🔴 NÃO COMPRE BITCOIN AGORA: MOEDA QUE PODE VALORIZAR ATÉ 30.000% EM 10 MESES SERÁ REVELADA EM BREVE – VEJA COMO ACESSAR

Isabelle Santos
Isabelle Santos
Comunicóloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É redatora do Money Times, Seu Dinheiro e Empiricus.
Conteúdo Empiricus

Fracassou? FGTS Futuro tem apenas 376 contratações em 4 meses; conheça outra estratégia para buscar até 50% de ‘desconto’ em imóveis

Os critérios para aderir ao FGTS Futuro podem ser os principais motivos para a baixa adesão, mas outra estratégia pode ser usada por qualquer brasileiro na compra de imóveis

Isabelle Santos
Isabelle Santos
7 de setembro de 2024
12:00 - atualizado às 15:08
Dinheiro, Imóvel
(Imagem: Pexels/iStock/Montagem) -

Lançado em abril deste ano, o FGTS Futuro, programa de financiamento imobiliário, teve um desempenho aquém do esperado. 

A expectativa era de atender cerca de 60 mil famílias. Mas, em quatro meses de operação, foram realizadas apenas 376 contratações, de acordo com informações da Caixa. 

O projeto, criado durante o governo Bolsonaro, permite o uso de recursos do FGTS ainda não depositados nas contas dos trabalhadores para facilitar o acesso de brasileiros ao financiamento.

Entretanto, existem algumas condições que limitam a adesão ao programa. O FGTS Futuro contempla apenas o financiamento de imóveis adquiridos dentro do Minha Casa, Minha Vida

Além disso, a operação só está disponível para pessoas com renda de até R$ 2.600, ou seja, elegíveis apenas a faixa 1 do MCMV. 

Este não é o único projeto aprovado pelo Estado para tentar estimular o crédito imobiliário. Em outubro de 2023, o presidente Lula sancionou o Marco das Garantias. O programa tem como um dos objetivos permitir a usar um mesmo imóvel como garantia para solicitar mais de um empréstimo.

Mas, apesar dos esforços do governo para facilitar o acesso à casa própria por meio de financiamentos mais baratos, é com uma outra estratégia que se beneficia de uma lei de 1997 que alguns brasileiros têm conseguido comprar imóveis com até 50% de ‘desconto’.

Como se beneficiar da lei de 1997 para conseguir descontos em imóveis? 

Se você não se encaixa nos critérios do programa FGTS Futuro ou não tem uma casa para dar como garantia, pode ser mais difícil conseguir um financiamento barato.

Porém, mesmo com um financiamento padrão, o custo total para comprar um imóvel será menor se você conseguir até 50% de desconto em relação ao valor original, concorda?

Bem, isso é possível e não depende de nenhum programa de incentivo do governo. Na verdade, dá para comprar casas e apartamentos por até metade do preço usando uma estratégia que se beneficia de uma Lei Federal de 1997

Acontece que essa lei autoriza a venda de imóveis selecionados por até 50% do valor. 

(Fonte: Planalto.gov - Retornos passados não são garantia de retornos futuros)

Encontrar imóveis que se beneficiam dessa norma pode ser mais fácil do que você imagina. Veja só este exemplo: um apartamento de 67m² no bairro do Campo Belo, zona sul de São Paulo está sendo vendido por R$ 365.994,83. Ou seja, 50% abaixo do preço:

(Fonte: Mega Leilões - Retornos passados não são garantia de retornos futuros)

O desconto nesse apartamento é justamente porque ele se encaixa dentro dos pré-requisitos da lei. 

Para efeito de comparação, fiz uma pesquisa em sites de venda de imóveis, que não estão cobertos por essa lei. Veja só quando pode custar um apartamento de 67m² nessa mesma região: 

(Fonte: Viva Real - Retornos passados não são garantia de retornos futuros)

Ou seja, graças a essa lei de 1997, você poderia morar no mesmo bairro pagando 70% menos do que geralmente é praticado no mercado

Este é só um exemplo. Mas já dá para ter uma ideia do quanto é possível economizar na compra de casas e apartamentos usando essa técnica, mesmo sem programas como o FGTS Futuro. 

Geralmente quem sabe executar essa técnica não fala sobre ela. Mas, um empresário brasileiro decidiu ensinar às pessoas como é possível conseguir descontos consideráveis na compra de imóveis. 

VEJA COMO ECONOMIZAR ATÉ 50% EM IMÓVEIS SEM PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO

Minicurso gratuito: aprenda os primeiros passos para comprar imóveis por até metade do preço

Este empresário descobriu que podia se beneficiar da lei de 1997 para comprar imóveis com desconto depois de quase perder o apartamento onde morava com a família.

Nos últimos anos ele estudou sobre esse mercado a fundo, aprimorou a técnica e ensinou a algumas centenas de pessoas. Ele acredita que qualquer brasileiro pode aprender a adquirir imóveis com desconto usando esta estratégia. 

Entretanto, existe um passo a passo muito claro para ser executado. Pensando nisso, ele decidiu oferecer um minicurso de qualificação gratuito entre os dias 2 e 10 de setembro

Nas 4 aulas iniciais, este empresário vai apresentar quais são os primeiros passos para poder comprar imóveis com desconto. 

Se você ficou interessado e quer aprender mais sobre a estratégia que pode gerar descontos de até 50% na compra de imóveis, a primeira aula já está disponível (veja aqui). 

Como disse, o minicurso é 100% gratuito. Portanto, você pode conhecer mais sobre a estratégia e depois decidir se ela faz sentido para você: 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar