O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Embora o descongelamento dos dividendos tenha animado os investidores, possível troca de presidentes da estatal preocupa mercado
As ações da Petrobras (PETR4) no pregão da última quinta-feira (04) entraram em uma verdadeira “montanha-russa”.
Em poucos minutos, os papéis da estatal saíram de uma alta de mais de 2% para uma queda superior a 1%, para logo depois voltarem ao azul na B3.
Mas se engana quem pensa que essa mudança brusca no cenário tem a ver com a queda do preço do petróleo no mercado internacional. Pelo contrário.
Existem outros fatores que estão mexendo com o humor dos investidores. São eles:
De acordo com fontes do Palácio do Planalto à CNN Brasil, a demissão do presidente da petroleira, Jean Paul Prates, deve acontecer em breve.
Vale destacar que não é de hoje que Prates e o atual governo possuem pontos de discordância. Entre eles, está a atual política de preços praticada pela companhia.
E, apesar desse imbróglio, analistas do mercado defendem que Prates tem conseguido conduzir a Petrobras de forma equilibrada, conciliando seus anseios corporativos e políticos.
Caso eventualmente ocorra a saída do CEO, eles acreditam que dificilmente será possível encontrar um substituto com essa expertise.
E, por isso, as reações negativas do mercado.
Na prática, qualquer desequilíbrio nesse jogo de forças pode impactar tanto positivamente quanto negativamente os lucros dos investidores.
Além da questão política, a volta da discussão sobre os dividendos extraordinários também chamou atenção dos investidores.
Na última quarta-feira (03), segundo o jornal O Globo, o governo decidiu descongelar os pagamentos dos dividendos extraordinários do quarto trimestre de 2023.
Após a decisão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comunicou que a diretoria da Petrobras é quem vai definir a distribuição dos dividendos aos acionistas.
Devido aos comentários do mercado, o presidente Lula solicitou cálculos exatos sobre o quanto a estatal pode distribuir de dividendos em abril, de acordo com informações do Estadão.
Somente após ter esses números em mão, Lula deve permitir ou não a distribuição dos proventos.
Bom, agora imagino que com todo esse cenário você deva estar se perguntando: é hora de comprar ou vender os papéis da Petrobras?
A resposta para essa e outras perguntas você pode ter em mãos agora mesmo. Tudo que precisa fazer é acessar um e-book 100% gratuito do Money Times. Explico.
Caso você tenha ficado interessado em saber o que deve fazer em relação aos papéis PETR4, eu tenho uma boa notícia para você.
Na busca de explicar o que está acontecendo com a Petrobras em meio à interferência política e à retenção de dividendos, a equipe do Money Times criou um e-book 100% gratuito.
Dentro dele, são abordados tópicos como:
Além disso, o guia também traz a recomendação de um dos maiores investidores institucionais do mercado financeiro para responder a pergunta: é melhor insistir ou desistir de PETR4?
Para acessar o e-book é muito simples e rápido, basta clicar no botão abaixo. Assim que realizar o cadastro, você receberá no seu e-mail o pdf com todas as respostas para as suas dúvidas.
Lembrando: você não gasta um real sequer em todo esse processo, mas pode ter muito a ganhar se informando e tomando decisões inteligentes para seus investimentos. Então, aproveite!