🔴 BYD COM ATÉ 50% DE DESCONTO? CONHEÇA A ESTRATÉGIA

Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
conteúdo empiricus

IPCA de dezembro sobe 0,56%: veja 4 títulos indexados à inflação para buscar até IPCA +7% 

Para a analista Laís Costa, da Empiricus Research, os títulos indexados à inflação com vencimento longo são os melhores investimentos de renda fixa agora; entenda

Leticia Camargo
Leticia Camargo
14 de janeiro de 2024
10:00 - atualizado às 15:23
projeções do mercado no boletim focus sobre taxa selic, atividade econômica, dólar e inflação
Imagem: Shutterstock

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de dezembro e do acumulado de 2023 foi divulgado na última quinta-feira (11), pelo IBGE.

O indicador oficial de inflação no país subiu 0,56% em dezembro, uma aceleração em relação aos 0,28% em novembro. No ano, a inflação acumulada foi de 4,62%, ante 5,79% em 2022.

Os dados ficaram acima do consenso do mercado, de 0,48% na comparação mensal e de 4,54% em 12 meses, mas dentro do teto da meta do governo, após 2 anos de “estouro”.

Na visão da analista Laís Costa, da Empiricus Research, grande parte dessa surpresa veio em itens voláteis como alimentos, como no caso do arroz, que registrou alta pelo quinto mês consecutivo, e do feijão, devido ao clima adverso.

“A boa notícia é que esses preços devem ter uma acomodação, já estamos vendo isso no atacado. Esses preços vão se normalizar, por isso não preocupam tanto”, explica.

Além disso, ela também destaca que, embora os dados tenham surpreendido um pouco o mercado, eles não mudam a sua estratégia de renda fixa.

Veja o que ela disse em sua entrevista mais recente ao programa Giro do Mercado, que foi ao ar na quinta-feira após a divulgação dos dados de inflação:

“Não achamos que há chances de aceleração nos cortes do Banco Central. Devemos continuar com 0,5% e o BC deve manter o seu tom conservador. Em relação à estratégia da pessoa física, continuamos achando que a maior assimetria de ganhos está em juros reais longos. Ou seja, nos títulos IPCA+ longos”.

A seguir, explico porque Laís está tão otimista com os títulos atrelados à inflação e, além disso, mostro como você pode ter acesso a 4 recomendações dela para comprar agora.

GRATUITO: 4 TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA BUSCAR ATÉ IPCA+ 7%

Por que ainda vale a pena investir em títulos atrelados ao IPCA agora

Na visão de Laís, a aceleração da inflação no último mês de dezembro desfavorece as posições indexadas ao IPCA no curto prazo.

Por outro lado, Laís destaca que, para títulos com vencimento mais longo, o movimento pode ser benéfico. “Para as durations no meio da curva, uma alocação em juros reais (IPCA+), deve oferecer rentabilidade maior ao investidor”, afirma.

Para comprovar a visão da analista, basta ver como as taxas dos títulos de inflação mais longos se comportaram após a divulgação dos dados. O juro real do Tesouro IPCA+ 2029, por exemplo, subiu de 5,30% para 5,31%. Veja:

Fonte: Tesouro Direto

É por isso que, neste momento, a analista está construtiva com os títulos IPCA+ com vencimentos longos, como os que estão colocados acima. Para ela, o patamar de inflação no longo prazo tende a favorecer a rentabilidade desses títulos.

Se analisarmos o patamar de inflação dos últimos 10 anos, veremos que a média nos mostra um número mais elevado do que o projetado para 2024, de 3,90%. Veja a variação acumulada do IPCA nos últimos 10 anos, entre 2012 e 2022:

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Considerando os dados acima, a média de inflação dos últimos 10 anos foi de 6% ao ano. Portanto, ainda há mais “gordura” para capturar com títulos com rentabilidade indexada à inflação.

Pensando em tudo isso, Laís está recomendando 4 títulos indexados ao IPCA, com vencimento em até 7 anos, que podem pagar até IPCA +7%.

E a boa notícia é que você pode conhecer todos eles de graça, clicando no link abaixo:

GRATUITO: 4 TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA BUSCAR ATÉ IPCA+ 7%

Gratuito: acesse as recomendações de títulos indexados à inflação para buscar lucros ‘gordos’ na renda fixa

O trabalho da analista Laís Costa é este: encontrar títulos de renda fixa que estejam oferecendo um potencial de remuneração interessante para, então, recomendar aos investidores interessados.

Regularmente, ela publica um relatório no qual indica as suas apostas preferidas do momento nessa classe de ativos. E a boa notícia é que o relatório de janeiro está disponível de graça para qualquer pessoa interessada.

Neste relatório, ela abriu 4 títulos atrelados ao IPCA para buscar lucros “gordos” com a dinâmica de inflação dos próximos anos, de até IPCA +7%.

Para conhecer todas as recomendações, basta clicar no link abaixo. Não se preocupe, pois o acesso é realmente gratuito. Esse material está sendo oferecido como cortesia pela Empiricus Research. Ou seja, você não precisa pagar nada e nem assumir nenhum tipo de compromisso para acessar.

Portanto, recomendo que você ao menos dê uma “espiada” nos títulos recomendados. Depois você pode decidir se eles realmente fazem sentido para o seu patrimônio ou não:

Compartilhe

conteúdo empiricus

‘Prima’ da LCI e LCA, Alckmin anuncia a LCD – mas outros títulos já disponíveis no mercado pagam até IPCA +7,1% e estão fora do radar

15 de maio de 2024 - 14:00

Enquanto o mercado tenta buscar alternativas para títulos como as LCIs e LCAs, é possível ganhar até IPCA + 7,1% com títulos da renda fixa “turbinada”; entenda

Conteúdo Empiricus

Renda fixa: ‘Selic’ de 40% de Milei mostra armadilha de olhar apenas para o juro nominal

15 de maio de 2024 - 12:20

País vizinho reduz sua taxa básica de juros, mas número ainda é alto

Conteúdo Empiricus

Gerdau (GGBR4) ‘caiu nas graças’ do mercado? BTG Pactual e Itaú BBA recomendam a compra das ações da companhia; veja

15 de maio de 2024 - 12:00

Para os “bancões” a melhora operacional da companhia, bem como seu valuation atraente são alguns dos fatores por trás da recomendação

Conteúdo Empiricus

Profetizou? Horas antes da demissão do CEO da Petrobras (PETR4), analista disse: ‘eu fico torcendo para aparecer uma notícia negativa’, hora de comprar a ação? 

15 de maio de 2024 - 11:01

Mesmo com números ruins no 1T24, as ações da Petrobras (PETR4) negociavam próximas ao valor justo. Mas será que a saída de CEO pode abrir espaço para novas entradas?

Conteúdo Empiricus

‘Conselheiro dos ricaços’ revela bastidores das principais gestoras do país – veja como elas estão investindo

15 de maio de 2024 - 10:00

Bruno Mérola realizou um estudo com empresas que possuem bilhões de reais sob custódia e, nesta quarta-feira, vai mostrar as principais estratégias de alocação que descobriu com isso

Conteúdo Empiricus

Volkswagen T-Cross é a SUV campeã de vendas de abril; veja como comprar esse e outros carros com até 50% de desconto

14 de maio de 2024 - 18:00

Empresário especializado no mercado de automóveis explica como aplicar estratégia para poder pagar até metade do valor da tabela Fipe

Conteúdo Empiricus

Fundos multimercado: apenas 15 superaram o CDI no 1T24; saiba qual a perspectiva dos gestores para este momento

14 de maio de 2024 - 14:00

Participe da transmissão especial do Giro do Mercado e descubra como os gestores de fundos multimercado estão montando suas carteiras

Conteúdo Empiricus

Banco de investimentos ‘joga na série A dos bancões’ e supera rentabilidade de Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) no 1T24; veja

14 de maio de 2024 - 12:00

Confira a análise do resultado desse banco no primeiro trimestre de 2024, segundo Empiricus Research

Conteúdo Empiricus

Banco Central dividido? Por 5 a 4, Copom corta a Selic em 25 pontos e deixa em aberto os próximos passos; entenda como se posicionar agora

14 de maio de 2024 - 10:00

Apesar da desaceleração no ciclo de flexibilização monetária, o corte de 25p.p. abre oportunidade para buscar lucros por dois caminhos, apontam especialistas

conteúdo empiricus

Não é desconto para PcD: lei de 1997 ajuda a comprar carros com até 50% de desconto sobre a tabela Fipe

13 de maio de 2024 - 14:00

Outra lei pouco conhecida permite que qualquer pessoa acima de 18 anos possa comprar um carro pagando até metade do preço original; entenda como

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar