Após máximas históricas em 2025, Ibovespa ainda tem fôlego para 2026? Veja o que diz a EQI Research
Ibovespa dispara em 2025 e EQI Research diz qual a sua expectativa para a bolsa em 2026
O ano de 2025 tem sido positivo para o Ibovespa. Até o momento, o principal índice da bolsa brasileira já alcançou mais de 20 máximas históricas e, pela primeira vez, no dia 3 de novembro, superou os 150 mil pontos.
Boa parte do mercado têm tentado atribuir essa maré alta apenas a fatores domésticos, como a possibilidade de troca de governo em 2026 e à expectativa de queda nos juros.
Porém, na visão de João Zanott, analista da EQI Research, esse movimento está muito mais atrelado a um fluxo internacional de investimentos do que somente a fatores internos específicos.
Isso porque, desde que Donald Trump reassumiu o governo norte-americano, os investidores passaram a buscar maior exposição a ativos de países emergentes.
Mas agora, a menos de dois meses para a virada do ano, muitos investidores podem se questionar: 2026 vai entrar no embalo de 2025 e será um ano promissor para as ações brasileiras?
Há otimismo para a bolsa brasileira em 2026?
A resposta é sim. Segundo a EQI Research, mesmo diante da volatilidade que paira sobre o próximo ano, principalmente durante o processo eleitoral, 2026 será um ano promissor para a bolsa brasileira.
Desse modo, não é à toa que os analistas da EQI apontaram uma série de fatores que reforçam a tese positiva para o próximo ano:
- O preço das ações continua atraente: apesar da forte valorização em 2025, a bolsa ainda está relativamente barata quando comparada ao seu histórico e ao potencial de lucro das empresas. Além disso, na projeção dos analistas, até o final de 2026, o Ibovespa pode atingir os 174 mil pontos.
- Expectativa do início do ciclo de corte de juros: com o provável início da queda dos juros no Brasil, os títulos de renda fixa pós-fixados passam a perder atratividade. Logo, os investidores tendem a buscar retornos maiores, beneficiando os ativos de maior risco, como as ações.
- Retomada de fluxo de investidores internacionais: como Zanott pontuou, esse movimento já contribui significativamente para a performance do Ibovespa em 2025. Assim, na visão da EQI, há espaço para continuar em 2026.
- Leque de opções mais restrito na bolsa: nos últimos anos, houve uma redução expressiva no número de empresas listadas na bolsa. E, além disso, já se passaram quatro anos desde o último IPO na B3. Assim, com o aumento da exposição à renda variável, a expectativa é de que o preço das empresas listadas na bolsa seja potencializado.
Dessa forma, o ano de 2026 se aproxima trazendo otimismo para os investimentos de renda variável.
Agora, se você tem um perfil com visão de longo prazo e, mesmo diante das instabilidades econômicas e políticas, busca investir de forma estratégica, não precisa esperar o próximo ano chegar para começar a planejar seu investimento em ações.
Ferramenta da EQI Research te ajuda a traçar estratégia para buscar renda com ações
Antes de 2025 chegar ao fim, você já pode começar a planejar sua estratégia para buscar renda com ações.
Isso porque o time de analistas da EQI Research desenvolveu um simulador que te mostra o caminho para alcançar a renda mensal desejada com ações. Isso de forma diversificada e com geração de caixa, mesmo em cenários desafiadores.
Para que você entenda melhor como a ferramenta funciona, realizamos uma simulação com uma renda mensal desejada de R$ 5 mil.
Em questão de segundos, o simulador mostrou a alocação recomendada da EQI Research, com o capital necessário para investimento e o dividend yield médio da carteira ao ano, de 7,73%.
Abaixo, você pode conferir quatro das nove recomendações apontadas pelo simulador, com suas respectivas porcentagens recomendadas na carteira. Lembre-se que esse cálculo é para uma simulação com renda mensal desejada de R$ 5 mil:

Fonte: EQI Research
Agora, você deve estar se perguntando: como acessar essa ferramenta para se planejar antes da virada do ano e aproveitar a performance promissora esperada para bolsa em 2026?
Como acessar o simulador Vivendo de Renda com Ações da EQI?
Se você chegou até aqui, saiba que o acesso ao Simulador Vivendo de Renda com Ações, da EQI Research, é uma cortesia aos leitores do Seu Dinheiro.
Nesse material, você vai encontrar:
- Cálculo em tempo real do capital necessário para atingir sua renda mensal;
- Carteira de ações equilibrada entre geração de caixa e valorização;
- Gráfico de rendimentos por papel recomendado e total;
- Seleção de ativos com baixo endividamento; e
- Visualização da alocação das ações por setor.
E mais, a EQI ainda preparou um bônus para você, investidor. Além do simulador, você também receberá uma ligação de um especialista da EQI.
O especialista irá analisar o seu perfil de investidor e vai te direcionar a uma carteira ainda mais personalizada. Ou seja, essa é a oportunidade que você estava esperando para planejar uma estratégia de investimento em ações antes de 2025 chegar ao fim.
Para acessar as cortesias que a EQI Research está oferecendo, basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções:
