A Samsung Electronics e a Tesla (TSLA34), de Elon Musk, selaram um acordo avaliado em US$ 16,5 bilhões para a fabricação de chips de inteligência artificial (IA) — e o mercado parece que aprovou a parceria.
O acordo dá fôlego para o futuro da direção autônoma nos carros da Tesla e representa uma grande conquista para a gigante sul-coreana. Isso porque, a Samsung vinha perdendo espaço gradualmente na fabricação de chips para concorrentes.
Já a Tesla enfrenta um período difícil. As vendas diminuíram, assim como os lucros, e projetos importantes — como o da direção autônoma — estão atrasados.
O acordo prevê que a Samsung produza o chip de próxima geração AI6 da Tesla. Atualmente, a empresa fabrica o sistema AI4. Os semicondutores serão produzidos em uma nova fábrica da sul-coreana em Taylor, no Texas (EUA).
- SAIBA MAIS: Investir com inteligência começa com boa informação: Veja as recomendações do BTG Pactual liberadas gratuitamente pelo Seu Dinheiro
Impulso para a Samsung
O contrato com a Tesla chega em um momento estratégico para a Samsung.
A empresa vinha perdendo participação no mercado de fabricação de chips, diante de dificuldades para conseguir pedidos suficientes. Seus clientes estavam migrando para rivais, como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC).
A produção do chip AI5 da Tesla, por exemplo, foi para a TSMC.
O negócio com Elon Musk é visto como um catalisador para o aprimoramento tecnológico e a inovação da Samsung a longo prazo. Não por acaso, as ações da empresa sul-coreana dispararam 6,8% na Bolsa de Seul nesta segunda-feira (28), e fecharam no maior nível desde setembro passado.
Analistas acreditam que o acordo ajudará a reforçar o nome da Samsung como principal alternativa à TSMC.
A produção dos chips de próxima geração, especialmente em tecnologia de 2 nanômetros, demonstra confiança na capacidade futura da empresa. Ambas as companhias estão em processo de aprimoramento desta tecnologia, e o acordo com a Tesla pode ajudar a sul-coreana a sair na frente.
Além disso, a Samsung tinha adiado a conclusão da obra e o início das operações da nova fábrica em Taylor para 2026. A avaliação apontava para prejuízos e baixa utilização. A companhia já tem uma fábrica no estado, localizada em Austin.
A produção para a Tesla deve ajudar nesse sentido e a empresa espera atrair mais clientes.
- CONFIRA: Com fila de Cybertrucks e robô pipoqueiro, Tesla abre o primeiro restaurante em Los Angeles
Tesla busca autonomia
O coração deste acordo é a produção do chip AI6 da Tesla, que será a base da plataforma de hardware de direção autônoma nos próximos anos.
Elon Musk confirmou pessoalmente o acordo na rede social X, destacando a importância estratégica e anunciando que ajudará na otimização da produção.
"A fábrica [da Samsung] está convenientemente localizada não muito longe da minha casa", escreveu Musk na publicação.
Samsung’s giant new Texas fab will be dedicated to making Tesla’s next-generation AI6 chip. The strategic importance of this is hard to overstate.
— Elon Musk (@elonmusk) July 28, 2025
Samsung currently makes AI4.
TSMC will make AI5, which just finished design, initially in Taiwan and then Arizona.
As ações da Tesla também negociam em alta nesta segunda-feira (28) em Nova York. A subida não é tão forte quanto a da Samsung, mas chegava a 3,87% por volta das 12h15 (horário de Brasília), a US$ 328,21.
Além dos veículos, espera-se que o AI6 também potencialize os robôs humanóides da Tesla e o treinamento de modelos de IA.
A promessa de carros totalmente autônomos da Tesla ainda é um objetivo. A empresa ainda não oferece viagens sem operadores de segurança nos veículos, e usuários iniciais postaram vídeos dos robotáxis aparentemente violando leis de trânsito.
*Com informações de O Globo e CNBC.