2025 foi o ano do Ifix, mas o que esperar para 2026? EQI aponta estratégia para viver de renda com fundos imobiliários
Quem acompanha o mercado de fundos imobiliários notou que 2025 tem sido um ano marcante para o setor.
No acumulado do ano, o Ifix, principal índice dos FIIs, já subiu mais de 17% (considerando o fechamento do último dia 11), consolidando-se como um dos destaques do mercado financeiro.
Porém, o movimento de alta não é por acaso. Isso porque o Ifix foi impulsionado por alguns fatores como:
- A expectativa de queda gradual da Selic, atualmente a 15%;
,
- Os ajustes graduais na taxa de juros dos EUA ao longo do ano;
- A inflação que mostrou um comportamento mais estável; e
- Os segmentos de logística, shoppings e fundos de papel que se beneficiaram de um cenário de recuperação e reprecificação das cotas.
Essa combinação reforça a tese de que os FIIs podem continuar entregando valor no médio e longo prazo.
Agora, fica a dúvida: o que esperar do mercado de fundos imobiliários para 2026?
FIIs em 2026: quais caminhos considerar na sua estratégia de investimentos?
Segundo a EQI Research, mesmo após o Copom reforçar, na última reunião em 10 de dezembro, que os juros elevados devem permanecer por um período prolongado, nada nas decisões do Fed ou do Copom muda a estratégia já em curso.
Para Carolina Borges, analista da EQI, o comportamento da Selic “não deve mudar a essência da estratégia. Fundos de papel continuam atrativos, pois oferecem proteção inflacionária e um carrego elevado em um cenário de juros ainda altos.”
Ao mesmo tempo, os fundos de tijolo podem ganhar protagonismo gradualmente, à medida que as taxas futuras sinalizem alívio. A analista explica:
“A queda das taxas futuras tende a valorizar os ativos reais, como lajes corporativas, galpões logísticos e shoppings. Por isso, já ampliamos a exposição a esses ativos, de olho nessa possível desaceleração do juro longo.”
Dessa forma, a EQI Research permanece com as seguintes recomendações para o mercado de fundos imobiliários:
- Manter uma base forte em fundos de papel, aproveitando o carrego elevado;
- Aumentar gradualmente a exposição a fundos de tijolo, visando a potencial queda dos juros longos.
- Evitar movimentos bruscos, já que a macroeconomia ainda carrega incertezas relevantes.
De forma simplificada, a EQI orienta que os investidores busquem o equilíbrio ao elaborar uma estratégia para viver de renda com fundos imobiliários.
E para te ajudar nessa empreita de buscar as melhores oportunidades desse setor, os analistas da casa desenvolveram uma ferramenta capaz de simular a renda que você, investidor, deseja ter no futuro com fundos imobiliários e descobrir quanto você precisa investir para chegar lá.
CONHEÇA O SIMULADOR VIVENDO DE RENDA COM FIIS DA EQI RESEARCH
Conheça o Simulador Vivendo de Renda com FIIs da EQI
O Simulador Vivendo de Renda com FIIs, desenvolvido pela EQI Research, é uma ferramenta que mostra, de maneira prática, quanto você precisa aplicar para construir uma estratégia de renda passiva com fundos imobiliários.
Em poucos cliques, você aponta qual renda mensal gostaria de alcançar com FIIs e, em questão de segundos, a ferramenta revela o plano necessário para chegar lá.
Além de projetar o retorno potencial, o simulador entrega uma carteira sugerida de fundos imobiliários, que conta com a proporção recomendada de cada ativo e o valor a ser alocado em reais.
Dessa maneira, você, investidor, consegue comparar diferentes aplicações para avaliar qual estratégia faz mais sentido para os seus objetivos de renda passiva.
Agora, a boa notícia é que você pode acessar e testar a ferramenta de maneira muito simples, clicando no botão abaixo e seguindo o passo a passo:
