica

A proposta da MP 1.303/25 de taxar os dividendos de FIIs nem chegou a avançar, mas já foi suficiente para acender um alerta no mercado

Gabriele Marques
Gabriele Marques
18 de outubro de 2025
8:00 - atualizado às 17:42
Miniatura de casa e moedas sobe uma balança sustentada pelo símbolo da porcentagem para representar o equilíbrio entre os dividendos, juros e fundos imobiliários
Imagem: Phiwath Jittamas/iStock

Não foi dessa vez. A Medida Provisória 1.303/25 — que, em sua primeira versão, chegou a propor uma taxação de 5% sobre os dividendos pagos pelos fundos imobiliários — acabou sendo derrubada.

No entanto, a proposta chegou a provocar instabilidade momentânea no mercado, interrompendo o movimento de valorização dos FIIs. Pouco depois, o relator retirou o ponto da pauta, mantendo a isenção sobre os rendimentos.

Mesmo assim, os analistas da EQI Research deixaram um alerta aos investidores: “o mercado de FIIs é diretamente influenciado não apenas por juros e preços, mas também por nuances fiscais e políticas, e o investidor deve considerar todos esses vetores em conjunto”.

Porém, apesar de existir a influência desses fatores na hora de buscar rendimentos, na visão dos analistas, o foco do investidor deve ser no que ele consegue controlar: nível de alocação e risco.

Qual é a melhor forma de buscar rendimentos com FIIs?

De acordo com os analistas da EQI Research, hoje, os fundos imobiliários de tijolo oferecem uma oportunidade mais interessante do que os FIIs de papel neste momento.

Isso porque, na visão deles, há espaço para recuperação em duas frentes: 

  1. Com a  expectativa de revisionais contratuais em linha ou acima da inflação;  e 
  2. Com a  perspectiva de valorização patrimonial com a queda de juros.

E o cenário atual favorece a tese. Já que, hoje, o dividend yield médio dos FIIs de tijolo é de 10,49%, cerca de três pontos percentuais acima do retorno dos títulos públicos de longo prazo.

Esse diferencial, historicamente elevado, tende a se ajustar à medida que o mercado reprecifica as cotas para cima.

Assim, para o último trimestre de 2025, os analistas da EQI Research recomendam a ampliação da posição em tijolo, equilibrando renda corrente com potencial de valorização no médio prazo.

Mas atenção, isso não significa que seja hora de deixar para trás os fundos imobiliários de papel, principalmente se você pretende viver de renda com FIIs.

Segundo os analistas, essa classe de ativos deve continuar sendo a principal parcela de uma carteira de FIIs, por garantir resiliência e previsibilidade dos rendimentos.

Ao mesmo tempo, os especialistas alertam que a prioridade deve recair sobre fundos com potencial real de valorização no médio prazo.

E eles também ressaltam a importância de cautela com FIIs excessivamente descontados, já que preços muito baixos podem esconder riscos estruturais.

Mas, para facilitar esse processo de definição de nível de alocação e risco, os analistas da EQI Research desenvolveram uma ferramenta para investidores que desejam buscar viver de renda com FIIs.

Saiba como  buscar viver de renda com FIIs

Com o simulador Vivendo de Renda com FIIs da EQI Research, você determina o valor da renda mensal que deseja alcançar e, em seguida, a ferramenta calcula automaticamente quanto você deve investir e como distribuir os seus recursos para atingir o objetivo.

Para você ter uma ideia de como o simulador funciona na prática, nós realizamos uma simulação.

Consideramos uma renda mensal desejada de R$ 6 mil e, em segundos, a ferramenta indicou que o capital necessário para a aplicação seria de R$ 645.970,81 e o dividend yield médio seria de 11,73% ao ano.

Fonte: EQI Research

Como você pode perceber, em poucos segundos, a ferramenta apresenta um planejamento estratégico, incluindo os fundos imobiliários recomendados e o nível de alocação em cada um deles.

Confira alguns dos fundos que foram recomendados pelo simulador abaixo:

Fonte: EQI Research

Além desses, o simulador recomenda mais 8 fundos imobiliários para compor a carteira com base na renda mensal desejada. 

Agora você deve estar se perguntando: como acessar essa ferramenta?

Descubra como acessar o Simulador Vivendo de Renda com FIIs

A boa notícia é que, para acessar o simulador Vivendo de Renda com FIIs da EQI Research, você não precisa pagar absolutamente nada.

Isso porque a EQI está liberando a ferramenta de forma 100% gratuita para os investidores que desejam simular a renda desejada, saber como distribuir o capital entre setores e quais fundos imobiliários podem gerar uma renda consistente no longo prazo.

Dessa maneira, não espere mais para aproveitar a oportunidade. Para garantir o seu acesso ao simulador, basta clicar aqui ou no botão abaixo:

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar