O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Para a analista da Empiricus, Larissa Quaresma, é um concorrente do bancão que promete ser o destaque neste 1T24
As ações do Santander (SANB11) subiram 3,48% na manhã da última terça-feira (30), após a companhia divulgar o balanço do 1º trimestre de 2024.
O banco, que até então vinha se mostrando combalido no mercado, ressurgiu trazendo boas novas.
Com lucro líquido de R$ 3,021 bilhões, a companhia apresentou um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período do ano passado, surpreendendo as expectativas do mercado.
A alta do lucro líquido ajudou a impactar positivamente na rentabilidade sobre o patrimônio (ROE) do Santander, que veio acima do esperado e atingiu 14,1%.
Diante de resultados promissores, alguns investidores já começaram a se perguntar se essa seria uma boa hora para investir no banco.
Mas, apesar do balanço ter animado os investidores, alguns fatores precisam ser analisados antes de se tomar qualquer decisão.
Em entrevista ao programa Giro do Mercado da última terça-feira (30), a analista da Empiricus Research, Larissa Quaresma, explicou porque mesmo diante de bons resultados, os investidores ainda precisam ter cautela com a companhia.
Para Quaresma, embora os resultados tenham sido melhores do que o esperado, o banco ainda sim mostrou uma operação “aquém do seu potencial”.
Isso porque, ao mesmo tempo que o Santander reportou uma aumento em seu lucro líquido, houve também uma desaceleração na carteira de crédito, acompanhada de um retorno sob patrimônio líquido baixo.
A analista defende que até mesmo alguns dos pontos positivos repercutidos sobre o balanço, como a melhora nas taxas de inadimplência do banco, agora no patamar de 3,2%, devem ser analisados olhando para o agregado econômico.
Haja vista que essa queda na inadimplência não é uma exclusividade do Santander. Pelo contrário, é uma tendência que está acontecendo no sistema financeiro nacional como um todo, ressalta Quaresma.
“O Santander tende a acompanhar isso [queda na inadimplência], embora de uma forma menos intensa do que outros pares, que já estão com uma carteira de crédito mais saudável e conservadora”, pontuou a analista.
Diante desse cenário, Quaresma afirma que existe um outro “bancão” no radar em que acredita que será o destaque da temporada de resultados do 1T24.
“A gente acredita que Itaú (ITUB4) deva ser o maior destaque. Essa queda da inadimplência deve acontecer com mais força no Itaú. E ainda com um benefício de uma aceleração de crédito, que a gente não viu no Santander”, afirma a analista.
A confiança no Itaú é embasada na tese de investimento que a companhia vem consolidando ao longo dos últimos anos.
Com uma performance em crédito superior aos pares, a companhia se destaca pela capacidade de antecipar ciclos de crédito, aumentando ou diminuindo o risco da carteira conforme o cenário antevisto.
Além disso, o banco aumentou a proporção de dividendos a serem distribuídos aos acionistas. Já em termos de valuation, a analista destaca que o Itaú negocia com prêmio, mas que o preço se justifica pela qualidade e crescimento da companhia.
Por esses fatores, na visão de Quaresma, Itaú está em “ponto de bala” para investir no momento.
Acredito que já tenha ficado claro que o Itaú é um dos maiores players entre os outros bancões conhecidos, segundo Larissa Quaresma.
Não à toa, a companhia participa atualmente da carteira de 10 ideias da Empiricus Research, portfólio mensal de investimentos que busca proteger o patrimônio investido e, ao mesmo tempo, gerar algum ganho de capital.
Além do Itaú, existem outros 9 papéis na bolsa brasileira, situados em diferentes setores da economia, que podem gerar retornos atraentes aos investidores.
E, caso você tenha se interessado em acessar a carteira de 10 ideias, eu tenho uma boa notícia para você.
A lista com as ações do mês de maio já está disponível e pode ser acessada de forma gratuita.
Para obter a carteira com os papéis é muito simples, basta clicar neste link aqui ou no botão abaixo.
Lembrando: você não paga um real sequer para acessar a carteira, mas pode ter muito a ganhar com as informações contidas nela.