🔴 5 TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA INVESTIR AGORA –  CONHEÇA AQUI

Letícia Camargo

Letícia Camargo

Editora de conteúdo na Empiricus. Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-graduada em Comunicação e Marketing Digital pela ESPM.

conteúdo BTG Pactual

Viagem internacional: o que levar, como economizar e uma solução segura, moderna e econômica para fazer compras no exterior

Viajantes agora têm a opção de não pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em suas compras internacionais com o BTG Pactual; entenda como

Letícia Camargo
Letícia Camargo
27 de agosto de 2025
12:00 - atualizado às 8:51
viagem internacional
Imagem: iStock/Alexsl

Fazer uma viagem internacional é sempre uma experiência transformadora. Ter a possibilidade de conhecer novas culturas, gastronomias, pontos turísticos e voltar para casa cheio de memórias faz parte desta experiência. Mas, para que tudo corra bem, é essencial ter planejamento – não apenas de roteiro, mas também nas finanças.

Pensando nisso, reunimos as principais dicas para você ter sua próxima viagem fora do Brasil. Além de uma solução segura, moderna e econômica para suas compras no exterior. 

Checklist de uma viagem internacional: o que não pode faltar?

Uma viagem internacional bem-sucedida começa muito antes do voo. Nesse sentido, ter um checklist organizado evita dor de cabeça e garante mais tranquilidade no planejamento da sua viagem. 

A seguir, preparamos um checklist essencial para quem está planejando uma viagem para fora do país:

  • Documentos em ordem: passaporte válido, visto e comprovantes exigidos pelo país de destino. Alguns países exigem, por exemplo, o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela (CIVP). Portanto, pesquise todos os documentos necessários para a sua entrada.
  • Seguro-viagem contratado: além de ser um item obrigatório em vários países, o seguro viagem protege você contra gastos inesperados em emergências médicas, que podem custar milhares de dólares.
  • Passagens e hospedagens confirmadas: salve sempre as versões digitais dos seus cartões de embarque e diárias em hotéis, que estejam acessíveis no celular, para te ajudar caso a sua internet não funcione.
  • Chip internacional: e por falar em internet, ter um chip internacional é indispensável para acessar mapas, aplicativos de mobilidade e acessar reservas de passeios turísticos, por exemplo. Hoje, existem muitas opções de planos de ESIMs, chips virtuais que você pode contratar online para sua viagem.
  • Itens para sua bagagem: adaptadores de tomada, carregador portátil, medicamentos de uso contínuo e embalagens para líquidos com até 100 ml são itens essenciais para a sua mala de viagem.

Economia em cada detalhe: como planejar seus gastos no exterior

Viajar não precisa significar gastar mais do que o previsto. Fazendo algumas escolhas inteligentes, é possível aproveitar ao máximo a sua viagem internacional sem estourar o orçamento. Nesse sentido, algumas dicas são:

  • Reserva de passeios e ingressos: prefira reservar ingressos para atrações turísticas e visitas em restaurantes com antecedência. Isso pode acarretar descontos e até mesmo cashback, caso as reservas sejam feitas em programas de pontos.
  • Câmbio: comprar moedas estrangeiras de última hora quase sempre sai mais caro. Acompanhe o câmbio com antecedência e vá comprando aos poucos. Assim, você dilui o risco das oscilações e evita pagar caro em momentos de alta.
  • Aplicativos para se locomover e localizar: aplicativos de transporte, mapas offline e comparadores de preço ajudam a evitar gastos extras. Também existem apps que oferecem cupons e descontos em aluguel de carros, apps de mobilidade e atrações turísticas.
  • Orçamento diário: definir um teto de gastos diário pode te ajudar a controlar melhor o dinheiro. Assim, você evita gastar demais logo no início da viagem e ficar apertado nos últimos dias.
  • Cartões com IOF zero ou reduzido: o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) encarece cada compra feita no exterior. Atualmente, a taxa é de 3,5%, mas há cartões com IOF zero, em que você elimina essa taxa e consegue economizar bastante ao longo da viagem.

Por que usar cartões e deixar o dinheiro em espécie de lado no exterior

Ter dinheiro em espécie em uma viagem internacional pode parecer a solução mais simples, mas está longe de ser a mais segura ou a mais econômica. 

Além do risco de extravio, furtos ou até mesmo da dificuldade de trocar moedas em pequenos valores, andar com grandes quantias em espécie limita a sua mobilidade e aumenta a preocupação durante os passeios.

Outro ponto importante é o controle financeiro: quando você utiliza apenas dinheiro em espécie, perde a noção exata de quanto já gastou e quanto ainda resta, o que pode gerar imprevistos e comprometer o planejamento da viagem.

Nesse sentido, os cartões internacionais resolvem esses problemas ao oferecer:

  • Praticidade: com pagamentos por aproximação, sem necessidade de troco;
  • Controle em tempo real: acompanhamento dos gastos direto no app;
  • Segurança digital: possibilidade de bloquear e desbloquear o cartão em caso de perda ou roubo, sem ficar desamparado;
  • Atendimento 24h: suporte para emergências em qualquer lugar do mundo.

E quando o assunto é segurança financeira e praticidade, o BTG Pactual, maior Banco de Investimentos da América Latina, ainda vai além com o benefício do IOF Zero.

IOF Zero do BTG Pactual: uma nova forma de viajar e economizar

Pensando em auxiliar os viajantes que querem fazer compras no exterior com mais economia, o BTG Pactual lançou o IOF Zero em compras internacionais, tanto no crédito como no débito, em cartões das categorias Platinum, Black, Ultrablue e TAP.

Sendo assim, os portadores desses cartões poderão aproveitar uma economia de 3,5% em todas as compras internacionais, de maneira automática, sem limite de valor e de transações.

“Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos clientes e às mudanças do mercado para oferecer benefícios e estabelecer parcerias que agreguem valor ao uso do cartão. A isenção da cobrança do IOF é mais uma facilidade que criamos para aprimorar a experiência de quem viaja, trazendo mais tranquilidade e transparência na fatura”, afirma Marcelo Flora, sócio e head da Plataforma Digital do BTG Pactual.

Mas vale destacar que o IOF Zero é apenas um dos benefícios de se tornar um cliente BTG Pactual. Além disso, você ainda pode contar com:

  • Acesso a salas VIP em aeroportos: conte com mais conforto em suas viagens com acessos gratuitos a mais de 1.000 salas VIP LoungeKey em todo o mundo;
  • Parcelamento de compras internacionais: faça suas compras internacionais à vista e parcele na fatura em até 24 vezes;
  • Programa de fidelidade: receba cashback ou acumule pontos no Programa de Fidelidade BTG Pactual;
  • Conta digital: Tenha uma conta digital gratuita para cuidar das finanças;
  • Assistente virtual: Conte com a IA do BTG Pactual no WhatsApp para facilitar o seu dia a dia;
  • Cartões adicionais: Solicite até 7 cartões adicionais gratuitos e com os mesmos benefícios do titular.

Para aproveitar todos esses benefícios, tudo o que você precisa fazer é abrir uma conta gratuita no BTG Pactual e solicitar o seu cartão**. Vale lembrar que a oferta é válida por tempo indeterminado, durante a vigência da campanha.

Ao clicar no botão abaixo, você poderá conhecer os cartões BTG Pactual com IOF Zero disponíveis e avaliar qual das opções faz mais sentido para você:

DISCLAIMER

**Só será possível parcelar a compra já lançada na fatura vigente antes do dia de fechamento. No caso de parcelamento da compra, haverá cobrança de IOF.

**Cartão sujeito à análise de crédito. A Campanha IOF Zero é válida exclusivamente para compras internacionais no crédito e débito, por tempo indeterminado e poderá cessar a qualquer momento sem aviso prévio. Não serão consideradas transações no cartão de débito internacional. Consulte o Regulamento. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar